sábado, 23 de março de 2013

JUNIORES A: Subida adiada

SC Beira-Mar, 0 - CD Feirense, 1
(0-0, ao intervalo)

A equipa de juniores do SC Beira-Mar desperdiçou a primeira oportunidade que tinha para garantir a subida à 1ª divisão nacional, ao perder em casa com o Feirense, que jogava nesta partida uma cartada decisiva para manter acesa a chama da luta por aquele objectivo. Micael foi o "carrasco" dos auri-negros, apontando o golo solitário da partida, aos 78' de jogo, numa altura em que os "fogaceiros" tinham abdicado, desde há muito, de arriscar para ganhar.  Nada está perdido, apenas se adiou para as 3 últimas jornadas uma decisão que poderia, já hoje, ter acontecido.
Com uma excelente arbitragem do Sr. António Resende, da AF Aveiro, as equipas apresentaram-se com:
Beira-Mar: Samuel (gr); João Rui, Manel, Michael dos Santos e Gonçalo (Bernardo Subtil, 80'); Balacó (cap), Nanu e Gui Matos; Pité, Ricardo Tavares e Marc.
Suplentes não utilizados: Hugo (gr), Henrique, André Rosa, Xavi e Carlos.
CD Feirense: Nuno (gr), Mica, Joca, Almeida (cap) e Rocha, Joel (David, 63'), Rena, Edu e Fábio (João, 88'); Micael e Bruno (Vasco, 65').
Suplentes não utilizados: Ricardo (gr)
A precisar de pontos para não ficar precocemente fora da corrida à subida à 1ª divisão, esperava-se que o Feirense se apresentasse no estádio Mário Duarte jogando um "tudo ou nada" habitual nestas circunstâncias. E essa ideia pareceu ganhar consistência durante o quarto de hora inicial do jogo, durante o qual a formação da Feira esteve por cima, ainda que a sua iniciativa fosse em parte consentida pela equipa de António Luís. Por isso, pertenceu ao Feirense e a Micael, aos 7', o primeiro lance de maior perigo, mas o seu cabeceamento, efectuado já dentro da área, acorrendo a uma solicitação da direita, parou nas mãos de Samuel. Ainda assim, neste período, foi mesmo do Beira-Mar a mais flagrante oportunidade de golo, num contra-ataque que lançou Marc na esquerda, com o "7" auri-negro a rematar à saída de Nuno mas a ver o "capitão" Almeida impedir que a bola se encaminhasse para a baliza deserta.
Decorridos estes primeiros 15 minutos, o Beira-Mar começou a aparecer mais no jogo e poderia ter materializado em golo o ascendente que passou a ter. Aos 25', na sequência de um livre lateral de Gui ao 2º poste, Ricardo Tavares aparece a cabecear sem direcção. Curiosamente, nesta fase em que os aveirenses passaram a estar melhor, foi quando o Feirense dispôs da mais flagrante oportunidade de golo, depois de uma defesa incompleta de Samuel a remate de Bruno, que surgiu solto na direita, com Manel a tirar a recarga em cima da linha de golo e vários ressaltos terem sempre contado com a oposição da defensiva auri-negra.
O segundo tempo mostrou um cariz diferente, tendo o Beira-Mar, depois de alguma expectativa inicial, assumido completamente o jogo perante um Feirense que, inexplicavelmente, pareceu mostrar-se satisfeito com o empate e abdicou, aparentemente, de querer ganhar. Aos 57', já depois de algumas aproximações à baliza de Nuno, Ricardo Tavares cruza largo da direita para Gui aparecer do lado contrário a dominar e a rematar para defesa do guardião feirense. Logo no minuto seguinte, Marc pressiona alto, ganha a bola na saída a Almeida, isola-se mas faz um passe (remate?) que não aproveitou a ninguém.
Intensificava-se o domínio da equipa comandada por António Luís e Nanu, aos 70', ensaia um remate de fora da área, após mais uma bela jogada de ataque, que tira tinta ao poste esquerdo da baliza à guarda de Nuno. À passagem da meia hora foi Rocha, "in-extremis" a cortar providencialmente à boca da baliza, tirando o "pão" da boca a Ricardo Tavares, que se preparava para finalizar uma excelente combinação de ataque culminada com assistência da esquerda de Gui Matos.
Até que, aos 78', o futebol mostrou, mais uma vez, quão cruel e injusto pode ser. Com uma equipa à procura da vitória e a outra remetida a uma defesa porfiada, não arriscando absolutamente nada, Almeida faz um alívio a desfazer-se da bola na sua zona mais recuada, o último homem do Beira-Mar falha a intercepção e Micael aproveitou para se isolar e bater o guardião Samuel sem apelo nem agravo.
Balde de água fria no Mário Duarte, que foi bem sentido pela nossa equipa, que no minuto seguinte concedeu mais facilidades ao voltar a errar e a proporcionar ao Feirense mais uma possibilidade de acabar com o jogo. Até final, nota para um remate ao poste de Gui Matos, a 5 minutos do final do tempo regulamentar, que a sorte, ou a falta dela, fez com que o ressalto no guarda-redes saísse para fora. Em desespero, e com Manel a jogar na área contrária a parte final do jogo, o central aveirense, em período de compensação, desviou de cabeça para fora uma bola despejada na zona de perigo, não aproveitando a viagem a meio feita pelo guardião Nuno.
Resultado injusto para uma equipa que continua no primeiro lugar da série A, que continua a depender apenas de si própria e que irá certamente, num futuro mais ou menos próximo, carimbar aquilo que hoje não conseguiu fazer.

Sem comentários: