quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Agenda do fim-de-semana: Juvenis e iniciados iniciam 2ª fase dos campeonatos nacionais

Depois de terem, muito justamente, garantido a presença entre os melhores da 2ª fase dos respectivos campeonatos nacionais, juvenis e iniciados disputam, no próximo fim-de-semana, o primeiro jogo da competição que vai apurar o campeão de cada um daqueles escalões. É sem dúvida o destaque de uma jornada que colocará na partida inaugural os nossos sub-17 em confronto com um crónico candidato ao ceptro nacional, o FC Porto. Por sua vez, a formação orientada por Tiago Pereira também terá um osso duro de roer, querendo o capricho do sorteio que o Beira-Mar voltasse a receber o Gafanha na jornada inaugural.
No futebol de 7 começa a 2ª fase dos campeonatos distritais de infantis A, benjamins A e traquinas A, mas é no jogo adiado, devido ao mau tempo do passado sábado, dos benjamins B, que recaem as atenções principais, ou não estivesse em causa a qualificação para a série dos primeiros.
São 10 os jogos agendados para esta jornada, cujos detalhes podem ser observados no quadro que segue:

Análise prévia da jornada:
JUNIORES B: Já com o sorteio da 2ª fase agendado para hoje e com o apuramento garantido para a série dos primeiros do distrital da 1ª divisão, os juniores têm ainda o jogo da última jornada da 1ª fase para realizar, adiado que foi devido ao temporal de sábado. Como já foi dito na altura, discute-se apenas neste jogo com o Alba a atribuição do segundo lugar da Zona Sul, que se espera venha a ser nosso.
JUVENIS A: Nada melhor que um grande jogo para começar uma fase da prova em que se discutirá o título de campeão nacional. A visita ao Olival, onde os auri-negros defrontarão o FC Porto, não podia ser mais elucidativa de uma realidade que coloca a equipa de Aguinaldo Melo em competição com as melhores do país. É daqueles jogos que todos vão querer jogar e que os envolvidos jamais esquecerão. Vamos acreditar ainda na pequena mas real probabilidade que a "bolsa das apostas" dá a um resultado positivo do Beira-Mar.
INICIADOS A: Integrados agora na série B do apuramento do campeão, Beira-Mar e Gafanha, que competiram igualmente na mesma série na 1ª fase, voltam a encontrar-se na 1ª jornada. Trata-se de um "clássico" onde, naturalmente, os visitantes reúnem algum favoritismo, concedido pelo estatuto de vencedores, com larga vantagem sobre os aveirenses, da fase anterior. Mas, sabendo que num jogo tudo pode acontecer, a partida deverá ser bem disputada e os 3 resultados são possíveis. Lembre-se que Tiago Pereira foi o único treinador que "roubou" pontos a este adversário durante a 1ª fase.
INFANTIS A: Apenas um jogo no arranque da 2ª fase do campeonato distrital, o da série H (últimos), com uma deslocação à Vista Alegre onde os auri-negros se apresentam claramente como favoritos, não devendo ter muitas dificuldades para levar de vencida um adversário que apenas somou 5 pontos na sua série durante a 1ª fase.
BENJAMINS A: Também neste escalão apenas haverá um jogo, mas aqui a suscitar uma imensa curiosidade. É que os caprichos do sorteio determinaram, para a jornada inaugural da 2ª fase, um confronto entre 2 equipas que se conhecem muito bem (Gafanha e Beira-Mar) e que viveram iguais desilusões na 1ª fase, falhando por uma "unha negra" o apuramento para a série dos primeiros. Igualadas em pontos na 1ª fase, este é um jogo claramente de tripla e que pode vir a ser resolvido por pequenos detalhes.
BENJAMINS B: A tempestade do passado sábado não deixou realizar na altura os jogos agendados, tendo sido todos adiados para o próximo sábado. Dessas partidas já se fizeram as previsões na altura, mas nunca é de mais lembrar que, na deslocação a Vagos, os aurinegros jogam o apuramento para a série dos primeiros, que atingirão em caso de vitória nesta partida.
TRAQUINAS A: Não há 2 sem 3! Efectivamente, também neste escalão Beira-Mar e Gafanha se encontram na jornada inaugural da 2ª fase, neste caso na série dos primeiros. Pela análise das carreiras de ambas as equipas durante a 1ª fase, diríamos que os aveirenses se apresentarão mais fortes, tendo em conta os resultados então obtidos. Daí, a dar por certa uma vitória auri-negra, vai alguma distância, mas é no Beira-Mar que acreditamos para´o triunfo.
No jogo da série dos últimos, o Beira-Mar desloca-se ao Bom-Sucesso, outro adversário nosso conhecido da 1ª fase e que não deverá apresentar argumentos que contrariem o favoritismo e uma provável vitória auri-negra.
TRAQUINAS B: No rescaldo da primeira derrota no torneio de Inverno da AF Aveiro, sofrido na última jornada, os nossos sub-8 deslocam-se agora ao terreno do Alba, na perspectiva de um regresso às vitórias. Apesar de haver uma significativa diferença pontual entre as 2 equipas, com vantagem para o Beira-Mar, no jogo da 1ª volta os aveirenses derrotaram o seu adversário apenas pela diferença mínima, pelo que são de acautelar exageradas previsões de novo triunfo em que, contudo, acreditamos.

Sem comentários: