sábado, 19 de setembro de 2009

Iniciados B: Foi bom entrar a ganhar

SC Beira-Mar, 2 - SC Alba, 0 (0-0 ao intervalo)
Esta época têm sido boas (com vitórias) as estreias das equipas de futebol de 11 da Academia do SC Beira-Mar nas provas oficiais onde participam. Hoje de manhã, em jogo da 1ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão da AFA, a equipa B de iniciados confirmou aquela que tem sido a regra até agora e estreou-se também a ganhar, batendo o SC Alba por 2-0.
Num jogo que teve duas partes distintas, sempre com superioridade aveirense, o vencedor é inteiramente justo e não pode sofrer qualquer espécie de contestação. No primeiro tempo, embora sempre com sinal mais, a equipa auri-negra esteve presa de movimentos, realizando uma exibição algo cinzenta, a condizer com a cor do equipamento alternativo que teve de usar. No período complementar os jovens aveirenses soltaram-se, o seu futebol ganhou outra dinâmica e assistiu-se, no Campo de Treinos do Estádio Mário Duarte, a momentos de bom futebol. Ainda que tenha sido a força do colectivo a sobressair neste período, é justo referir o "passe de magia" realizado por João Amaral ao intervalo, tirando dois "coelhos da cartola" (Joel e Diogo M. Carvalho) e lançando-os na partida que ajudaram a decidir.
A equipa do SC Beira-Mar alinhou com:
Canha (GR); Yusuf, Pedro Salgado, Fábio (cap) e Bruno Filipe; Sérgio (Tiago Ramalho aos 64'), Nuno Abreu (Diogo M. Carvalho ao intervalo) e João António; Sousa (Joel ao intervalo), Duílio (Rui aos 67') e Jorge.
Suplentes não utilizados: Leo (GR), Luís e Bruno Reis.
Ainda que o jogo tenha tido, na parte inicial (2' e 4') dois momentos de alguma emoção junto da baliza do Alba (golo anulado a Jorge por fora-de-jogo e uma perdida de Duílio, que, em boa posição, se deixou antecipar no momento do remate), a primeira parte desenrolou-se, quase sempre, em ritmo pausado, com futebol desgarrado, previsível e com falta de imaginação e dinâmica. Apesar de tudo, o ascendente foi sempre do Beira-Mar (o Alba não chegou à baliza de Canha neste 1º tempo) e sentia-se que era a única equipa que poderia chegar ao golo. Este sentimento mais se fortaleceu, quando os aveirenses, a partir dos últimos 10' da etapa inicial, intensificaram o seu domínio e começaram a rondar com perigo a baliza dos rapazes de Albergaria. Jorge, aos 22', após uma boa iniciativa individual começada na direita, fez a diagonal para dentro e rematou forte, de pé esquerdo, com a bola a passar perigosamente por alto. Até ao final da 1ª parte registo para duas bolas na barra da baliza dos visitantes. Primeiro foi Duílio, de fora da área, aos 29' e, dois minutos depois, foi Jorge que imitou o colega na marcação de um livre directo, descaído para a esquerda. Com esta falta de sorte chegou o intervalo e, apesar da exibição menos conseguida, o resultado afigurava-se injusto para aquilo que as duas equipas tinham produzido.
O filme da 2ª parte foi completamente diferente, o futebol da equipa do Beira-Mar ganhou, com as substituições operadas ao intervalo, outra vivacidade, uma dinâmica muito maior e as jogadas de envolvimento colectivo produziam um espectáculo que enchia o olho aos espectadores e criavam oportunidades de golo sucessivas.
A entrada fortíssima do Beira-Mar no período complementar produziu, logo aos 2', o primeiro momento de emoção, proporcionado por um forte remate por cima da barra de Bruno Filipe, após uma boa jogada colectiva. Aos 7' começou a aparecer Joel, que viria a revelar-se decisivo neste jogo. Numa boa jogada individual pela direita, o extremo ex-Oliveira do Bairro centrou para o coração da área, mas Duílio finalizou mal de cabeça. No minuto seguinte, nova oportunidade de golo. Na sequência de um canto na direita marcado à maneira curta, João António fez um centro tenso, sendo a bola desviada de cabeça por Fábio para bater no poste mais distante. No seguimento do lance, Jorge, em posição frontal e bem dentro da área, fez a recarga por alto. Cheirava a golo e ele surgiu logo a seguir, aos 9'. O lance foi fabricado pelos "jokers" lançados no jogo ao intervalo. Diogo Carvalho solicitou Joel, na direita, com um passe rasgado e o endiabrado jogador aveirense ganhou a linha de fundo ao adversário com um bom gesto de técnica individual e, cabeça levantada, centrou atrasado, com a bola bem rasteira a vir de encontro ao mesmo Diogo, que acompanhou o lance desde a entrada do meio-campo adversário. O remate forte e cruzado do centro-campista, que na última temporada representava o Estrela Azul, não deu qualquer hipótese ao guardião contrário. Foi a festa do merecido 1-0.
Embalados pelo golo, os nossos rapazes encostaram o adversário à sua baliza e o bom futebol que continuavam a praticar augurava mais golos. Pelo menos oportunidades não faltavam. Aos 16', Joel, em mais uma boa jogada pela direita, faz um cruzamento que apanha Jorge sozinho na área, mas o avançado auri-negro desperdiça a oportunidade, rematando de cabeça por cima da baliza. O mesmo Jorge, aos 18', volta a estar em evidência, desviando de cabeça, rente ao poste, uma bola batida por Diogo Carvalho, na marcação de um livre na esquerda. Aos 20', Diogo Carvalho isola Joel, mas o remate é desviado pelo guarda-redes para canto.
O jogo era dominado e controlado completamente pelo Beira-Mar e Canha não tinha feito, até esta altura, uma defesa que fosse. Mas o futebol é um jogo fértil em surpresas e, num minuto, o Alba quase que demonstrava essa verdade inquestionável. Depois de o Beira-Mar ter construído oportunidades para estar a vencer confortavelmente, aos 22' e 23' o SC Alba quase empatava o jogo. Primeiro foi o nº 9 de Albergaria, que, após um lançamento de reposição do seu guardião, ganha em velocidade a Yusuf, pela esquerda, valendo o ângulo difícil com que desferiu o remate às malhas laterais da baliza de Canha. No minuto seguinte foi a vez da bola bater na barra do guardião aveirense, após a marcação de um livre directo, em posição frontal.
Seria de toda a injustiça outro resultado, que não a vitória do Beira-Mar, mas a verdade é que só aos 32' da 2ª parte foi possível alguma tranquilidade com a obtenção do 2-0. Foi Jorge, que também esteve bastante activo neste jogo, o seu autor, aparecendo solto ao 2º poste a rematar com êxito o canto batido por João António, no lado direito.
A arbitragem esteve em bom plano.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabens!
Grande vitoria, não tenho duvida que vão á serie dos primeiros.
Só faltam 17 vitorias!
RP