quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Jogos de preparação: Iniciados perdem, juniores ganham

A pré-época das equipas de futebol de 11 da Academia de Futebol do SC Beira-Mar segue o planeamento traçado e os jogos de preparação vão-se sucedendo. Sem medo de derrubar a fasquia (o criticável é quando se tenta saltar muito baixo), os adversários escolhidos pela coordenação técnica da Academia, para estes jogos treino, são de grande qualidade, de modo a que as dificuldades colocadas às nossas equipas não sejam inferiores (pelo contrário), aquelas que encontrarão nos respectivos campeonatos. E foi neste quadro que os nossos iniciados e juniores fizeram mais um jogo de preparação, os mais novos, ontem, em Coimbra, com a Académica, e os mais velhos, hoje, contra os seniores do CD Estarreja, no relvado secundário do Estádio Mário Duarte.

INICIADOS: Académica, 5 - SC Beira-Mar, 2 (3-2, ao intervalo)
A meio da 2ª semana de preparação, os iniciados, depois da vitória de domingo contra o Salgueiros, deslocaram-se a Coimbra para realizarem o 2º teste da época contra a Académica, equipa que integra a série D do campeonato nacional, sendo um forte candidato ao apuramento para a 2ª fase. Foi um jogo contra um adversário que demonstrou ter muito valor e que acabou por vencer com toda a justiça. O desnível no marcador, para além do valor patenteado pelo adversário, tem como atenuante as muitas contrariedades que a nossa equipa sofreu (antes e durante o jogo), no que respeita a problemas físicos de que padecem alguns jogadores influentes.
O jogo até não poderia ter começado melhor para a nossa equipa, quando, logo aos 3' de jogo, Rafa colocou os auri-negros em vantagem, dando a melhor sequência a um pontapé livre executado por Tiaguinho. Só que foi sol de pouca dura e o melhor futebol dos estudantes rapidamente colocou os coninbricenses em vantagem, com golos aos 5' e 10'. Durante a primeira parte, ainda houve períodos em que conseguimos contrariar a superioridade da Académica e chegar também com alguma frequência à zona de finalização. Foi assim que Henrique, aos 20', restabeleceu a igualdade, fazendo o 2-2, também na sequência de uma bola parada, desta vez batida por Ruben.
Quando estava prestes a terminar o 1º período de jogo, no entanto, a Académica voltou a adiantar-se e a primeira parte terminou com 3-2 no marcador.
Com muitas alterações na 2ª parte e a saída por lesão de vários jogadores, o período complementar foi quase de sentido único e foi com naturalidade que o resultado se avolumou com mais 2 golos obtidos pela Académica.
Ainda assim, foi um bom teste e ficou a ideia que, contra adversários muito fortes (como já tinha sido o Salgueiros), vamos precisar de todos os nossos jogadores ao melhor nível para poder equilibrar os confrontos.
JUNIORES: SC Beira-Mar, 1 - CD Estarreja (seniores), 0 (1-0, ao intervalo)
Duas vitórias e uma derrota passou a ser o saldo da nossa equipa de juniores nesta pré-época, com a curiosidade dos resultados positivos terem sido obtidos contra adversários de escalão superior. Depois da vitória contra os seniores do Águeda, foi hoje a vez de levar de vencida o CD Estarreja, crónico pretendente à subida de divisão no campeonato distrital da 1ª divisão da AF Aveiro. Foi um jogo extremamente equilibrado com oportunidades de golo para ambas as equipas a acontecerem, quer na primeira, quer na segunda parte. A grande diferença, entre um e o outro período de jogo, teve a ver com a intensidade de jogo. Com as equipas tidas por mais fortes a actuarem no 2º tempo, a velocidade imprimida neste período foi, por vezes, estonteante, a entrega dos jogadores foi total e o jogo teve fases verdadeiramente empolgantes. Bom ensaio para a nossa equipa, que demonstrou, mais uma vez, ter um excelente conjunto. O resultado foi feito aos 37' da 1ª parte, com um golpe de cabeça de Nelson. No 2º tempo o resultado não sofreu alteração, para o que muito contribui a disponibilidade demonstrada pelos jogadores para defenderem, contra um conjunto mais velho e que mostrou, também, credenciais muito fortes.
Os próximos jogos de preparação serão no sábado, para juniores e juvenis, que se defrontarão às 10h30, no campo de treinos do Mário Duarte e no domingo, para os iniciados A e B, que defrontarão, em S. João da Madeira, a Sanjoanense, às 09h30 os mais novos e às 11h00 os mais velhos.

Sem comentários: