domingo, 27 de janeiro de 2013

INICIADOS A: Outra vez a eficácia a fazer a diferença


SC Beira-Mar, 0 - GD Gafanha, 2
(0-1, ao intervalo)

Com um golo em cada meio tempo, o GD Gafanha voltou a impor-se ao SC Beira-Mar, vencendo por 2 golos sem resposta na jornada inaugural da 2ª fase do campeonato nacional de iniciados, que hoje teve o seu início. Nesta partida, realizada no campo Dr. Manuel Santos Pato, em Bustos, e à semelhança do jogo da 1ª fase disputado no Mário Duarte, o segredo da vitória do nosso adversário esteve numa maior eficácia revelada na zona de finalização. Este atributo, aliado a um maior vigor físico também evidenciado pela equipa da Gafanha da Nazaré, fez pender para o seu lado um jogo que, em termos de posse de bola e domínio territorial, foi pautado pelo equilíbrio. A derrota auri-negra tem de se aceitar, mas ninguém ficaria escandalizado se o encontro tivesse acabado com uma repartição de pontos.
Sob uma arbitragem sem reparos da juíza internacional aveirense, Sandra Bastos, Tiago Pereira apresentou:
Henrique (gr); João Gonçalo, Guga, Leo (cap) e Miguel Morgado; Edu, João Ramos (Evandro, 49'), Pedro Xavier (Didi, 49') e Fábio Marques; Tiago Goulart e Ricardo Lima.
Suplentes não utilizados: Pouseiro (gr), Xavi, João Portugal, Luca.
Num jogo que teve raras oportunidades de golo, entrou melhor o Gafanha, fruto de uma maior agressividade imposta na disputa dos lances divididos. Contudo, esta pressão inicial dos forasteiros foi inconsequente e, passada esta fase, foi o Beira-Mar que começou a aparecer mais no jogo e a levar algum perigo junto da baliza defendida por Marco Pais, falhando, como aliás viria a acontecer ao longo de todo o jogo, no passe decisivo. Aos 12', Fábio Marques poderia mesmo ter feito muito melhor, não aproveitando a saída de entre os postes do guardião contrário para visar com êxito a sua baliza.
E seria precisamente quando o Beira-Mar estava por cima no jogo que surgiu o 0-1. Um golo com simplicidade de processos e que resultou de uma jogada rápida pela direita do ataque do Gafanha, tendo Nassur ganho posição para solicitar Tiago Silva, na zona frontal, que dominou e rematou forte, não dando qualquer hipótese de reacção a Henrique.
Sempre com o jogo longe das balizas, a luta repartia-se a meio-campo e apenas na sequência de uma bola parada, aos 26', o "capitão" do Gafanha Bernardo, num golpe de cabeça, levou algum perigo junto de uma das balizas antes de se chegar ao descanso.
No segundo tempo entrou melhor o Beira-Mar, procurando chegar ao golo que o fizesse sair da posição de desvantagem e, logo aos 39', numa transição que apanhou o Gafanha completamente descompensado na sua retaguarda, os jovens auri-negros desaproveitam uma flagrante superioridade numérica que colocaria 2 jogadores na cara de Marco Pais. Sempre o último passe a falhar!
À semelhança do sucedido na etapa inicial, outra vez com o Beira-Mar melhor no jogo, o Gafanha, aos 43', vai chegar ao 0-2. O golo da tranquilidade resultou de uma desatenção do sector recuado da nossa equipa, que permite um lançamento de linha lateral rápido que  isola na direita um adversário, que assiste no meio Tiago Silva para este "bisar" sem dificuldade na cara de Henrique.
Pese embora a tentativa de reacção dos aveirenses, que poderiam ter relançado o jogo quando, aos 46', na sequência de um livre de Lima, Marco Pais larga uma bola que não é aproveitada por ninguém para fazer a recarga, o segundo golo do Gafanha "matou" o jogo, que revelaria, até final, um bom controlo da vantagem por parte dos visitantes e uma incapacidade auri-negra, agravada pelas difíceis condições impostas pela chuva incessante, para fazer mossa junto da baliza contrária.
Numa fase que já se sabia ser de elevado grau de dificuldade, esta é uma derrota que não deve causar qualquer desânimo num grupo que já passou esta época por algumas dificuldades, que soube sempre superar. É o que irá acontecer agora outra vez.

Sem comentários: