sábado, 26 de setembro de 2009

JUNIORES: Vitória (7-1) e 1º lugar!

SC Beira-Mar, 7 - ADC Adémia, 1 (3-1 ao intervalo)
O Beira-Mar derrotou copiosamente (7-1) a ADC Adémia em encontro da 3ª jornada do campeonato nacional de juniores da 2ª divisão e ascendeu à liderança da prova.
No jogo disputado esta tarde no Estádio Mário Duarte, a supremacia dos auri-negros nunca esteve em causa e se na primeira parte ainda houve algum condimento que resultou da desvantagem inicial no marcador (0-1 obtido aos 4'), no período complementar a incerteza foi a de saber quais os contornos que a goleada tomaria. Em evidência, pelos golos obtidos, estiveram Nuno Silva, com 4, e Mathieu, que fez um "hat-trick".
Numa partida bem dirigida pelo árbitro Sr. Pedro Meireles, da AF Porto, as equipas alinharam com:
SC Beira-Mar: Ricardo Barros (GR); Berna, Renato (Facris aos 66'), Beato e Bryan; André Vaz (cap), Nuno Silva e Filipe (André Aranha aos 58'); Nelson, Mathieu e Hugo Seixas (Granja aos 66').
Suplente não utilizado: Samuel (GR)
ADC Adémia: Diogo Lopes (GR); Bruno Santos, Rui Costa, João Chelinho e Carlos Martins (Pedro Domingos aos 66'); Pedro Cardoso, João Duarte (cap) (David Pinto aos 13'), Samma N'Keck (Jorge Bernarda aos 58') e João Fortuna; Ruben e José Reis.
O Beira-Mar entrou no jogo disposto a resolver cedo a partida e, logo no 1º minuto de jogo, André Vaz quase abria o marcador, mas o guardião Diogo Lopes opôs-se com uma grande defesa para canto. Aliás, nos primeiros três minutos de jogo, os aveirenses conquistaram quatro pontapés de canto. Era um sufoco. O certo é que foi a equipa forasteira que abriu o marcador, num lance, aos 4', em que uma desconcentração defensiva colocou a bola nos pés do rápido e irrequieto Ruben, que, ganhando-a em zona proibitiva, acabou por fazer um golo de bela execução técnica, através de um "chapéu", à entrada da área, que surpreendeu o adiantado Ricardo.
Este golo apenas condimentou um pouco a partida, uma vez que já se tinha verificado que havia uma grande diferença de valores nas equipas em confronto e, a jogar como tinham entrado, os aveirenses acabariam por inverter, com maior ou menor dificuldade, a desvantagem no marcador. O jogo era disputado, sempre, no meio-campo da equipa de Coimbra e foi, pois, com naturalidade e, quiçá, tardiamente, que o Beira-Mar chegou ao empate, aos 17', através de Nuno Silva, que correspondeu com um bom golpe de cabeça a um cruzamento de Seixas, da esquerda. No minuto seguinte ao 1-1, é Seixas que perde uma flagrante oportunidade de golo, quando, sozinho, na frente do guardião da ADC Adémia, cabeceia ao lado uma bola que Nelson tinha centrado com conta, peso e medida. Não demorou muito a chegar, no entanto, o 2-1. Havia 23' de jogo e foi Nuno, novamente, o marcador. Boa jogada colectiva, com intervenções de Mathieu e Seixas, que fez um passe atrasado, à saída do guarda-redes, para o nº 7 aveirense atirar para a baliza deserta. A verdade no marcador estava reposta, mas, se dúvidas ainda houvesse, elas seriam desfeitas aos 25', quando Mathieu aproveita a confusão gerada na marcação de um canto e atira para o 3-1.
Com uma vantagem mais tranquila no marcador, o Beira-Mar desacelerou e permitiu, aos 26', que os conimbricenses chegassem pela 2ª vez à área adversária e conquistassem o seu primeiro (e único) pontapé de canto da partida. Até ao intervalo destaque ainda para duas oportunidades de golo para o Beira-Mar, aos 32' (pontapé de canto "laboratorial", com André Vaz a rematar para defesa com o pé de Diogo Lopes) e aos 39' (Seixas, após jogada individual, remata por cima da barra, quando estava bem enquadrado com a baliza e em posição frontal). A Adémia teve o seu momento de perigo, aos 38', com um remate de David Pinto às malhas laterais.
Na 2ª parte o cariz do jogo manteve-se, o domínio beira-marense foi total, marcaram-se 4 golos e outros tantos (ou mais) ficaram por marcar.
Golos: 4-1, no primeiro minuto, por Mathieu, que, de ângulo muito difícil, culmina da melhor maneira uma boa jogada individual desde a esquerda, onde tinha sido servido por Nuno Silva; 5-1, aos 26', com "hat-trick" de Mathieu, através de um "chapéu" executado de fora da área, no seguimento de uma reposição de bola em jogo por Ricardo; o 6-1 chegou aos 31', por Nuno Silva, através de um forte remate desferido dentro da grande área, após um passe atrasado que Nelson solicitou; finalmente, aos 45'+1, o 7-1, ainda por Nuno, que, deste modo, consumou o seu poquer de golos. Foi um golo com intervenção de Mathieu, na direita, penetração de André Vaz e assistência para Nuno que, face ao guardião da Adémia, não perdoou.
No capítulo das oportunidades perdidas o destaque vai para André Aranha, que em três ocasiões (35', 36' e 44') esteve em posição privilegiada para finalizar e em duas (15' e 17') assistiu Hugo Seixas para golos quase feitos. Referência ainda para Nuno (6' e 13') e Mathieu (23' e 32') que desperdiçaram ocasiões que dariam ao marcador números pouco habituais em provas a nível nacional.

Sem comentários: