domingo, 2 de dezembro de 2012

JUVENIS A: Marcar cedo e cedo porfiar, dá vitória e 1º lugar!

SC Beira-Mar, 6 - CD Lousanense, 1
(3-0, ao intervalo)

Com uma goleada, de 6-1, que começou a ser construída ainda não se tinha esgotado o primeiro minuto de jogo, a equipa de juvenis do SC Beira-Mar somou mais 3 pontos no campeonato nacional e deu, desta forma, mais um passo seguro na corrida à qualificação para a 2ª fase da referida prova. A 5 jornadas do fim da 1ª fase, os aurinegros voltaram a assumir a liderança darie C, facto que não pode deixar de ser motivador para encarar o difícil resto de campeonato que falta ainda disputar.
Com um sóbrio mas bom trabalho do Sr. Nuno Silva , árbitro da AF Viseu, o SC Beira-Mar apresentou:
Canha (gr); Ricardo Esteves (Steven, 48'), Fábio (cap), Ricardo Pinto e Bruno Reis; Miguel Campos (Nuno Abreu, 67'),  Lucas, Tiago Ramalho e Bruno Ribeiro; Balseiro e Hugo Custódio (Manu, 56').
Suplentes não utilizados: Luís (gr), Rui Santana e Ricardo Mango.
Ainda os espectadores se acomodavam nos seus lugares e já a equipa da casa se colocava em vantagem. O 1-0 madrugador, obtido decorridos sensivelmente 45 segundos de jogo, teve origem numa boa jogada de ataque desenvolvida pela esquerda, iniciada e finalizada por Bruno Reis, que acorreu muito oportuno a uma recarga proporcionada por uma defesa incompleta do guardião contrário após um forte remate de Ribeiro, desferido à entrada da área.
Este golo como que atordoou a formação da Lousã, que não tinha mãos a medir para a avalanche ofensiva que os aurinegros desencadeavam. Tiago Ramalho, aos 3', esteve muito perto do segundo, o mesmo acontecendo a Custódio, aos 9', que disparou ao lado uma bola que sobrou na área no seguimento de jogada e cruzamento da direita.
O Lousanense, com as suas linhas muito recuadas, não pressionava alto e dava, deste modo, a iniciativa do jogo aos aveirenses que não se faziam rogados e chegavam sempre com muito perigo ao último terço contrário, como foi disso exemplo a jogada, aos 13', que terminou com um remate de Balseiro, solto na direita, que proporcionou uma defesa segura mas algo feliz do guardião lousanense.
O primeiro remate visitante ocorreu à passagem do quarto de hora de jogo, mas tratou-se da excepção à regra geral, que era a do domínio da casa. Por isso, foi com alguma justiça que, aos 18', em remate desferido da direita, Balseiro ampliou a vantagem para a sua equipa, após uma excelente combinação de ataque do Beira-Mar e de uma excelente abertura de Ribeiro.
Com um 2-0 mais condizente com a supremacia aurinegra, a formação orientada por Aguinaldo Melo, não deu tréguas e Hugo Custódio, reaparecido nesta partida após uma longa ausência, começou a dar nas vistas. Aos 25' e 28' viu o guarda-redes contrário negar-lhe o golo com duas magistrais intervenções, uma das quais em voo e, aos 27', após uma magnífica iniciativa individual, assistiu de "bandeja" Tiago Ramalho, que não festejou porque um defesa aliviou sobre a linha de golo, já com o guardião ultrapassado.
Jogo de um só sentido só poderia dar golos numa baliza, a do Lousanense, claro. O 3-0 surgiu na transformação de uma grande penalidade transformada por Balseiro e que puniu um evidente derrube a Lucas. Pertenceria, contudo, ao Lousanense a derradeira grande oportunidade de golo da etapa inicial, numa jogada de contra-ataque, aos 39', em Canha vê um adversário surgir-lhe isolado, negando-lhe o golo com uma bela estirada que desviou a bola para canto.
A boa primeira parte realizada pelo Beira-Mar, que fazia parecer escassos os números do marcador, deu mostras de ter continuidade no início do segundo tempo, com duas soberbas ocasiões de golo desperdiçadas nos 2 primeiros minutos. Ambos na cara do guarda-redes, Ribeiro, aos 41' e Balseiro, aos 42', não conseguem concretizar, com o primeiro a proporcionar mais uma boa defesa e o segundo a rematar sem direcção.
Apesar deste bom início a verdade é que o jogo no segundo tempo não foi tão bem jogado por parte do Beira-Mar que se deparou com um Lousanense mais afoito. A equipa da Lousã, provida de alguns bons jogadores em termos de qualidade técnica, esteve mesmo muito perto de reduzir, por duas vezes, aos 46', com Canha a intervir primeiro com uma grande defesa e, no seguimento da jogada, a ver a bola, rematada de fora da área, a embater caprichosamente na barra. Bruno Ribeiro também cabecearia à barra, aos 49', mas Canha teve de voltar a aplicar-se, aos 51', para suster um livre directo à entrada da sua área.
O jogo estava agora mais partido, com o Lousanense a arriscar mais e a conceder espaços que demoraram a ser aproveitados pelos aurinegros. Manu, aos 59', em jogada de contra-ataque pela direita, assiste no meio Steven, que falha o remate e o golo na cara do guarda-redes, situação remediada, aos 65', com a obtenção do 4-0 numa situação idêntica.
Com o jogo a caminhar para o seu final, os aveirenses voltaram a acertar a eficácia e chegaram ao 5-0, aos 78', outra vez por Steven, numa recarga fácil e ao 6-0, um magnífico "chapéu" de Tiago Ramalho após primorosa assistência de Bruno Ribeiro. Em cima dos 80' regulamentares, o Lousanense marcaria o seu tento de honra, que justificou, através de um remate forte e colocado de fora da área, que não deu qualquer hipótese de defesa a Canha e fixou o resultado final em 6-1.        

Sem comentários: