sábado, 26 de dezembro de 2009

INICIADOS B: O "embrulho" só foi aberto na 2ª parte!


SC Beira-Mar, 4 - CD Estarreja, 1
(0-0, ao intervalo)

Em jogo de crucial importância para as aspirações das duas equipas, a formação auri-negra dos iniciados B, alcançou hoje de manhã, no campo de treinos do Estádio Mário Duarte, uma vitória preciosa sobre o CD Estarreja, ultrapassando o seu opositor na tabela classificativa, onde se instalou, para já provisoriamente, no 2º lugar. Os aveirenses foram sempre superiores ao seu adversário, ao longo de todo o jogo, mas este domínio só foi traduzido em golos na 2ª parte, período em que a partida se veio a decidir.
Com o campeonato nacional de iniciados parado, João Amaral recorreu a algumas "pedras do xadrez" que normalmente é "jogado" por Alberto Raínho e apresentou:
Leo (gr, cap); Zazu, Gui (Fábio, int), João Rafael e João António; André Silva (Bruno Filipe, int), Pedro Aparício e Diogo M. Carvalho (Rafa, int); Sousa (Jorge, 41'), Henrique e Joel (Rui, 67').
Suplentes não utilizados: Canha (gr) e Yusuf.
O Beira-Mar entrou a mandar no jogo e, logo aos 3', Pedro Aparício abre na direita em Henrique, que dá o primeiro sinal de perigo para a baliza dos visitantes. Este domínio inicial foi-se intensificando e, aos 8', num livre indirecto assinalado dentro da área do Estarreja, João António rematou forte, mas a bola é devolvida pela muralha de pernas que fazia a barreira. No minuto seguinte, Pedro Aparício, num pontapé de ressalto, à entrada da área, tenta também a sua sorte e leva muito perigo à baliza contrária, proporcionando uma boa defesa ao guardião estarrejense. Aos 14', uma jogada de entendimento entre Sousa e André Silva, proporciona a este último uma finalização com o peito (!), à boca da baliza, fazendo passar a bola, cruzada da direita pelo seu colega avançado, rente ao poste.

O Estarreja ia-se defendendo bem e apostava na velocidade do seu avançado nº 9 (Rui) para chegar à baliza dos auri-negros. E foi numa jogada de contra-ataque, aos 15', que os visitantes levaram o perigo, pela primeira vez, à baliza de Leo, que hoje capitaneou a equipa. O remate saiu, no entanto, ao lado. Responderam os aveirenses, aos 19', através de uma jogada em que Henrique tabelou com Sousa, isolou-se e, na cara do guarda-redes, atirou por cima da barra, perdendo oportunidade soberana para abrir o marcador. Nesta fase de maior oposição do CD Estarreja, voltaram os visitantes a criar perigo, aos 20', mas João Rafael desarmou, no último momento, o jogador adversário que se ia a isolar. O golo voltou a andar por perto da baliza forasteira, aos 23', após uma boa jogada individual de Henrique, que ganhou a vários adversários e, da linha de fundo, cruzou para o centro, onde ninguém apareceu a finalizar à boca da baliza. Aos 26', foi através de uma jogada de envolvimento que a equipa auri-negra esteve prestes a inaugurar o marcador, mas o remate de cabeça de Joel faz a bola rasar a barra. Até ao descanso, mais duas situações que quase desfaziam o nulo registado no marcador. Primeiro para o Estarreja, aos 27', quando Zazu perde a bola em zona proibitiva, permitindo ao rápido avançado visitante ficar na cara de Leo, que lhe negou o golo com uma defesa corajosa. Aos 33', foi a vez dos aveirenses, num golpe de cabeça de Henrique, solicitado por um cruzamento longo de João António, desperdiçarem a oportunidade de abrir o activo, fazendo a bola passar por cima da baliza.
Com três alterações operadas ao intervalo, os auri-negros entraram ainda mais pressionantes no início da 2ª parte, com Rafa em evidência, protagonizando duas jogadas onde o golo esteve iminente. Aos 2', o nº10 auri-negro entra pelo meio com a bola controlada e, na cara do guarda-redes, atira contra o corpo deste. No minuto seguinte, o criativo médio do Beira-Mar volta a isolar-se, pelo lado esquerdo, mas adianta a bola em demasia e perde a ocasião. Aos 6', é uma boa jogada colectiva que quase desfazia o nó em que este jogo se estava a tornar. Sousa recebe de costas para a baliza, atrasa em Pedro Aparício que, bem enquadrado com a baliza, à entrada da área, remata por cima. Adivinhava-se o golo dos visitados e, efectivamente, ele aconteceu aos 7', numa excelente jogada de envolvimento, com a bola a passar por Joel, Rafa e João António, que fez o passe decisivo para Henrique, que ganhou no corpo-a-corpo a um adversário e, isolado, atirou para o 1-0.
Tal como o jogo estava, pensou-se que o mais difícil estava feito e que seria uma questão de tempo para confirmar a vantagem. Puro engano! Num lance surgido do nada, um ressalto de bola permite ao rápido Rui, do CD Estarreja, ganhar em velocidade aos centrais aveirenses, ficar face a Leo, de quem desviou a bola para restabelecer o imerecido empate. Com 1-1 no marcador, passaram alguns minutos em que os auri-negros, apesar do maior controlo de bola, não foram capazes de criar situações de golo e isso poderia vir a reflectir-se na motivação e no discernimento para chegar à vitória. Mas, aos 21', Jorge, entrado 5 minutos antes, protagoniza uma boa jogada individual pelo flanco esquerdo, vai à linha de fundo e faz um cruzamento rasteiro para Joel que, ao 2º poste, remata para o 2-1, repondo alguma verdade no placard. O mesmo Jorge, aos 26', quase dilatava o marcador, mas o seu remate proporciona defesa vistosa ao guardião contrário. Intensificava-se o domínio da equipa da casa e foi, pois, com naturalidade que surgiu o 3-1. Estavam decorridos 31' da 2ª parte e o mérito é repartido entre Pedro Aparício, pelo passe magistral que isolou o marcador e Rafa, que só com o guarda-redes pela frente não perdoou.

Na parte final do encontro, o Estarreja teve duas oportunidades para reduzir distâncias. Em cima do tempo regulamentar, na sequência de um pontapé de canto, o golpe de cabeça que levava o selo de golo é salvo em cima da linha fatal por um jogador auri-negro. Decorria já o 1º minuto do tempo de compensação, quando Leo volta a negar ao rapidíssimo Rui (nº 9), que se isolara novamente, o 2º golo para os visitantes. Talvez por isso o 4-1 final, obtido no minuto seguinte, pode configurar um resultado demasiado pesado para o Estarreja. Mas a jogada entre Henrique, que ganhou em corrida pela esquerda e Rafa que recebeu o passe e fuzilou para o golo, confirmou a justiça da vitória e a superioridade evidenciada pelo Beira-Mar, nesta partida, sobre o seu adversário.
Não sendo ainda decisivo, este resultado foi de grande importância para os objectivos da equipa de João Amaral, que tem ainda mais 4 finais para disputar nesta 1ª fase do campeonato distrital.
O árbitro da partida, não tendo influência no marcador, equivocou-se nalguns lances e é mais um daqueles juízes da AFA que gosta de centrar em si as atenções que deveriam estar reservadas para os protagonistas do espectáculo - os jogadores.

Sem comentários: