sábado, 24 de outubro de 2009

INFANTIS B: A justiça chegou no fim!

SC Beira-Mar, 1 - Mini Foot Clube, 0
(0-0, ao intervalo)
Foi uma vitória arrancada a ferros, aquela que hoje foi conseguida pela equipa de Ricardo Pinheiro, na jornada inaugural do campeonato distrital de infantis B, contra o Mini Foot, uma das boas equipas da série e, teoricamente, candidato aos primeiros lugares.
No entanto, o resultado tangencial obtido em cima dos 60' regulamentares, com um golo de Bernardo, pode induzir em erro quem não tenha assistido ao jogo, disputado ao final da tarde de hoje, no relvado secundário do Mário Duarte.
O domínio do Beira-Mar foi total e, na verdade, só as falhas na finalização das inúmeras oportunidades de golo criadas, os nervos do 1º jogo oficial, a ansiedade crescente (com o tempo a escoar-se sem que o golo aparecesse) e, finalmente, a portentosa exibição do guarda-redes do Mini-Foot, adiaram até ao fim a consumação da vitória dos da casa e evitaram que o marcador atingisse números mais condizentes com as diferenças apresentadas, hoje, pelas duas equipas.
Perante uma muito boa assistência, que não regateou aplausos aos intervenientes, o SC Beira-Mar apresentou-se, na 1ª parte, com:
Pouseiro (GR); Bernardo (cap) e Leo; Xavi, Gil e Miguel Morgado; Marcelo.
Ainda jogaram: Didi, Gonçalo, Terrinca e Rafa.
O Beira-Mar entrou melhor no jogo, conquistou, de imediato, dois pontapés de canto e, ao longo do tempo, foi intensificando o domínio, praticando um futebol apoiado, assente em permanentes trocas de bola desde a defesa e os lances de perigo sucediam-se com frequência. Começou por dar nas vistas Marcelo que, aos 5' de jogo, numa transição rápida, remata forte, mas por cima da baliza. Aos 8', é Gil que leva muito perigo à baliza contrária, através de um cabeceamento que sai ao lado, dando sequência ao pontapé de canto marcado por Miguel. Aos 12', novamente Marcelo em evidência. O irrequieto jogador intercepta uma bola a meio-campo, isola-se, mas finaliza com um remate ao lado, já com o guarda-redes adversário fora da baliza.
O Beira-Mar dominava, a bola jogava-se sempre mais perto da baliza do Mini-Foot, mas os verde e brancos mostravam, também, ser uma equipa organizada e que sabiam bem ao que vinham. Aos 18', mais uma oportunidade flagrante para os auri-negros inaugurarem o marcador, valendo um defesa do Mini-Foot, que salvou em cima da linha de golo, um remate de Terrinca, já com o guardião batido. Era mais que merecido o golo do Beira-Mar, mas tardava.
O primeiro sinal de perigo do Taboeira é apenas dado aos 20' de jogo, mas a nossa defesa resolveu bem o problema. O futebol de troca de bola constante dos beiramarenses criou, aos 25', mais uma situação de alarme para as redes contrárias, saindo o remate final de Gonçalo à figura do guarda-redes visitante. Até ao intervalo, mais duas ocasiões para marcar. Aos 28', Gonçalo protagoniza uma boa jogada, pela esquerda, tirando um cruzamento a que Didi corresponde com um pontapé acrobático por cima da barra. Em cima do apito final, é o guardião forasteiro, que começava a abrir o livro, a negar, com uma grande defesa, o golo que o remate de longe de Gonçalo procurava. Chegava o intervalo e o empate verificado era muito injusto para os auri-negros e demasiado lisonjeiro para o Mini-Foot.
A 2ª parte começou com a seguinte formação por parte do Beira-Mar:
Pouseiro (GR); Bernardo (cap) e Leo; Terrinca, Gil e Miguel Morgado; Didi.
Jogaram também: Xavi, Marcelo, Gonçalo e Henrique (GR).
A 2ª parte trouxe mais do mesmo, ou seja, o Beira-Mar com o domínio do jogo, numa procura constante do golo, ficando o Mini-Foot na expectativa, deixando correr o relógio, defendendo-se como podia, na esperança de poder surpreender, num contra-golpe, a equipa da casa.
Aos 3' ficou um penalti por marcar. Didi remata e, com o guarda-redes já batido, um defesa visitante salva em cima da linha de golo, levando a mão à bola, quando esta ia a entrar. Apertava o cerco o Beira-Mar e, aos 8', mais uma oportunidade flagrante. Leo traz a bola controlada desde a zona recuada e assiste Didi, que se isola e remata para uma grande defesa de recurso (com a perna) do guardião contrário. O mesmo Didi, aos 12', volta a isolar-se, em situação de contra-ataque, atirando, desta vez, para as mãos do brilhante guardião do Mini-Foot. Morgado (15', remate de pé esquerdo para nova defesa do guarda-redes) e Xavi (18', jogada de insistência com remate ao lado), são mais dois exemplos do muito que a equipa do Beira-Mar labutava para chegar ao golo. O tempo ia passando, a ansiedade crescendo e, aos 24', finalmente, o Mini-Foot conseguiu levar algum perigo à baliza de Henrique, que entrara a substituir Pouseiro, que teve uma tarde descansada. Numa jogada de contra-ataque rápido, pela direita, quando o jogador do Mini-Foot se preparava para finalizar na cara de Henrique, vindo de trás, Marcelo desarma o adversário, atirando a bola pela linha de fundo.
O melhor estava para chegar, numa altura em que Ricardo Pinheiro já tinha adiantado Bernardo, o "bom-gigante" e "capitão" desta equipa, jogando no tudo-por-tudo. Mas antes, aos 28', o Mini-Foot arranjou mais um aliado. Desta vez foi o poste, que devolveu o remate, em posição frontal, de Gil, quando já todos gritavam golo. A pressão intensificava-se e, em cima do tempo regulamentar de jogo, na sequência de um canto, chegou a justiça ao resultado. Foi Bernardo, ao 2º poste, a empurrar para dentro da baliza e a fazer o 1-0 tão ansiado pelos beiramarenses. Mas o suspense ainda não tinha acabado, pois no 2º minuto dos 5(!) de compensação dados pelo árbitro, Henrique ainda vê a barra da sua baliza devolver a bola rematada de longe, na marcação de um livre. Seria uma injustiça de todo o tamanho mas, disso, está o futebol cheio...
Parabéns a toda a equipa pela vitória e, sobretudo, pelo futebol que mostrou e que deixa adivinhar uma época com, pelo menos, bons espectáculos.

12 comentários:

Anónimo disse...

Boa exibição de uma equipa recheada de valores que vieram de fora. Parabéns à capacidade do sector de prospecção e captação. Só é pena que não tenham uma equipa técnica à altura dos jogadores presentes. Pelo jogo que os atletas apresentam vê-se que há talento, contudo, não se vê mão do treinador. Não existem ideias globais. Apenas um bom leque de jogadores. Certas atitudes do treinador também não são nada condizentes com o sector de formação e a entidade que representa.

Nuno disse...

Parabens Ricardo pelo belo grupo. Com trabalho e equilibrio psicologico, muito melhor se pode obter. Uma boa época é o que todos desejam. E que se divirtam jogando e aprendendo a ser homens de amanhã.
Nuno Barata

Anónimo disse...

Boa noite anonimo!
Não queira tirar valor onde ele está á vista.
Mandar os jogadores atirarem-se para o chão para passar tempo é que é de treinador?!
Coma um pouco de broa deve ter uma espinha entalada na garganta!
Para a próxima festejem só no final.

Anónimo disse...

PORQUE SERÁ QUE SÓ EXISTEM MAIL's COMO O DO Sr ANÓNIMO QUANDO QUALQUER EQUIPA DO BEIRA JOGA COM O TABUEIRA?

FRANCAMENTE TENHA JUIZO Sr ANÓNIMO.

JÁ AGORA, VIERAM DE FORA? EXISTEM ALGUM ATLETA QUE NÃO FALA PORTUGUÊS?

FORÇA RAPAZIADA. AMARELO E PRETO SEMPRE!!!!!!

EU
BERRO

Anónimo disse...

Parabens equipa:
Têm um excelente grupo, força para esta longa caminhada.
Força Beira-Mar!

Anónimo disse...

Parabéns Beira Mar, esta equipa possui grande qualidade. Tenho curiosidade em ver até onde podem chegar nesta época....

Anónimo disse...

Um abraço ao Ricardo e aos seus Miúdos que começarao a ganhar, esta foi a 1ª de muitas vitórias estou certo. Já há muito tempo que o Ricardo tráz para o B.M. bom jogadores e há uma coisa importante
que o sr. anónimo não sabe, é que os Miúdos que são treinados pelo Ricardo ficam para sempre amigos dele.
Será que com "bocarras" do anónimo
se faz um B.M. maior?
a.m.

Anónimo disse...

Força Ricardo,uma grande época é o que te desejo a ti e ao teu grupo.
Não ligues a bocas parvas e sem nexo de que não percebe o que é orientar um grupo.
Do teu amigo:

J.A

Anónimo disse...

Obrigado pelos elogios!
Relativamente ás criticas, respondo com resultados.
Grande abraço
Beira Mar Forever
R.P

Anónimo disse...

Ricardo não ligues a essas bocas, o senhor a.m tem razao vieram sempre bons jogadores para o Beira Mar atraves de ti.
So gostava que reparassem na selecção de sub 15 dos 10 convocados so o Rafa, Hugo e Henrique é que ja ca estavam.
Os outros foste tu directa ou indirectamente os foste buscar.
Parabens pelo que tens feito, aprendi muito contigo,nunca tinha tirado o curso se não fosses tu, tens um coração grande.
Tu respiras Beira Mar!
Abraço, Luis Pinho.

Anónimo disse...

Isso de ir buscar jogadores directa ou "indirectamente" o que quer dizer?

Anónimo disse...

Amigo anónimo;

Assinalo com agrado que o interesse na carreira da equipa de infantis B do Beira Mar, já ultrapassa a esfera de pais e amigos dos miúdos de 11 anos que por aqui jogam à bola, e segundo dizem, já com alguma piada.

Seja bem-vindo, espero que esta troca de experiências sirva para ajudar, as duas partes, a crescer com pessoas que lidam com crianças de tão tenra idade.

O que me agrada mais nesta equipa é que quem chega, sente-se em casa.

Espero que assim continue, e estes novos 4 elementos que vieram, porque quiseram e que por cá se sentem bem, continuem a gostar de cá estar.

Sei que houve outros tantos que, também gostariam de os acompanhar, mas tal não foi possível. Para eles, desejo que sejam felizes onde estão como os nossos filhos são nesta equipa do Beira Mar.

Bem Haja

JP