sexta-feira, 28 de março de 2014

Agenda do fim-de-semana: Iniciados encerram temporada no campeonato nacional

A jornada do próximo fim-de-semana, que engloba 12 partidas, será a última, em termos oficiais, para a nossa equipa de iniciados que disputa o campeonato nacional da categoria. A despedida é feita com uma deslocação longa, ao Fundão, de onde os comandados de Pedro Teles, qualquer que seja o desfecho, sairão com duas certezas: a permanência na prova da FPF na próxima época, objectivo que o seu adversário de domingo também garantiu na última jornada, e o primeiro lugar destacado na série D. Jogo tranquilo em perspectiva.
Os juniores, pelo contrário, vão iniciar a segunda volta da segunda fase do campeonato nacional da 1ª divisão numa situação muito complicada em termos de assegurar a manutenção. Depois da derrota caseira da última jornada, frente ao Varzim, os auri-negros voltam a jogar no Mário Duarte, desta feita com o Paços de Ferreira. Os pacenses são teoricamente mais fortes, mas nos 3 encontros já ocorridos esta época registou-se uma vitória para cada lado e um empate. Por isso, há que acreditar e lutar sempre, pelos menos enquanto for matematicamente possível.
As nossas equipas de juvenis e iniciados, a disputar igualmente a permanência no primeiro escalão dos campeonatos distritais, apresentam-se nesta jornada com compromissos muito difíceis, defrontando ambos os líderes das respectivas provas. Os juvenis fazem-no em casa, diante do Mealhada, enquanto que os iniciados terão a agravante de jogar fora de portas, deslocando-se a Paços de Brandão. Vidas difíceis, mas também motivadoras.
Na variante de 7, no que às equipas que disputam a Série Premium diz respeito, todas elas, apesar de jogarem fora, disporão de jogos onde a vitória está longe de ser uma miragem, diríamos mesmo que, apesar de se prever bastante equilíbrio, esse até será o desfecho que até provocaria menos surpresa. No entanto, todos eles encerram perigos, o maior dos quais é o facto de se tratar de jogos de futebol, onde tudo se torna sempre possível. Os sub-13, vice-líderes do Grupo 1, deslocam-se ao terreno do Anta, moralizado pela vitória no terreno do Taboeira, mas com 3 pontos de desvantagem relativamente aos auri-negros. Já os infantis B deslocam-se a São João de Ver em igualdade pontual com o seu adversário, mas com estatísticas que lhes são francamente favoráveis e que atestam bem da margem curta com que a nossa equipa tem perdido a maioria dos jogos (21 golos marcados contra 9 do São João de Ver, 19 golos sofridos contra 29 do seu adversário). O maior argumento com que os benjamins B se apresentarão na Arrifana são os 6 pontos de vantagem sobre o seu opositor. Não chega, mas sempre dá alguma confiança.
Já as equipas que disputam Séries Gold terão a vantagem de jogar em São Bernardo, facto que, aliado à vantagem classificativa sobre os seus adversários, poderá resultar em outras tantas vitórias. Os adversários serão o Oliveira do Bairro (infantis A), Mourisquense (infantis B) e Oliveirinha (traquinas A).
Derrotados na jornada inaugural do Torneio da Primavera da AF Aveiro, os traquinas B deslocam-se ao terreno do Recreio de Águeda, adversário que também perdeu o seu primeiro jogo. Quem quebrará primeiro o jejum?
Para consulta mais pormenorizada, segue o quadro completo dos jogos:

Sem comentários: