sexta-feira, 7 de março de 2014

Agenda do fim-de-semana: Infantis A iniciam 2ª fase na Série Premium

Após a pausa carnavalesca em alguns dos campeonatos, o programa do fim-de-semana volta a ter 13 jogos em que as formações auri-negras estarão envolvidas. Depois de ter vencido brilhante e destacadamente a 1ª fase (série C), os infantis A discutem, a partir de sábado, o título de campeão distrital, integrados que estão na Série Premium do Grupo 1, composta pelas 8 melhores equipas. A estreia será em São Bernardo e terá por opositor o Paços de Brandão, que se apurou como 2º classificado da série A.
Continuando no futebol de 7, e depois deste merecido destaque, uma nota ainda para os outros jogos das séries Premium. Os benjamins B, classificados actualmente no segundo lugar, defendem essa posição em casa, diante do Anta, equipa que, em termos classificativos, soma menos 4 pontos do que os auri-negros, embora registe apenas uma derrota. Apesar de não serem esperadas facilidades, favoritismo para os aveirenses.
Com mais um compromisso difícil se deparam os infantis B, que disputam uma prova deveras competitiva, recheada de boas equipas. Desta vez cabe-lhes receber e defrontar o líder Feirense, que, não sendo imbatível, será seguramente um "osso" duro de roer.
Nos jogos das séries Gold, o destaque vai para o Beira-Mar-Taboeira em benjamins A, dérbi sempre esperado e que, não tendo as emoções de outros momentos, terá sempre os seus motivos para ser apreciado.
Passando para a variante de 11, e no que aos campeonatos nacionais diz respeito, comecemos pelos juniores, ainda a "lamber as feridas" deixadas pela derrota caseira, no dia de Carnaval, frente ao rival Oliveirense. A tarefa não é nada fácil, já que o adversário é o Rio Ave, comandante isolado da classificação e que conta por vitórias todos os jogos disputados na segunda fase. Mas, quando a vontade de permanecer no escalão maior é grande, muitas vezes das fraquezas se fazem forças e é também por isso que as surpresas acontecem no futebol.
O jogo dos juvenis, que recebem o Sporting da Covilhã em Frossos (o calendário dos jogos com os serranos foi invertido), é uma partida de extremos, com o primeiro (Beira-Mar) a jogar com o último. No entanto, tendo em conta os resultados acontecidos nesta 2ª fase da prova, com muitos registos inesperados a acontecerem, é bom que a formação de Zé Maria Almeida não facilite, para não ser, uma vez mais, surpreendida.
Quanto aos iniciados, vão defrontar no espaço de 5 dias, e pela segunda vez, os também covilhanenses do Estação. Com efeito, depois de terem realizado, na terça-feira de Carnaval, o jogo em atraso da 2ª jornada na Covilhã (vitória de 1-2 e garantia do 1º lugar já assegurada a 4 jornadas do final), os auri-negros voltam a jogar com os serranos, agora no Mário Duarte, e, sabendo-se que não há vencedores antecipados, aguarda-se mais uma vitória.
Finalmente, nos campeonatos distritais, onde as nossas equipas têm, nesta 2ª fase, o objectivo de se manterem na 1ª divisão, juvenis e iniciados partem para os seus jogos com a vontade de conquistarem pontos, que serão sempre preciosos. Em termos teóricos, será mais complicada a missão dos juvenis, que dirimirão forças no terreno do Anadia, onde se espera uma partida pautada pelo equilíbrio e de vencedor incerto, até porque as duas equipas estão separadas na classificação por apenas 3 pontos (vantagem auri-negra). Já os iniciados, que jogam em Frossos com o São João de Ver, último classificado da prova (1 vitória apenas e 4 derrotas), parecem ter um obstáculo menos difícil, mas o favoritismo que lhes é dado pelo actual 2º lugar terá de ser confirmado em campo.
Confira agora o quadro completo dos 13 jogos:

Sem comentários: