quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Agenda do fim-de-semana: Ano Novo, futebol de sempre

É com 13 jogos, mas com apenas 7 adversários, que as nossas equipas de futebol da Academia dão as boas-vindas ao novo ano, naquela que constitui a primeira jornada de 2014 e que se realiza após umas mini-férias natalícias.
De entre os vários adversários comuns em alguns escalões, merece uma atenção especial a Naval 1º de Maio, da Figueira da Foz, que enfrentamos em partidas dos campeonatos nacionais de juvenis e iniciados. E se nos sub-17, os figueirenses, que vêm até ao Mário Duarte ocupando o último lugar da série C, não devem escapar a mais um desaire diante da formação orientada por Zé Maria Almeida, já no escalão mais abaixo receberão os auri-negros com o estatuto de líderes destacados da série D, apresentando-se com melhores credenciais para arrecadar os 3 pontos em disputa. Mas como no futebol tudo pode acontecer, uma surpresa nunca deve ser descartada.
Outro dos jogos muito aguardados da jornada será o clássico Oliveirense-Beira-Mar, em partida a contar para o campeonato nacional de juniores da 1ª divisão. Ambos os emblemas lutam pelos mesmos objectivos, que passam por assegurar a manutenção no escalão maior e a diferença classificativa situa-se em 4 pontos, com vantagem para a formação de Oliveira de Azeméis. Se a esta realidade juntarmos o facto de a Oliveirense jogar no seu terreno, facilmente se perceberá que os orientados de António Luís não encontrarão facilidades nesta deslocação, mas com isso contam eles todas as semanas, pelo que não estranharão o modo como terão de confrontar-se com o obstáculo esperado.
Ainda na variante de 11, agora nas provas distritais, que estão a 3 jornadas do final da 1ª fase, os jogos assumem particular importância, tendo em conta que a hora das grandes decisões está a chegar. Os iniciados recebem o Avanca, último classificado da Zona Sul, e terão, diríamos que quase obrigatoriamente, de aproveitar esta oportunidade para averbar mais 3 preciosos pontos na luta pela qualificação para a série dos primeiros.
Tendo em vista o mesmo objectivo, mais difícil de atingir por parte dos juvenis, estes deslocam-se ao terreno do também "lanterna vermelha" Estarreja e só uma vitória lhes permitirá continuar ainda a sonhar com aquela meta.
No futebol de 7, e no que diz respeito às nossas 3 equipas que lutam pela qualificação para a série "Gold" (antiga série dos primeiros) e lideram destacadas as suas provas, enquanto que os infantis A parecem ter uma jornada mais tranquila, recebendo como claramente favoritos o Severfintas, os infantis B (série F) e os benjamins B (série G) deslocam-se aos terrenos de Taboeira e Gafanha e, apresentando-se também em vantagem na "bolsa das apostas", terão de contar com as tradicionais dificuldades que revestem este tipo de jogos.
Benjamins A e traquinas A também deverão aproveitar esta jornada para somarem mais uma vitória, defrontando, respectivamente, a Oliveirense (em casa) e o Gafanha (fora), adversários que seguem na cauda da classificação.
Uma nota ainda para mais 2 dérbis aveirenses que terão lugar nesta jornada e colocarão as equipas "B" de infantis A e infantis B do Beira-Mar em confronto com equipas do Taboeira. No primeiro caso, estará mesmo em causa a liderança da série D do grupo 2, actualmente ocupada pelos auri-negros mas com o adversário à distância de apenas 2 pontos.
Confira agora o quadro completo dos jogos agendados para o próximo fim-de-semana:

Sem comentários: