domingo, 26 de abril de 2009

Iniciados: Morrer na praia! (SC Beira-Mar, 0 - SC Braga, 1)

O jogo era decisivo e difícil, a expectativa imensa mas todos alimentávamos o sonho de ser possível passar à 3ª fase do campeonato nacional, aquela que apura o campeão. Para este importante encontro da 5ª e penúltima jornada da 2ª fase, série B, o Beira-Mar apresentou: Samuel; João Rui (Iuri aos 47'), Francisco, Manuel, Miguel e Nito; Daniel (João Pedro aos 64'), Rafa, Wilson e Pité; Erivaldo.
Suplentes não utilizados: Tiago, João António e Pedro Salgado
Treinadores: Vítor Henriques e Bruno Almeida
Ao intervalo: 0-0; Golo aos 67'

O Beira-Mar, consciente da valia do nosso adversário, iniciou a partida dando a iniciativa do jogo ao Sporting de Braga que trocava a bola à vontade no seu meio campo mas que era alvo de marcações apertadas e seguras logo que a bola chegava à linha de meio campo. O jogo estava muito táctico com as defesas a superiorizarem-se aos ataques. Mesmo assim os nossos atletas não deixaram de procurar chegar à baliza adversária e aos 26', após um cruzamento da direita de Daniel que Erivaldo deixou passar, surgiu Pité, na esquerda, em boa posição para fazer o 1-0. O remate surgiu, porém, ao lado da baliza adversária. O jogo começava a animar-se mais um pouco e aos 28' foi a vez do Braga criar algum "frisson" para a baliza defendida por Samuel, com um bom remate do perigoso avançado Diogo Borges que não acertou no alvo. Até ao intervalo ainda houve oportunidade de ver, aos 29', um livre perigoso a favor do Beira-Mar, em posição frontal, que Daniel atirou à figura do guarda-redes e uma oportunidade desperdiçada por Erivaldo, aos 31', após magnífica jogada do incansável Wilson.

Para a 2ª parte e sabendo que apenas a vitória interessava a qualquer das equipas (ninguém esperava a vitória do Vizela em Matosinhos), o jogo foi mais aberto com o Beira-Mar a procurar mais o golo. A equipa surgiu mais adiantada e muito rematadora, de que são exemplos as tentativas de Wilson, logo no 1º minuto, ao lado e um excelente disparo de Rafa, aos 3', para uma grande defesa do guarda-redes contrário. Logo a seguir, aos 8', foi a vez de Erivaldo, dentro da grande área, rematar perigosamente para mais uma boa defesa do jovem bracarense. Esta atitude da nossa equipa empolgava os nossos adeptos mas abria também algumas brechas na solidez defensiva demonstrada na 1ª parte. Foi assim que o SC Braga dispôs também de duas grandes oportunidades de golo, aos 9', com uma grande defesa de Samuel que viu depois a recarga passar por cima da sua baliza e aos 17' com a bola, cruzada da esquerda, a ser desviada mas a passar frente à nossa baliza sem que surgisse o toque final. Foi a melhor fase do jogo e sentia-se que o golo poderia surgir em qualquer das balizas. Erivaldo, por duas vezes, chega atrasado para o golo, primeiro a um cruzamento perigoso de Wilson, aos 19' e logo no minuto seguinte, quando se deixa antecipar por um defesa "arsenalista" e não consegue o "chapéu" ao guarda-redes que abandonara os postes. Mais um esforço e aos 21' foi a vez de Pité rematar cruzado da esquerda e ver a bola rasar o poste contrário. O jogo aproximava-se do final e, quando faltavam apenas três minutos para os 70, surgiu aquilo que já ninguém esperava, o golo do SC Braga. Morremos com a praia à vista! Grande atitude dos nossos jogadores, parabéns pela magnífica época que têm feito.

Boa arbitragem do Sr. Luís Ramos da AF Viseu.

Sem comentários: