domingo, 30 de agosto de 2009

Juvenis entram com o pé direito no campeonato nacional

SC Beira-Mar, 2 - Leixões SC, 1 (1-1 ao intervalo)
Os espanhóis têm um ditado que diz não "ser bom ver bons começos aos filhos", mais ou menos o equivalente ao bem português "o primeiro milho é para os pardais". Eu cá por mim não vou nisso e acho magnífico que os nossos juvenis tenham brindado o seu regresso ao convívio dos grandes com uma brilhante e justíssima vitória sobre o Leixões. É sempre bom começar a ganhar, são as vitórias que moralizam o grupo e que o unem para novos êxitos futuros.
Numa manhã de intenso calor e perante uma bem composta assistência, que deu muita vida à bancada poente do velhinho Mário Duarte, Aguinaldo Melo escolheu os seguintes jogadores para o jogo:
Samuel (GR); Leandro, Lobo (cap), Rui e Mika; Cassamá, Tito (Pité, 80+2') e Ricardo Castro; Sérgio (Nito, 58'), Paulo Sousa e Pedro (Marc, 72').
Suplentes não utilizados: Cirineu (GR), Iuri, Balacó e Tiago Azevedo.
O jogo iniciou-se sob uma temperatura já bem elevada e fosse por isso, fosse por respeito mútuo, a toada imposta por ambas as equipas era bastante morna e a bola jogava-se quase sempre longe das balizas. Ainda assim o sinal mais começou por ser dado pela equipa da casa, a primeira a mostrar que queria conquistar os três pontos. Foi aos 13' que se verificou o primeiro momento de "frisson", na transformação de um livre directo, em posição frontal. Ricardo, encarregado da marcação, rematou forte mas acima do travessão matosinhense. Inspirado pelo lance do colega, Pedro, em boa jogada individual, aos 16', esteve a ponto de ficar na cara do guarda-redes, mas o último defesa leixonense não lhe permitiu a veleidade.
E foi nesta fase de jogo, com o Beira-Mar a mostrar-se muito mais perigoso, que o Leixões se colocou em vantagem, contra a chamada corrente do jogo. Na primeira vez que os matosinhenses se acercaram da nossa baliza, fizeram o 0-1. Leandro não conseguiu travar a escapada do dianteiro contrário, pela esquerda e Samuel, que ainda desviou o remate cruzado, também não conseguiu evitar o pior para as redes aveirenses. Estavam decorridos 18' da 1ª parte, quando se verificou esta injustiça no marcador. Primeiro remate, primeiro golo.
A equipa não se desuniu perante a adversidade e ainda que a velocidade imprimida ao jogo nunca tenha sido elevada (o calor sufocava mesmo quem estava só a assistir) o SC Beira-Mar procurava chegar às redes contrárias e era a equipa que tinha a iniciativa de jogo. Cassamá tentou a sua sorte, aos 22', com um remate forte de longe, parado sem dificuldade pelo guardião contrário. Aos 32' foi Mica que executou um bom centro, recepcionado por Paulo Sousa dentro da grande-área e, quando o felino jogador auri-negro procurava servir Pedro, solto na esquerda, um defesa leixonense faz o corte "in-extremis" e gorou a tentativa de empate. A justiça no marcador haveria, no entanto, de chegar ao cair do pano da 1ª parte. O cronómetro assinalava precisamente 40' de jogo, quando Sérgio surge solto na esquerda e fuzila com uma "bomba" o guarda-redes leixonense, fazendo o 1-1.
Se a 1ª parte tinha acabado bem, a 2ª não poderia ter começado melhor. Logo aos 3' o Beira-Mar coloca-se em vantagem com um golo de Paulo Sousa. A jogada começou na direita com Sérgio Abreu, o centro proporcionava um remate de primeira ao nosso Paulinho, que foi falhado, mas emendado com êxito numa segunda tentativa com o pé esquerdo. Estava feito o 2-1 e a equipa que melhor jogava estava na frente do marcador.
Faltava ainda muito tempo para jogar, o calor apertava e a toada de jogo mantinha-se muito pausada mas o sinal mais continuava a ser do Beira-Mar. Aos 9' Ricardo penetra pelo meio, numa boa jogada individual e ensaia o remate de fora da área, mas a bola é parada pelo guarda-redes. Os rapazes de Matosinhos só puseram Samuel à prova à passagem dos 13', mas o remate cruzado da direita é parado pelo promissor guardião aveirense.
Aos 18' Aguinaldo Melo lança Nito no jogo e o pequeno-grande jogador auri-negro foi ocupar o lugar de defesa-esquerdo. Na nossa opinião este jogador veio mexer um pouco com a monotonia de jogo e dar alguns safanões no equilíbrio defesa-ataque. Aos 22', numa jogada iniciada no novo defesa-esquerdo (com a lesão de Wilson Rubio, foram feitas muitas adaptações e só neste jogo passaram três jogadores pelo lugar), a bola chega a Cassamá que, em posição frontal, remata forte mas ao lado. Aos 23' grande oportunidade de golo para o Beira-Mar, diria que a mais flagrante de todo o jogo. Nito, na esquerda, centra de pé direito para o coração da área e Leandro (agora a jogar no lugar de Sérgio) remata de cabeça, a rasar o travessão, só com o guarda-redes pela frente.
O Leixões praticamente não existia e apenas nos últimos dez minutos mostrou algum querer para chegar ao empate. No entanto, ocasiões de golo nem vê-las. A gestão da vantagem foi muito bem feita pelos nossos jogadores, que trataram de defender o resultado, fase do jogo em que Cassamá viu um cartão amarelo por travar uma tentativa de um jogador contrário ganhar a linha para fazer um cruzamento.
Justa e merecida vitória do SC Beira-Mar num jogo em que o árbitro, Sr. Nuno Ventura, da AF Viseu, complicou o que era fácil, interrompendo o jogo por tudo e por nada, mostrando falta de critério no juízo dos lances.

Sem comentários: