domingo, 15 de novembro de 2009

Balanço da jornada: Iniciados continuam imbatíveis!

Com 5 vitórias, 1 empate e 4 derrotas fechou mais um fim-de-semana futebolístico para as equipas da Academia do SC Beira-Mar. No futebol de 11 os iniciados A foram a única equipa a ganhar, enquanto que na variante de 7 só as escolas C perderam (1ª derrota da equipa). Veja o quadro completo de resultados:



COMENTÁRIO

Foi um fim-de-semana com alguns motivos para festejar (5 vitórias e 1 empate), mas também com 4 derrotas que nos deixaram alguns amargos de boca, sobretudo porque foram quebradas séries de resultados que constituíam motivos de satisfação e de orgulho para quem as detinha. As escolas C perderam o 1º jogo oficial da sua curta mas já interessante carreira e os juvenis cederam os primeiros pontos em casa, na época em curso, perdendo com o Boavista por 1-2. Nada, no entanto, que os próximos jogos e as próximas vitórias não possam fazer esquecer. Em contraponto, destaque para a 10ª vitória, em 10 jogos disputados no campeonato nacional, da equipa de iniciados A e para as goleadas de ambas as equipas de infantis.

JUNIORES: Passo atrás dado com a derrota caseira frente ao Oliveira do Bairro (1-3), que fez a equipa cair para o 4º lugar da classificação, fora do acesso directo à 2ª fase. Mas ainda falta muito campeonato.
A equipa B arrancou precioso empate a um golo na deslocação a Albergaria, averbando o primeiro ponto fora de portas.
JUVENIS: A equipa de Aguinaldo Melo perdeu a invencibilidade no Mário Duarte, cedendo a 1ª derrota em casa frente ao Boavista, por tangencial 1-2. Com este resultado, os auri-negros trocaram de posições na tabela classificativa com o seu adversário de hoje, ocupando agora o 3º lugar.
INICIADOS: Vitória muito difícil arrancada em Cantanhede por 1-2, após reviravolta no marcador frente ao Marialvas. E vão dez jogos só com vitórias! Até quando?
Menos sorte teve a equipa B, que foi batida injustamente em casa por 2-3, diante da Oliveirense. A equipa de João Amaral caiu para o 6º lugar e estaria fora da série dos primeiros se o campeonato acabasse agora. Mas não acaba e há tempo ainda de recuperar.
INFANTIS: Mais um sábado de goleadas! Os infantis A deslocaram-se a Sever do Vouga e regressaram com uma vitória folgada por 1-7 frente ao Mini Foot, enquanto que a viagem dos "BB" foi mais curta (até Eixo), embora tenha rendido mais golos (vitória por 1-10, sobre o Eixense). Ambas as equipas contam por vitórias os 4 jogos disputados até agora.
ESCOLAS: Pela 1ª vez numa competição oficial, as escolas C perderam um jogo. Os meninos de Paulo Martins, apesar de imerecidamente, foram batidos pela AD Taboeira por 2-1, em S. João de Loure. A outra face da moeda foram as vitórias das escolas A, por 3-0, sobre o mesmo Taboeira e das escolas B (4-1) diante do Estarreja. Todas as equipas de escolas seguem no 1º lugar das suas séries.

13 comentários:

Anónimo disse...

Para os iniciados B, força e sorte para o próximo jogo. Ainda estão a tempo de recuperar e de refletir sobre a equipa.

Anónimo disse...

Considerar falta de sorte no último jogo dos Iniciados B, para justificar a derrota, é manifestamente falta de acompanhamento quer dos treinos quer mesmo do próprio jogo. A equipa está desmotivada Há jogadores completamente em baixo de forma que continuam a merecer a confiança do técnico, existem jogadores que pura e simplesmente não deviam jogar, por muito bons que sejam, depois á aqueles que jogam por pressão dos pais, isto faz-me lembrar a selecção portuguesa antes do Scolari. Meus amigos o futebol não é isto. Futebol é uma equipa que joga "toda" para o mesmo lado, não andamos aqui ao sabor da vontade de jogadores desmotivados, de pais obsessivos e de treinadores sem pulso, para orientar miúdos de 13 anos.
Chamar a isto uma equipa de futebol, tenham dó.
Alguem responsável pela dita academia do Beiramar, assista a um treino dos iniciados B, e compare com o treino em conjunto com os Iniciados A.
E descubram as diferenças.
Não me identifico, porque já sofri na pele a inquisição.

Carlos Martins disse...

Caro Anónimo!
O seu comentário esteve para não ser publicado, não por motivos inquisitórios (a Inquisição é do mais hediondo que a História nos revelou) ou de censura (que acabou com o 25 de Abril), mas porque é nossa função preservar, antes de tudo, a união das equipas (de todas as equipas) e, neste caso, a dos Iniciados B. E o que o senhor diz no seu comentário é um rosário de intrigas, de divisão interna, de mau perder, de “bota-abaixismo”, diria mesmo, de anti-beiramarismo (custa muito ouvir falar em “dita Academia”, sobretudo num momento tão delicado para o nosso clube).
Mas, apesar de tudo, ele é publicado. Para que todos os que fazem parte desta equipa de iniciados (atletas, treinadores, dirigentes e pais) fiquem a saber que existe no seu seio (ou que andará por perto) alguém que não é solidário e que a cada derrota vai procurar apontar a dedo os “culpados” pelo desaire.
Mas, meus amigos, não vamos particularizar a culpa! Tenham sempre presente que, numa equipa, ganham e perdem todos. Ninguém ganha sozinho, nem perde isoladamente. É a equipa que ganha e é a equipa que perde.
Referindo agora o que se passou no último jogo contra a Oliveirense, o caro anónimo não deve ter visto o mesmo jogo que eu. Ninguém falou em falta de sorte para justificar a derrota, se o senhor ler a crónica publicada no blogue, fala-se lá em termos sido perdulários e foi essa a razão fundamental apontada para não termos ganho o jogo. Se as oportunidades de golo flagrantes não aproveitadas pelo Tiago Gomes, pelo Jorge, pelo Sousa, pelo Sérgio, tivessem sido concretizadas e nós tivéssemos ganho o jogo, falaria o senhor em jogadores desmotivados, fora de forma e mais não sei o quê? E como falharam, vamos crucificá-los, vamos dizer que estão fora de forma ou desmotivados? Se o Leo tivesse mais 10 centímetros de altura e tivesse evitado o 2º golo que o seu bonito gesto técnico merecia, falaria o senhor, agora, do mesmo modo que falou? E o Leo, que fez o que pôde, nunca mais vai poder jogar? Estamos a falar de jogadores de que clube? De algum clube adversário? Não, são jogadores do Beira-Mar, da nossa equipa. Ou a equipa, para si, é o seu filho (se é que ele é jogador desta equipa)?
Tenha paciência, o que aconteceu no sábado foi pura e simplesmente futebol. Perdemos mas poderíamos ter ganho, jogámos e criámos oportunidades de golo para isso. E, depois, foi apenas mais um jogo de futebol, não mais do que isso, vamos dar-lhe, apenas, a importância que merece. Ninguém gosta de perder mas, antes de vencer, temos de saber educar e formar. E não é com o seu espírito justiceiro que se formam Homens de corpo inteiro. Estes têm de saber o valor da solidariedade e do espírito de grupo que devem presidir numa equipa que luta por objectivos conjuntos. Jogaram os jogadores que os treinadores entenderam e, a partir desse momento, só temos de lhes dar força. No próximo jogo, possivelmente, jogarão outros. Eles, os que jogarem, serão sempre a minha (nossa) equipa. Ou, pelo menos, deveriam ser. Vamos apoiá-los e deixar estes comentários desestabilizadores de lado.
E se o senhor quiser identificar-se, esteja à vontade, que a Inquisição já acabou no século XVIII, teremos muito gosto em discutir estes assuntos, olhos nos olhos, com quem quiser o bem do futebol juvenil do SC Beira-Mar.
Saudações beiramarenses.
Carlos Martins
(Colaborador da Academia e dirigente e amigo das equipas de iniciados A e B do SC Beira-Mar)

Anónimo disse...

Sr. Carlos Martins.
Permita que lhe diga que o seu comentário é muito lindo e cargado de boa teoría!! Mas na realidade os resultados estão a vista, e ñao correspondem.
O comentario do anónimo não tem nada a ver com gustar mais ou menos do Beira Mar, não pretendam agora misturar as coisas. Será que os Beiramarenses que por a diretiva estiveram gostão mesmo do clube?
Se calhar andam de olhos fechados!
Ahh se ñao quieser publicar este comentario esteja a Vontade.

Anónimo disse...

Em relação aos comentarios dos anonimos eu só tenho a dizer uma coisa,quem não está bem que se mude.Não dá gosto assistir aos treinos e aos jogos?Não assistam,tão simples como isso,agora esse tipo de comentarios,não vão alterar em nada o rumo da equipa,nem motivação e força de vontade ao seu treinador,que vai continuar a fazer o melhor em prol do grupo.Todos nos iniciados sabemos quem são as pessoas que fazem esses comentarios,não pensem que são anonimos,é só pena que não falem o que têm a dizer na cara e pessoalmente,se escondam atrás de um teclado e assinem a palavra anónimo. E mais,não tenham medo porque os vossos filhos são miudos espectaculares e não vão pagar pela estupidez dos pais. E só lamento que no meio de tantas equipas da formação do beira-Mar só se fale mal dos Iniciados B.
Mas como no meio de uma multidão 1 ou 2 dois não fazem mossa podem escrever á vontade,já que não têm coragem de falar, que não vão conseguir destabilizar o grupo nem o seu treinador,que junto com a equipa tecnica dos iniciados A vai continuar a levar o rumo traçado para esta epoca e garanto a todos que os objectivos vão ser cumpridos.

Um bem Haja a todo o grupo dos Iniciados.

J.A

Anónimo disse...

“E não é com o seu espírito justiceiro que se formam Homens de corpo inteiro. Estes têm de saber o valor da solidariedade e do espírito de grupo”. Palavras bonitas do Sr. Carlos Martins.
Estamos de acordo, mas pergunto será que se formam Homens com pouco rigor, com pouca exigência, com medos, a reboque de pressões dos pais, dando-se castigos do tipo ser convocado e até joga, dando aquela imagens querer ganhar a todo o custo, que se lixe os principios. Onde estão os valores, como se explica a um miúdo de 13 anos que o colega está castigado e é convocado e até joga.
Será que o critério é igual para todos, pergunto. O pior castigo é jogar?
Uma nota sobre o Léo(grande guarda-redes) ter mais dez cm, efectivamente não tem, a questão não passa por ai. Passa por saber o porquê de estar o Léo na baliza, quando temos um guarda-redes que foi titular nos primeiros jogos e de repente sem nada o prever sair da baliza e tem seguramente mais 15 a 20 cm de altura, dá que pensar.

Anónimo disse...

resumindo, o Leo agora é o "bode espiatorio"da derrota, a equipa perdeu porque um miudo de 13 anos foi infeliz e porque o "ignorante" do treinador lhe proporciou a oportunidade de jogar como todos os outros já fizeram esta epoca,ou será que não merece jogar? Será que "morreu"alguem por causa de uma derrota?Será que estamos a falar de seniores ou profissionais que passam epocas no banco sem jogar e sem ser convocados!Como foi realçado os mudos tem 13 anos,são miudos,vamos castiga-los a todos,vamos priva-los de fazer o que mais gostam.Em relação ao castigo a jogar que o anonimo fala eu tb sei a historia, e de quem fala você.Acha que não foi suficiente para um miudo habituado a jogar sempre de inicio e o jogo todo, ficar um jogo no banco e entrar só ao intervalo?Ou vamos ser radicais ao ponto de castigar o miudo que se calhar fez algo que não devia e deixa-lo de fora do grupo 1 mês ou 2 de castigo,para um profissional não passava de uma brincadeira,agora para um miudo de 13 anos deve ter custado.
E já agora,para terminar,critica o treinador de querer ganhar a todo o custo sem principios,etc... e está tão preocupado com a entrada do leo para a baliza!!!Está-se a contradizer, ao querer que o outro guarda-redes jogue sempre se calhar você é que está mais preocupado em ganhar os jogos todos que o proprio treinador que faz uma rotatividade dos atletas e dá minutos de jogo a todos.

Anónimo disse...

Esta anonimo das 12:37 está preocupado como explicar a um miudo de 13 anos porque é que um colega castigado joga,eu gostava de saber se fosse como na epoca passada em que os mais velhos jogavam os dois jogos das duas equipas,este anonimo ia explicar a um miudo de 13 anos porque é que um menino jogava dois jogos no mesmo fim-de-semana e ele não era convocado para nenhum???
Força João não ligue a estes infelizes,continue o bom trabalho que está a realizar e agradeço-lhe por tudo o que já fez pelos nossos filhos.
para a azia existe o kompensan

Carlos Martins disse...

Queria agradecer ao anónimo das 22:04, que fez por mim aquilo que não me estava a apetecer fazer, para não criar mais polémica, ou seja, responder a todas as contradições em que se enreda o anónimo que levantou todo este burburinho. Faço minhas as suas palavras, o único que vive aqui obsecado por vitórias é aquele que mais acusa de se querer ganhar a todo o custo. Faço só mais uma achega, já que se falou do Leo, que é efectivamente um grande atleta por toda a aplicação que empresta à modalidade. O anónimo, que tanto se insurge contra as derrotas, não entende mesmo porque é que o Leo jogou estes 2 últimos jogos em vez do Canha? Embora eu não tenha procuração do treinador (nunca me meti no seu trabalho da escolha dos jogadores,como se costuma dizer "cada macaco no seu galho") e sem que ninguém mo tenha dito, tenho uma certeza: NÃO FOI POR O CANHA ESTAR A DEFENDER MAL. Então porque foi? Porque se o Leo não jogasse nestes jogos em que o Beira-Mar defrontou equipas (Taboeira e Oliveirense) que apresentam também jogadores de 1º ano e que, por isso, seriam teoricamente mais "acessíveis", então dificilmente poderia vir a jogar e há que saber moralizar todos os jogadores que se empenham, acho eu. E como já foi dito, todos merecem jogar, ainda que, já todos o saibamos, uns vão jogar mais que outros. Faço mais uma vez um apelo: deixem a equipa em paz, não exijam vitórias a miúdos de 13 anos que, como já disse, jogam muitas vezes com equipas 1 ano mais velhas. Força campeões, vamos jogar para ganhar, mas não tenham medo de perder, para nós isso nunca será uma tragédia, nem nunca responsabilizaremos atletas destas idades pelos desaires! Como também já disse, o único aspecto em que não devemos transigir é na disciplina. Se formos disciplinados mas perdermos, o que é que querem fazer? Treinadores de bancada? Não, obrigado!
Carlos Martins

Anónimo disse...

Isto está bom, está quentinho.
vamos lá equipa.

Anónimo disse...

força beira-mar ... vamos la

Anónimo disse...

tenham calma temos que ser uma equipa unida.

Anónimo disse...

ha aqui alguma razao