sábado, 25 de abril de 2009

ESCOLAS A: SC Beira-Mar, 1 - RD Águeda, 3

À semelhança do que já acontecera na 1ª volta a nossa equipa voltou a claudicar frente a um aguerrido adversário que foi o RD Águeda que, deste modo, encurtou para um ponto a diferença na tabela classificativa.
Ricardo Pinheiro fez alinhar de início: Pouseiro (GR), Rafael, Bernardo, Portugal, Toncha, Miguel Morgado e Didi. Jogaram ainda neste 1º tempo: Leonardo, Terrinca e André.
Ainda os espectadores se acomodavam em redor do Campo de S. Bernardo, numa tarde de Primavera algo fria e ventosa e já o RD Águeda se adiantava no marcador, logo aos 2'. A nossa equipa reagiu muito bem ao golo e o empate poderia ter acontecido aos 9' num remate perigoso de Miguel e no minuto seguinte, numa boa oportunidade de Rafael. Mas foi apenas aos 17', com uma magnífica entrada de cabeça, que Leonardo fez o 1-1, após a marcação de um canto favorável à nossa equipa. O jogo estava repartido e quer o Águeda (19'), quer o Beira-Mar (Leonardo, 23'), tiveram magníficas oportunidades de se adiantarem no marcador antes do intervalo.
Para a 2ª parte, Ricardo Pinheiro fez alinhar: Henrique (GR), Rafael, Bernardo, Portugal, Toncha, João e André. Jogaram também neste período: Miguel Morgado, Didi e Leonardo.
O pendor de jogo nesta 2ª parte manteve-se, com o equilíbrio a ser a nota dominante. Foi ao Beira-Mar que pertenceu a primeira oportunidade de golo do período complementar com André a proporcionar, aos 5', uma grande defesa ao guarda-redes do Águeda, depois de um bom golpe de cabeça após a marcação de um livre a meio campo. Foi também de bola parada que o Águeda criou perigo para as nossas redes, quando o árbitro ordenou a marcação de um livre indirecto a 2 metros da linha de golo, entendendo como atraso intencional uma bola pontapeada por um defesa auri-negro e que Henrique recolheu. Iam decorridos 9' de jogo mas o livre esbarrou na barreira beiramarense e o perigo passou. Ripostou o Beira-Mar e, aos 13', Leonardo dispôs de uma grande oportunidade para adiantar o Beira-Mar no marcador. Isso não aconteceu e foi o Águeda a fazer o 2º golo, aos 19', num lance de alguma infelicidade para a nossa equipa. Já não restava muito tempo para a recuperação mas, apesar de algum nervosismo, os nossos rapazes não desistiram e partiram à procura do empate. E ele poderia ter acontecido aos 22' através de um bom remate de Miguel Morgado que o guarda-redes bairradino contrariou superiormente. E como quem não marca, sofre, no minuto seguinte o Recreio de Águeda sentenciou o jogo, fazendo o 1-3. Ainda assim o jogo não terminaria sem que a nossa equipa tentasse atenuar a desvantagem no marcador. Não conseguiu mas ficou o esforço.
A vitória do Águeda tem de se aceitar porque futebol também é eficácia mas temos matéria-prima para continuar a fazer um bom campeonato. O trabalho do árbitro, sem influência no resultado, foi por vezes contestado por ambas as partes, fruto do carácter emotivo com que a partida se desenrolou e do excesso de nervosismo que se apodera dos adultos e que, depois, é transmitido aos miúdos que, afinal, apenas querem jogar à bola. Calma amigos, são apenas crianças que querem divertir-se a jogar à bola!

Sem comentários: