sábado, 13 de junho de 2009

ESCOLAS A: Vitória sobre Mini-Foot garante 3º lugar

Mini-Foot, 0 - SC Beira-Mar, 3
(0-2, ao intervalo)
O que estava em causa, neste jogo da última jornada do campeonato distrital, era a luta pela conquista do 3º lugar na prova. O SC Beira-Mar partia com vantagem e sabia que, em caso de vitória, o lugar no pódio seria seu. E foi com inteira justiça e de forma clara que os auri-negros alcançaram o objectivo desejado, em mais uma bela partida de futebol.
Para o encontro, no parque de jogos da Quinta do Adro, em S. João de Loure, Ricardo Pinheiro escolheu os seguintes elementos:
Pouseiro (GR); Rafael, Bernardo (cap), Leonardo, Terrinca, Didi e Miguel Morgado.
Jogaram ainda na 1ª parte: João Gonçalo, Portugal, André e Alexandre.
O SC Beira-Mar entrou de rompante, como que a querer resolver, deste o primeiro momento, a questão que o tinha trazido ao sintético de Loure: a vitória e a manutenção do 3º lugar. Logo no primeiro minuto Miguel ameaçou marcar, rematando para fora uma boa assistência de Didi, na esquerda. Mas da ameaça ao golo foi questão de pouco tempo. Aos 2', Didi marcou mesmo. Golo de belo efeito, com uma magnífica execução técnica do pequeno goleador aveirense, que fez passar a bola por cima do guardião do Mini-Foot, à saída deste da baliza.
O Mini-Foot, onde começavam a dar nas vistas o nº 10 (Tavares) e o nº 17 (Marcelo), reagiu e respondeu bem ao golo sofrido. Aos 5' de jogo, Tavares, num remate intencional à meia-volta, faz passar a bola rente ao poste direito da baliza defendida por Paulo Pouseiro. E aos 7' é o nosso guarda-redes que se opõe, com defesa segura, à marcação de um livre directo, em posição frontal.
O jogo estava repartido, era bem jogado e, aos 10', foi a vez de Didi criar perigo. Morgado lança em corrida o nº 29 auri-negro que fica apenas com Alberto, guardião do Mini-Foot, pela frente. Mas o ângulo de remate já não era muito favorável e a oportunidade gorou-se. Na resposta, grande oportunidade do Mini-Foot chegar à igualdade mas o remate contrário esbarra com violência na barra. Nesta toada de parada e resposta foi mais feliz o SC Beira-Mar que, aos 13', dilata a vantagem para 0-2. Grande golo de Miguel Morgado! A jogada começa no meio campo com um excelente trabalho de Didi, que coloca na frente, em Morgado. O canhoto e talentoso jogador aveirense, "enche" o pé (esquerdo) e fuzila o impotente guarda-redes contrário que nada podia fazer perante a violência e colocação do remate.
Até final da 1ª parte o jogo esteve sempre controlado pela nossa equipa, a bola esteve sempre mais perto da baliza de Alberto (registe-se um remate de André, aos 15', que levou algum perigo), mas com o Mini-Foot à espreita de poder encurtar distâncias. No entanto, só aos 16', em jogada de contra-ataque, os rapazes de equipamento verde se acercaram com algum perigo da baliza de Pouseiro, que teve de se arrojar aos pés de um avançado contrário para pôr cobro à jogada.
O SC Beira-Mar reiniciou a partida com:
Pouseiro (GR); Rafael, Bernardo, Morgado, Terrinca, Leonardo e Didi.
Alinharam também na 2ª parte: João Gonçalo, Portugal, André, Henrique (GR) e Alexandre.
O 2º tempo foi um período de gestão da vantagem por parte da equipa do SC Beira-Mar. O Mini-Foot teve mais posse de bola e mais domínio territorial do que na 1ª parte, mas nunca criou situações claras para fazer golo.
Aliás, o período complementar começou logo com uma tremenda oportunidade de golo para os auri-negros. Didi, ainda não se tinha esgotado o 1º minuto de jogo, atira ao poste, na cara do guarda-redes e perde soberana ocasião para "matar" o jogo.
Foi a grande oportunidade da 2ª parte, já que a maior percentagem de posse de bola do Mini-Foot nunca criou verdadeiro perigo para a baliza de Pouseiro (e, depois, Henrique) e era o Beira-Mar, em lances de contra-ataque, que dava a sensação de poder chegar mais depressa ao golo. E foi o que aconteceu, aos16', através da marcação de uma grande penalidade assinalada a castigar uma "mão" de um defesa do Mini-Foot, que cortou, em cima da linha fatal, a bola rematada por Didi e que daria o 0-3. Miguel Morgado, encarregado da transformação, não tremeu e fixou o resultado final com um remate bem colocado.
Até final, registo para mais um lance de perigo de André, que, em jogada de contra-ataque, perde uma boa oportunidade de ampliar o resultado. Vitória justa, numa partida jogada por duas boas equipas e em que o Mini-Foot mereceria, talvez, ter marcado o seu tento de honra.
Parabéns à equipa do SC Beira-Mar pela boa época realizada, pelo 3º lugar alcançado (melhor classificação de todas as equipas de futebol de 7) e agora, que venham os torneios!

Sem comentários: