segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

INFANTIS A "A": Vitória clara e justa

AA Avanca, 2 - SC Beira-Mar "A", 6
(1-4, ao intervalo)

Manhã fria com zero graus de temperatura, campo gelado, sol a brilhar e a aquecer quem o conseguisse agarrar, tal era o cenário que esperava a equipa do Beira-Mar à chegada a Avanca.
Desde logo marcámos a nossa presença no terreno com a inscrição de um grande Beira-Mar no gelo do relvado, que mesmo depois de regado com a água permaneceu bem vincado até ao final.
O Beira-Mar alinhou de início com: Pedro (GR), Tiago Almeida, Rui Tiago (cap), Rafa, Samuel, Diogo Rodrigues e Rui Pedro. Jogaram ainda Simão, Diogo Moura e Tomás.              
O Avanca apresentou uma equipa com elevado porte atlético, o que deixava antever um confronto difícil, tanto mais que o campo regado e o frio intenso impunham um maior esforço físico a todos os atletas.
No entanto, no seguimento das boas exibições anteriores, entrámos confiantes e muito empenhados, não dando qualquer hipótese de engrandecimento à equipa adversária e mostrando claramente porque estamos na frente do campeonato.
No seguimento do bom futebol praticado, o marcador foi inaugurado pelo Samuel, seguindo-se mais três golos, do Rui Tiago, do Samuel e do Rui Pedro.
O Avanca conseguiu marcar numa jogada individual, com grande mérito do seu atleta que ultrapassou vigorosamente e com elevada capacidade técnica a nossa defensiva.
O resultado desta primeira parte do desafio pecou por escasso, pois entre bolas ao poste, à barra e ao GR adversário, poderíamos ter marcado 6, 7 ou mais golos, mas o mais importante é que tudo sucedeu por mérito e não por incapacidade do adversário que esteve sempre na luta e disputa do jogo.
A realidade é que a nossa equipa efectuou a melhor primeira parte desde o início do campeonato e, quando se trabalha bem, os resultados aparecem.
Sem menosprezar o intenso e bom trabalho de todos, foi curioso e gratificante observar o sorriso de puro prazer esboçado pelo árbitro do encontro ao olhar de perto para o autentico “baile” do nosso Rui Pedro que, rodeado por dois dos melhores e mais robustos atletas do Avanca, os fintou, voltou a fintar e apesar das regras ditarem que seria momento para passar a bola, talvez “mal influenciado” pelo sorriso do árbitro, voltou a encantar. Uns dirão que não pode acontecer, o individualismo estraga o trabalho de grupo; outros dirão que não se pode cortar a capacidade criativa aos miúdos mais inventivos e com dotes de artistas. Talvez o ponto de equilíbrio esteja algures entre a capacidade de impor regras e a sensatez de as saber deixar romper, se não estiver em jogo o resultado.
Para a segunda parte do desafio, o mister Daniel fez alinhar: João Luís (GR), Tiago Almeida, Diogo Moura, Rui Silva, Tomás, Diogo Rodrigues e Simão. Jogaram ainda Samuel, Rafa e Rui Pedro.
A equipa adversária iniciou o jogo com intenção de dar a volta ao resultado, mas os lances ofensivos foram sendo muito bem anulados pela nossa equipa, que não se refugiou na defesa e continuou na senda atacante, marcando mais dois golos, através do Diogo Rodrigues e do Samuel e deixando de marcar muitos mais.
O golo do Avanca surgiu na marcação de um livre junto à pequena área e através de um potente remate, no seguimento de uma discutível falta por “pé em riste” em situação de “dois pés em riste”, mas que o árbitro entendeu marcar.
Na fase final, o jogo intensificou-se na disputa dos lances e a oportuna intervenção do Mister na substituição dos nossos atletas mais sacrificados foi crucial para os proteger e prevenir dissabores para os próximos desafios, como tudo leva a crer era pretendido pelos atletas do Avanca.

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande jogo, grande crónica, grande treinador. Vê-se quem percebe de futebol.