domingo, 20 de setembro de 2009

INICIADOS A: 2º jogo, 2ª vitória, 2ª goleada!

SC Beira-Mar, 6 - RD Águeda, 0 (2-0 ao intervalo)
Em casa emprestada (aproveitamos desde já para agradecer à Direcção do GD Eixense a cedência do Campo do Monte para a realização deste jogo), a equipa de iniciados do SC Beira-Mar levou de vencida, esta manhã, o RD Águeda, num jogo que fazia parte da 2ª jornada do campeonato nacional e que se saldou por mais uma goleada (6-0), a segunda obtida em dois jogos realizados. Foi um jogo de domínio avassalador dos auri-negros e a história do jogo é feita dos golos e oportunidades perdidas pelos aveirenses. Uma palavra de apreço para o adversário, que, com armas desiguais, lutou abnegadamente, mostrou sempre "fair-play" e teve no seu guardião (bom jogador) a principal figura.
Apenas com uma alteração relativamente ao jogo de Vildemoínhos, Alberto Raínho fez as seguintes escolhas para esta partida:
Hugo (GR); Diogo H. Carvalho (Zazu aos 50'), Gui, João Rafael (Pedro Salgado ao intervalo) e Ruben Marques (João António aos 54'); André Silva, Rafa e Tiaguinho (Diogo M. Carvalho ao intervalo); Tiago Gomes, Henrique e Ricardo Tavares.
Suplentes não utilizados: Canha (GR), Bruno Filipe e Duílio.
Quando Henrique abriu o activo, logo no 1º minuto, num lance em que apareceu na cara do guarda-redes, isolado por Ricardo Tavares, pensar-se-ia que o jogo teria contornos fáceis e que o resultado, a avaliar pelo que tinham feito as duas equipas na 1ª jornada, poderia atingir números pouco habituais. Tenho para mim que os jogos, para além, evidentemente, do valor das equipas em confronto, se tornam fáceis ou difíceis, em função das incidências das partidas e daquilo que passa pela cabeça dos artistas (jogadores). Se no jogo de há oito dias, em Vildemoínhos, o jogo se tornou "fácil", porque a equipa concretizou a maior parte das oportunidades de golo e respeitou sempre o adversário, o de hoje, pese embora o golo madrugador (ou, se calhar, por causa disso), acabou por se tornar algo enervante e só ficou definitivamente resolvido na 2ª parte. Isto porque, a seguir ao golo inaugural, não soubemos "matar" o jogo e debilitar o moral contrário, desperdiçando sucessivas e flagrantes oportunidades para marcar. E se, nalguns casos, tivesse faltado a pontinha de sorte e, noutros, houvesse mérito do adversário, nomeadamente do seu guarda-redes, muitos houve em que as falhas se deveram a alguma displicência da nossa parte. Um jogador, perante uma situação flagrante de golo, deve sempre pensar que o resultado está 0-0 e que o adversário é a melhor equipa do mundo.
Quanto ao resto, o domínio caseiro foi total e o interesse do jogo foi, sobretudo a partir do 2-0 (obtido, aos 24', por Tiago Gomes, que desviou, em esforço mas com mestria, uma bola ganha de cabeça por Ricardo Tavares a partir de uma reposição de Hugo), saber por "quantos" o Beira-Mar iria ganhar. Na 1ª parte, para além dos dois golos obtidos, registo para as oportunidades perdidas (apenas as de golo "cantado", como dizem os espanhóis): Tiago Gomes (5'-na cara do guarda-redes, parece que tropeça na bola; 9'- isolado, ao poste), Rafa (13'- isolado, opta por não rematar e a jogada perde-se), Tiaguinho (23'- bom remate do meio-da-rua, à barra), André Silva (28'- forte remate dentro da grande-área, solicitado por passe atrasado de Ricardo Tavares, com grande defesa do guarda-redes).
O filme da 2ª parte é em tudo idêntico ao da 1ª talvez com uma melhor taxa de aproveitamento das oportunidades.
Golos: 3-0, aos 9', por Henrique, de cabeça, correspondendo a um cruzamento de Diogo M. Carvalho, que tinha ganho a linha de fundo, após uma boa jogada; 4-0, aos 16', por Tiago Gomes, que finaliza isolado uma jogada em que intervieram Ruben e Henrique; 5-0, aos 22', outra vez por Henrique, que fez assim o seu "hat-trick". Uma boa jogada de Tiago Gomes pela direita, terminou com um cruzamento para a cabeça do nº 9 aveirense, que se antecipou ao guarda-redes contrário; finalmente o 6-0, aos 26', com Ricardo Tavares a assinar o "ponto", num lance em que é desmarcado, na esquerda, por André Silva, rematando com o pé direito ao poste mais distante, fora do alcance do nº 1 contrário.
Ainda que possa parecer fastidioso, registam-se, também, as oportunidades de golo flagrantemente perdidas no período complementar: Pedro Salgado (1'- na sequência de um canto, a bola fica a saltitar na pequena área e o central aveirense "fuzila" violentamente, mas a bola bate "milagrosamente" nas pernas de um adversário); Henrique (6'- ganha em velocidade, pelo corredor esquerdo e, à saída do guarda-redes, atira rente ao poste mais distante); Tiago Gomes (10'- boa jogada pela direita, atira fora do alcance do guardião, mas a bola é salva em cima da linha de golo por um defesa contrário); Ricardo Tavares (26'- isolado perde a oportunidade de remate; 34'- lance idêntico ao anterior); Rafa (29'- ganha a bola descaído para o lado esquerdo e remata violentamente, com a bola a esbarrar na barra da baliza do Recreio; 35'- isolado, atira para as mãos do guarda-redes).
Hugo teve mais uma manhã tranquila, tal como o Sr. Josá Pedro Laranjeira (árbitro da AF Coimbra, que dirigiu o encontro) e seus auxiliares (Mário Gonçalves e Sérgio Piroto) que fizeram um trabalho isento de erros num jogo sem casos.

Sem comentários: