sexta-feira, 22 de março de 2013

Agenda do fim-de-semana: Juniores jogam o seu primeiro "match-point"

Com 4 jornadas para o final da fase de subida do campeonato nacional da 2ª divisão, a equipa de juniores do SC Beira-Mar pode, a partir de agora, em qualquer um desses jogos, celebrar o acesso à 1ª divisão nacional da categoria. A começar já na recepção ao Feirense, no próximo sábado, partida que os auri-negros terão de ganhar, esperando ainda que o Merelinense não some os 3 pontos no seu jogo com o Chaves.
A par deste jogo, que centra realmente as atenções principais, o destaque no futebol de 7 vai curiosamente para outro embate entre aveirenses e "fogaceiros", este no escalão de infantis B e a ser jogado em Santa Maria da Feira, onde a formação orientada por Daniel Santos procurará não descolar relativamente aos lugares da frente.
São 15 os jogos da agenda, como mostra o quadro que segue:

Análise prévia da jornada:
JUNIORES A: Não se trata de ténis, mas se fosse diríamos que os sub-19 auri-negros dispõem de 4 "match-points" para carimbar o passaporte para a 1ª divisão nacional. O jogo com o Feirense, a disputar no próximo sábado no estádio Mário Duarte, é o primeiro deles e, ou muito nos enganamos ou, em caso de vitória da formação de António Luís, a festa será celebrada. Não vai ser fácil, mas isso já se sabia de todos os jogos a disputar nesta fase do campeonato.
JUNIORES B: No campeonato distrital da 1ª divisão, a nossa equipa de juniores recebe um dos candidatos da prova, o Arrifanense, que neste momento reparte a 2ª posição a apenas 3 pontos do líder. Vale isto por dizer que as dificuldades irão ser muitas, mas o mesmo sentirá a formação da Arrifana diante de um Beira-Mar que ainda não perdeu na condição de visitado. E achamos que ainda não será desta.
JUVENIS B: A deslocação ao terreno do líder de uma prova significa, por si só, sinal de muita dificuldade. É por isso que passarão os comandados de Zé Maria Almeida em Avanca, equipa que comanda isolada o campeonato distrital de juvenis da 1ª divisão e que só perdeu ainda uma vez nesta fase da prova, precisamente na última jornada. É esta brecha na eventual quebra de moral que pode ter marcado este primeiro desaire do Avanca que os auri-negros poderão explorar, sem esquecer a vitória que conseguiram na partida da 1ª fase.
INICIADOS A: A recepção da equipa orientada por Tiago Pereira ao Feirense marcará a despedida da época, no Mário Duarte, dos iniciados do SC Beira-Mar, em jogo da penúltima jornada da fase de subida do campeonato nacional. Espera-se que este último jogo em casa se salde por uma vitória auri-negra, ou que pelo menos não se repita a espécie de "maldição" que persegue os nossos sub-15, que é a de perderem os jogos quase todos pela margem mínima. Vamos lá quebrar o "enguiço".
INICIADOS B: Quem acabou com a malapata no distrital da 1ª divisão foram os iniciados "B", que na última jornada venceram categoricamente em Espinho, naquela que foi a primeira vitória nesta fase da prova. Que esses 3 pontos conquistados sejam os primeiros de muitos mais a amealhar e que esse triunfo tenha continuidade já no próximo domingo, quando se verificar a recepção ao Lourosa.
INFANTIS A: Pensamos que esta jornada reserva para os nossos sub-13 mais uma possibilidade de dupla vitória. Na partida da série G, que lideram, ninguém porá em dúvida a conquista dos 3 pontos pelos auri-negros, que defrontam o Nege, último classificado da série G, sem ter amealhado ainda qualquer ponto. Um pouco mais complicada será a deslocação à Mourisca, mas, ainda assim, o Beira-Mar, vice-líder da série H, Parte com elevada dose de favoritismo.
INFANTIS B: É neste escalão que se jogará o terceiro jogo do fim-de-semana entre equipas do Beira-Mar e do Feirense, sinónimo, quase sempre, de muita emoção e resultado incerto. Apenas a 1 ponto da liderança da série dos primeiros, a formação orientada por Daniel Santos viaja até Santa Maria da Feira procurando não desperdiçar pontos que a façam atrasar na luta pelos lugares da frente, impedindo ao mesmo tempo os "fogaceiros" de entrarem nessa corrida.
Em jogo da série E, dos últimos, a nossa equipa desloca-se a Estarreja e, pese embora o equilíbrio pontual entre as 2 equipas, com 2 pontos à maior para os auri-negros, a estrondosa vitória obtida na última jornada pelos aveirenses em Oliveira de Azeméis faz-nos acreditar em mais um triunfo para as nossas cores.
BENJAMINS A: Um duplo confronto entre equipas do Beira-Mar e do Alba marca a jornada do fim-de-semana. Mesmo considerando que na partida da série F, a disputar em Albergaria, estará em jogo a liderança, acreditamos numa dupla vitória para as nossas equipas, bem mais previsível na partida da série G.
BENJAMINS B: Igualados na pontuação, Beira-Mar e Gafanha defrontam-se nesta jornada, num jogo de equilíbrio previsível e emoção garantida. É um jogo de tripla, com as equipas a apresentarem-se motivadas pelas vitórias alcançadas na última jornada.
No jogo da série E, dos últimos, o Beira-Mar joga igualmente na condição de visitado, recebendo o líder Alba que, por esse motivo, se apresenta como favorito mas decerto sabedor das dificuldades que os auri-negros lhes irão colocar.
TRAQUINAS A: No jogo que fecha a última jornada da 1ª volta da série dos primeiros, a equipa do Beira-Mar tem, na recepção à Oliveirense, que apenas soma mais um ponto do que os auri-negros, uma boa oportunidade para regressar aos pontos após 4 derrotas consecutivas.
TRAQUINAS B: Como líder da série C do torneio da Primavera da AF Aveiro, os traquinas B do Beira-Mar visitam o Valonguense com uma razoável vantagem pontual (7 pontos e mais 1 jogo disputado), mas certamente que não esperarão facilidades diante de uma formação que conhecem bem e que venceu, ainda que em igualdade pontual com a nossa equipa, o torneio de Inverno. Mais um bom jogo em perspectiva.

Sem comentários: