domingo, 24 de maio de 2009

INICIADOS B: Resultado justo

Fiães SC, 1 - SC Beira-Mar, 1
(1-0, ao intervalo)
Partida muito difícil, disputada arduamente por duas boas equipas, com ambas a procurar a vitória e que terminou com um resultado justo, que traduz aquilo que foi o jogo, com fases de domínio repartidas, algumas oportunidades de golo perdidas para os dois lados e, sobretudo, com muito equilíbrio.
A nossa equipa apresentou-se no campo de treinos do Fiães SC com:
André (GR); Francisco (Balacó, 50'), Manuel, Iuri (Gui, 26') e Filipe (João António, 26'); Miguel, Rafa (cap.), Renato (Pedro Aparício, intervalo) e Wilson (Tiago, intervalo); Henrique e Marc.
O jogo era de capital importância para a equipa do norte do distrito já que, com três jogos apenas para disputar, qualquer perda de pontos hipotecaria as suas aspirações de subida aos campeonatos nacionais de iniciados. E o jogo não poderia ter começado melhor para o Fiães, pois logo aos 2' e sem que nada tivesse feito para o justificar, adiantou-se no marcador. Uma bola que parecia não levar qualquer perigo para as nossas redes, sobre a linha de fundo, do lado direito, é literalmente despejada para a nossa área. O "balão" ganhou uma trajectória inesperada, sobrevoou a baliza, bateu no poste mais distante e entrou, perante a estupefacção geral. Lotaria pura!
O Beira-Mar reagiu muito bem a esta contrariedade inicial e passou a ter ascendente no jogo. Nesta fase é de destacar as várias tentativas de chegar ao golo através de remates protagonizados por Wilson. Foi assim aos 4' e outra vez no minuto seguinte, agora a concluir uma boa jogada da equipa pela esquerda, com passe atrasado de Filipe. Aos 10', a maior oportunidade de toda a 1ª parte. Marc é derrubado à entrada da área e, na marcação do livre, Wilson, mais uma vez, remata forte, o guardião Carlos Alberto não segura e Rafa, à boca da baliza, sem oposição, fez aquilo que parecia ser o mais difícil, rematou por cima da barra. Ui!
O Fiães jogava em contra-ataque e, aos 12', numa transição rápida, o aniversariante André (parabéns pelos 14 anos) é obrigado a uma boa intervenção. Na sequência do canto cedido, novo calafrio, aparecendo um jogador contrário, ao 2º poste, em boa posição para finalizar. Ao maior domínio territorial do Beira-Mar respondia o Fiães com a velocidade dos seus homens mais adiantados. Os guarda-redes, no entanto, não eram chamados a grandes intervenções. O nosso maior domínio culminava sempre em tentativas, normalmente de Wilson, mas também de Rafa, através de remates de longe que não encontravam o alvo.
Na fase inicial da 2ª parte, ao maior domínio aveirense, juntou-se também um futebol mais fluido, com a bola a circular de um lado ao outro do campo, com maior profundidade e com os nossos homens a aparecerem mais vezes perto da zona de finalização. Logo aos 2', numa jogada em que a equipa faz circular a bola da direita para a esquerda, Marc faz um centro/remate, com muito perigo, mas vê a bola a passar ligeiramente ao lado da baliza. Aos 4´é Francisco que vai à linha e centra perigosamente para uma boa intervenção de Carlos Alberto. No minuto seguinte, grande jogada colectiva e penetração de Pedro Aparício, que aparece na frente do guardião contrário e atira ao poste esquerdo. Ui! Grande jogada e grande oportunidade. Aos 7', Rafa arranca um remate do "meio-da-rua" e a bola rasa o travessão! Quem assistia ao jogo aguardava o golo do empate a todo o instante. Pois, mas a velocidade do adversário, sobretudo do nº 47 (Carlos Peixoto), ia deitando tudo a perder, aos 8', através de um rápido contra-ataque, sempre pela direita, que só foi parado por André, que desviou para canto. Grande oportunidade.
Mas nesta fase a melhor equipa era o Beira-Mar e foi com justiça que, aos 15', chegámos ao 1-1. Canto na direita, marcado com o pé esquerdo por João António, e desvio precioso de cabeça de Miguel.
Após o empate, o jogo passou por uma fase de algum equilíbrio, mas com as duas equipas a procurarem a vitória. Poderia o golo ter acontecido para qualquer dos lados, nesta fase final do jogo, mas as oportunidades só haveriam de chegar mesmo no fim. Primeiro foi Marc que finalizou, aos 35', com um remate frouxo, uma assistência de Tiago, após jogada de contra-ataque. Depois, reconheçamos, aconteceram as mais flagrantes ocasiões de golo para o Fiães, já no período de descontos. Primeiro através de um remate cruzado que passou rente ao poste contrário (35+1') e finalmente aos 35+3' com a bola a ir, caprichosamente, bater na barra da baliza de André. A sorte que tiveram no início do jogo, faltou-lhes nesta ponta final.
Ainda bem, porque o resultado é justo, numa partida emotiva, num "pelado" muito difícil mas que a chuva fraca ainda amenizou e que trouxe à nossa equipa o 5º jogo consecutivo sem perder. A arbitragem não teve problemas de maior.

Sem comentários: