domingo, 3 de fevereiro de 2013

JUNIORES B: Um bom ensaio!

SC Beira-Mar, 6 - GD Mealhada, 0
(1-0, ao intervalo)

A equipa técnica dos juniores do SC Beira-Mar aproveitou a jornada de arranque da série dos primeiros do distrital da AF Aveiro para fazer rodar a equipa principal sub-19 auri-negra, tendo em vista a 2ª fase do campeonato nacional da 2ª divisão que tem o seu início marcado para o próximo fim-de-semana. E, considerando a goleada imposta ao GD Mealhada (6 golos sem resposta) e a boa prestação do conjunto aveirense nos segundos 45 minutos, poderemos dizer que o ensaio foi globalmente bom e que a "máquina" auri-negra dá mostras de estar bem "oleada" para a estreia.
No campo Dr. Manuel Santos Pato, em Bustos, sob uma arbitragem pouco criteriosa, o Beira-Mar apresentou:
Samuel (gr); Rúben Marques (João Rui, 60'), Michael dos Santos, Manel e Gonçalo; Balacó (cap), Bernardo Subtil e Gui Matos; Pité, Ricardo Tavares (Tiago Azevedo, 71') e Marc (Diogo Castor, int).
Suplentes não utilizados: Hugo (gr), Bruno Filipe, Gui Ramos e Henrique.
A primeira parte dos auri-negros, em termos gerais, esteve aquém do desejado, mas a sua entrada no jogo até foi muito boa, com Pité, aos 7', e Rúben, no minuto seguinte, a desperdiçarem, na cara do guarda-redes, flagrantes oportunidades para abrir o marcador, após assistências da esquerda de Marc e Ricardo Tavares, respectivamente. Foi já num período de decréscimo da prestação dos aveirenses que estes chegaram ao golo, numa insistência na direita de Bernardo Subtil que faz a bola sobrar para Pité, tendo este progredido para a baliza e rematado para o 1-0 de ângulo quase impossível.
Estavam decorridos 20' de jogo e, pouco depois (23´), numa reacção à desvantagem, os visitantes poderiam ter igualado, valendo o corte providencial de Manel, a enviar pela linha de fundo a bola rematada pelo adversário com muito perigo. A primeira parte terminaria sem mais nenhum lance digno de registo junto às balizas e o regresso aos balneários foi feito, da banda dos homens da casa, com a sensação de que algo de melhor teria de ser feito na etapa complementar.
O intervalo fez bem à equipa beiramarense, que voltou a ter uma entrada fulgurante que lhe deu de imediato (46') o segundo golo. Com efeito, decorria o primeiro minuto quando Pité, numa diagonal da direita para dentro, opta pelo remate de fora da área, proporcionando uma grande defesa ao guardião bairradino, que enviou a bola para canto. Na sequência deste, Manel, muito oportuno na área, cabeceia para o 2-0, dando o melhor seguimento ao cruzamento de Subtil.
Este foi o tónico para uma excelente exibição na segunda parte, coroada pela goleada e por golos de belo efeito. O 3-0, da autoria de Pité, surgiria aos 61', após uma magnífica combinação de ataque dos auri-negros que colocou o "10" aveirense na cara do guarda-redes, incapaz de deter o remate decisivo.
O 4-0 poderia ter surgido dois minutos depois, numa jogada idêntica à anterior, em que sobressaiu o colectivo, aparecendo desta feita isolado Gui Matos, que atirou a rasar o poste esquerdo da baliza bairradina. Aquela marca seria atingida, porém, aos 72', com Pité a fazer o seu "hat-trick", recebendo a bola na direita, progredindo para a baliza e colocando a bola entre o poste e o guarda-redes.
Já depois de Manel, em antecipação ao guarda-redes, ter estado perto de bisar, cabeceando por cima da baliza, chegou o momento do jogo, aos 83', e do qual resultou a obtenção do 5-0. Tiago Azevedo recebe a bola a meio do meio-campo ofensivo e decide-se, a uns bons 35 metros, visar a baliza. A bola descreve uma trajectória que deixou pregado ao solo o guarda-redes contrário e vai anichar-se no fundo das redes. Soberbo!
Cada vez mais empolgados, os aveirenses continuaram na procura do golo e Gonçalo, aos 39', quase imitava o seu colega, mas desta vez o guarda-redes do Mealhada não o permitiu, fazendo uma extraordinária defesa. No minto seguinte, no seguimento talvez da melhor jogada do encontro, Subtil ganha a linha de fundo e dá para a marca de grande penalidade, de onde Tiago Azevedo poderia ter bisado não fosse uma defesa "in-extremis", feita com a perna, pelo guardião da Mealhada.
O encontro não terminaria sem que Gui Matos, aos 88', não deixasse também a sua marca na hist´ria do jogo, apontando o 6-0 final com uma "bomba" desferida à entrada da área. Indefensável!
Boa entrada da equipa do Beira-Mar na 2ª fase do campeonato distrital mas, mais importante do que isso, uma segunda parte de grande nível e que moraliza bastante para atacar a 1ª jornada do campeonato nacional a realizar no próximo sábado.

Sem comentários: