segunda-feira, 12 de maio de 2014

JUNIORES A: Derrota na despedida

Varzim SC, 4 - SC Beira-Mar, 2
(2-1, ao intervalo)

A equipa de juniores do SC Beira-Mar despediu-se do campeonato nacional da 1ª divisão e da temporada oficial 2013/2014 com uma derrota na Póvoa de Varzim, num jogo em que os números do resultado (4-2) não traduzem as dificuldades que os poveiros sentiram para levar de vencida uma formação auri-negra que tudo fez para encerrar de outra forma uma época que não lhe correu muito bem.
Este era um jogo decisivo para o Varzim, que dependia de si próprio e necessitava de uma vitória para garantir a manutenção na 1ª divisão nacional, enquanto que os aveirenses, com o destino da 2ª divisão traçado, jogavam apenas o prestígio e a honra do emblema.
Acusando a responsabilidade do encontro, entraram nervosos os poveiros, mas aos 6' já se acercavam com perigo da baliza defendida por João Paulo e poderiam mesmo ter chegado ao golo. Foi uma boa jogada de entendimento no ataque varzinista, com o veloz Diogo Costa a surgir solto pela direita e a rematar na cara do guardião aveirense, que negou o golo com uma grande defesa.
O Beira-Mar, com as suas linhas baixas, dava o domínio do jogo à equipa da casa, que era levada pelo entusiasmo do seu público a procurar chegar rapidamente à vantagem, o que esteve novamente perto de acontecer, à passagem do quarto de hora, num lance precedido de falta sobre Pedro Aparício. Não aconteceu nesta jogada, mas não tardou o 1-0, marcado numa emenda à boca da baliza de André Pereira, que finalizou da melhor maneira um cruzamento da esquerda.
Ainda se ouviam os festejos desta preciosa vantagem, já o Beira-Mar restabelecia a igualdade, com o 1-1 a acontecer no minuto seguinte, um autogolo de Zezinho, que na tentativa de evitar a finalização ao segundo poste de André Silva, introduziu nas suas próprias redes uma bola cruzada do lado esquerdo por Diogo Castor.
Foi uma fase frenética da partida, que continuou dois minutos volvidos, com o Varzim a adiantar-se de novo no marcador por Zé Miguel, que recebeu na meia-lua um passe do lado direito, orientou para o seu pé esquerdo, e rematou colocado, fora do alcance de João Paulo.
Era merecida esta vantagem varzinista, pelo maior caudal ofensivo gerado até então, que até poderia ter dado maiores frutos se, aos 29', Paulo Jorge não tivesse esbanjado soberana oportunidade, quando isolado e após ultrapassar João Paulo não tivesse rematado para fora, apenas com Fábio a fazer a cobertura dos postes.
Até ao intervalo, nota apenas para mais um lance de perigo, este para o Beira-Mar, protagonizado por Diogo Castor, que, isolado por um lançamento longo, aos 34', acabou por rematar e fazer a bola esbarrar ainda no poste.
No segundo tempo os auri-negros melhoraram bastante e pertenceu-lhes o domínio durante a maior parte desta etapa complementar. Como resultado desta superioridade, foi sem surpresas que a igualdade voltou a acontecer, numa excelente jogada, ocorrida aos 60', em que a bola é metida no espaço vazio do corredor direito, por onde surge André Santos a recolher, a progredir e a assistir, com um passe atrasado, o "capitão" Pedro Aparício, que, já dentro da área, rematou de primeira para o 2-2.
Os varzinistas passaram a ser uma equipa nervosa, sabendo que este resultado poderia não lhes servir e por alguns minutos pairou o espectro da reviravolta. Ainda assim, aos 70', no seguimento de uma jogada individual pela direita de Paulo Jorge, o nº 11 varzinista vai à linha e assiste André Pereira, que rematou rente ao poste. Aos 75', na marcação de um livre frontal, é João Paulo que, com uma boa defesa, volta a negar o golo aos da casa. Os varzinistas pareciam ter encontrado novamente o caminho da baliza auri-negra, voltavam a exercer algum domínio territorial, mas com o tempo a passar e a pressão do seu público a fazer-se sentir, começava a temer-se o pior para as cores alvi-negras. Foi então que o Sr. Bruno Nunes, árbitro do encontro, da AF Viana do Castelo, resolveu ser protagonista, assinalando uma caricata grande penalidade por pretensa mão na bola de Fábio. Estavam decorridos 80' e André Pereira, jogador de valia acima da média, não enjeitou a benesse para colocar o marcador no efusivamente festejado 3-2.
Até final, os poveiros foram deixando correr o relógio, sendo absolutamente um acidente de percurso e completamente fora do contexto do jogo o 4-2 surgido já para lá do tempo de compensação, mais uma obra do inevitável André Pereira, que fez o seu "hat-trick" para mais tarde recordar, num lance individual finalizado de um ângulo incrível e com alguma sorte à mistura.
No bem tratado relvado do Estádio do Varzim SC, o Beira-Mar apresentou-se para este derradeiro jogo com.
João Paulo (gr), Fábio, Gui Ramos (João Neves, 71'), Miguel Campos e Filipe Melo; Tiago Ramalho (Lane, 57'), Bernardo Subtil (André Santos, 29´) e Pedro Aparício (cap); André Silva, Diogo Castor e Bruno Lopes.
Suplentes não utilizados: Hugo (gr), Lucas, Bento Cortesão e Bruno Reis.

Sem comentários: