sexta-feira, 9 de maio de 2014

Agenda do fim-de-semana: Juniores chegam ao final da época

A jornada do próximo fim-de-semana, que engloba 12 jogos, será a derradeira do campeonato nacional de juniores da 1ª divisão, o que equivale por dizer que os nossos sub-19 entrarão, a partir de sábado, oficialmente em férias. A despedida será na Póvoa de Varzim, e se o encontro, em termos desportivos, já nada adianta para os auri-negros, para os poveiros é o tudo ou nada, já que necessitam vencer para assegurar a permanência no escalão maior.
Com o campeonato nacional de juvenis parado, em virtude dos compromissos da nossa selecção sub-17 na fase final do "Europeu", em Malta, a variante de 11 apenas terá mais duas partidas, ambas a contar para os campeonatos distritais da 1ª divisão, de iniciados e de juvenis. No escalão mais jovem haverá mesmo um Beira-Mar-Taboeira, dérbi que para os auri-negros é crucial tendo em vista o reforço da posição que permite a manutenção. A vitória é fundamental, numa partida cujas maiores dificuldades virão do carácter especial que estes jogos entre rivais da mesma cidade sempre assumem. Para o Taboeira, praticamente condenado à descida, o jogo, desportivamente, pouco adiantará.
Os juvenis, que assumiram a liderança da classificação na última jornada, deslocam-se a Albergaria para um jogo onde as dificuldades se adivinham ser muitas. Na verdade, o Alba, que actualmente ocupa o 4º posto, ainda não tem a manutenção assegurada, pelo que tudo fará para somar mais alguns pontos que lhe assegurem uma maior tranquilidade, agora que o campeonato se vai aproximando do seu termo. Uma vitória auri-negra asseguraria praticamente, em termos matemáticos, a manutenção.
Passando para o futebol de 7, e começando pela Série Premium, todas as nossas 3 equipas jogam em casa. Deste factor-casa é quase certo que vão beneficiar os infantis A, pois para além do mais estão bem acima do seu adversário, a Oliveirense, a quem foram já ganhar, folgadamente, na partida da 1ª volta.
Já para os infantis B isso poderá significar um trunfo importante a jogar contra o favoritismo com que o Mourisquense vai entrar em São Bernardo, tendo em conta que se trata do vice-líder da prova e ainda, em termos teóricos, com possibilidades de discutir o primeiro lugar.
A partida dos benjamins B, contra o Ribeira da Azenha, deverá ser pautada pelo equilíbrio, ou não estivessem as duas formações igualadas, em termos pontuais, na classificação. Esperemos que os nossos sub-10 regressem às vitórias nesta partida.
No que às Séries Gold diz respeito, destaque para a deslocação dos infantis A (Grupo 2) à Gafanha, depois de terem desalojado do 1º lugar o nosso adversário e vizinho, no decorrer da última jornada. Espera-se que a liderança seja para manter, o que só acontecerá em caso de empate ou de vitória dos aveirenses.
Benjamins A e traquinas A partem para os seus jogos na qualidade de favoritos, com os primeiros a receberem o Estarreja e os últimos a deslocarem-se a Sever do Vouga para defrontar o Severfintas.
Depois de duas vitórias sensacionais nas duas últimas jornadas, diante de equipas que então lideravam o torneio da Primavera da AF Aveiro, os traquinas B recebem o Águeda, esperando-se que dêem sequência a esta onda de bons resultados e que somem mais 3 pontos nesta partida.
Segue o quadro completo dos jogos a realizar entre sábado e domingo:

Sem comentários: