segunda-feira, 8 de abril de 2013

INICIADOS B: Reviravolta memorável e... épica!

AD Sanjoanense, 3 - SC Beira-Mar, 4
(3-0, ao intervalo)

Num jogo que se previa difícil, apesar do adversário ainda não ter pontuado nesta 2ª fase, a nossa equipa entrou algo “nervosa” e demorou a assumir a partida, tendo sofrido 3 golos no 1º tempo. Apesar disso, foi conseguida uma 2ª parte épica com a obtenção de 4 golos, sendo o da reviravolta no último lance do jogo!
A nossa equipa apresentou-se com: Marcelo (GR), Brandão (João Claro, 25’), Arsénio, Dany (Júnior, 65’) e Adriano (Luís Carlos, int); Rúben, Rui Pedro e Afonso (Vlad, int); João Bernardo (cap), Ramalho e Azevedo.
Suplentes não utilizados: Francisco (GR), Rui Silva e Stefan.
O Beira-Mar entrou de uma forma muito atípica, não conseguindo demonstrar ou impor a qualidade de jogo que tinha permitido registar 2 vitórias consecutivas antes da paragem do período da Páscoa. Apesar disso, fomos a primeira equipa a criar perigo e só com azar num remate de Azevedo ao poste não abrimos o marcador. Pouco depois, logo aos 10’, permitimos um lance de contra-ataque que isolou um avançado da casa, tendo sido derrubado pelo nosso guarda-redes - ficam algumas dúvidas (?) - e na conversão da penalidade a Sanjoanense aproveitou para abrir o marcador.
A equipa sentiu muito o golo sofrido e continuou sem conseguir impor o seu jogo, tendo aos 17’ sofrido o 2-0, na sequência de um lançamento lateral, onde não fomos agressivos sobre o portador da bola.
A perder por 2-0, tentámos reequilibrar o jogo e, aos 22’, dispusemos de nova excelente oportunidade para reduzir o marcador. Rui Pedro, isolado, não conseguiu evitar uma grande defesa ao guardião da casa.
Não marcámos…e…a máxima do futebol…voltou a ditar ”leis”…, quem não marca sofre…e foi o que aconteceu, aos 28’, com o 3-0 da Sanjoanense a surgir em novo lance de alguma responsabilidade colectiva, embora tenha sido demasiado penalizador para o que já vínhamos conseguindo fazer, numa altura em que já estávamos por cima no jogo.
Com grande espírito colectivo, soubemos reagir ao 3º golo sofrido e os nossos atletas, ainda nos minutos finais da 1ª parte, tentaram o tudo por tudo para marcar e reduzir a diferença “mentirosa” que o resultado espelhava ao intervalo.
De registar, ainda, que existiram 2 lances que nos deixaram muitas dúvidas - penalty não assinalado após derrube ao João Bernardo (idêntico ao efectuado pelo Marcelo) e golo invalidado ao Rúben por pretenso fora-de-jogo, que podiam ter dado outro registo na desvantagem sofrida.
Chegou o intervalo, e para a 2ª parte assumimos que tínhamos de arriscar, colocando a “carne” toda no assador, tentando fazer ver aos atletas que era possível dar a volta ao que ia acontecendo!
Inicio da 2ª parte com um grande susto, logo aos 2’, na sequência de um canto em que o Marcelo conseguiu defender a bola mesmo em cima da linha de golo.
Foi o canto do cisne da Sanjoanense, pois a partir deste lance o jogo, até ao final, foi de sentido único na direcção da baliza da equipa da casa, com o controlo total por parte do Beira-Mar. Para além dos golos marcados, ainda enviámos mais 3 bolas aos ferros e obtivemos mais um golo invalidado por alegado fora-de-jogo!
A reviravolta (para recordar) teve início aos 7’ do segundo tempo, através de Azevedo, que na marcação de um livre directo, beneficia ainda do ressalto num jogador adversário e atira a contar!
Este era o “revigorante” que a equipa precisava…e…sentiu que, com grande jogo colectivo, era capaz de marcar mais golos, o que veio a acontecer através de Vlad, que bisou na partida, aos 18´, através de um chapéu de grande execução técnica e, aos 25´, na sequência de um lance de bola parada, cabeceando para o empate no jogo.
Com o 3-3 a chegar a 10 minutos do fim, continuámos a acreditar que era possível virar por completo o resultado a nosso favor e a última alteração foi mais uma vez no sentido de procurar a vitória que seria justíssima, acentuando ainda mais o domínio do jogo, com a equipa visitada a querer segurar o empate…e tentando de todas as formas possíveis fazer correr o tempo…!
Para compensar algum do tempo perdido no antijogo caseiro, o árbitro concedeu 4 minutos de descontos e, no último lance da partida - livre a nosso favor na lateral esquerda da área da Sanjoanense, com o esférico a ser cruzado e após mau alívio da defensiva da casa, a bola sobrou para Ramalho que mesmo “apertado” por 2 adversários, consegue marcar o 4º GOOLLLOOO do Beira-Mar e consumar uma reviravolta memorável e épica…!
O jogo terminou logo de seguida e a bola já nem chegou a ir ao meio-campo…!
Encontrámos o caminho que parecia perdido ao intervalo mas só com muito crer, vontade, ambição, espirito colectivo e, acima de tudo, qualidade, foi possível esta vitória. Uma vitória de todo o grupo.
Festa merecida de toda a equipa e dos pais que sempre apoiam e acreditam nos seus meninos!
Parabéns a todos!

Sem comentários: