domingo, 6 de dezembro de 2009

INICIADOS B: Um jogador fez a diferença


SC Beira-Mar, 1 - UD Bustos, 2
(1-0, ao intervalo)

A equipa de iniciados B complicou ontem, sábado, as contas com vista ao apuramento para a série dos primeiros, ao ser batida, no relvado secundário do Estádio Mário Duarte, pela UD Bustos que, com a vitória por 1-2 sobre os auri-negros, alcançou os aveirenses na tabela classificativa e engrossou o lote de candidatos aos 5 primeiros lugares do campeonato distrital da 1ª divisão. Os comandados de João Amaral ainda chegaram na frente ao intervalo, período no qual poderiam ter alcançado vantagem mais confortável, mas os bustuenses deram a volta ao marcador no início da 2ª parte, obra de apenas um jogador, que partiu a louça toda na defensiva auri-negra e que, sozinho, fez dois golos, ganhou uma grande penalidade (que Canha defendeu) e protagonizou outros lances que foram um autêntico quebra-cabeças para o último reduto do Beira-Mar. André Dias é o seu nome e era bem nosso conhecido...
O SC Beira-Mar apresentou-se com:
Canha (gr); Luís (cap) (Joel, 47'), Gui, Fábio e Renato; Diogo H. Carvalho, Sérgio (Tiago Ramalho, int) e Diogo M. Carvalho; Sousa (Tiaguinho, 58'), Henrique e Jorge.
Suplentes não utilizados: Leo (gr), Robaldo, Samuel e Jonnhy.

O Beira-Mar entrou melhor no jogo e pertenceram-lhe as primeiras situações de perigo. Aos 5' de jogo, Henrique protagoniza uma boa jogada pela direita e faz um cruzamento para a área, sobejando a bola para Renato, que dispara por cima. Aos 7', novamente Henrique a fazer um passe rasgado para Jorge, que se decide pelo remate à entrada da área para uma defesa apertada do guarda-redes para canto. Na sequência, Sousa aponta o "corner" na direita e Fábio, com uma entrada de cabeça, faz o 1-0. Os aveirenses estavam claramente por cima e a vantagem alcançada era inteiramente justa e poderia ter sido aumentada pouco depois, aos 12'. Sousa recebe no lado direito, foge ao seu marcador directo e remata para uma defesa pouco ortodoxa mas eficaz do guarda-redes, que utilizou o pé para o efeito.
A partir do quarto de hora de jogo, o Bustos consegue equilibrar a partida, ainda que se começasse a ver que o perigo vinha sempre do mesmo lado - André Dias! Aos 18', o nº 7 bustuense dá o primeiro sinal de perigo, após uma boa jogada individual que termina com um remate por cima da baliza defendida por Canha. Responderam os auri-negros, aos 21', através de uma jogada de combinação entre Renato e Jorge, com o cruzamento a partir para o coração da área, onde Henrique domina e dispara contra um defesa, perdendo-se a oportunidade de golo. Canha é posto à prova por duas vezes, aos 22' (de longe) e aos 25' (André Dias, sobre a direita) através de dois remates perigosos que defende para canto. O jogo estava numa fase repartida e, ao cair do pano da 1ª parte, o Beira-Mar teve soberana oportunidade para ir para o descanso com uma vantagem mais confortável. Na sequência da marcação de um pontapé de canto, a bola sobra para Henrique, que estava solto na direita, mas o remate do nº 9 aveirense é defendido quase em cima da linha de golo por um defesa contrário, com o guardião já batido.

O início da 2ª parte, com André Dias em evidência, foi fulminante para as aspirações beiramarenses. Logo aos 2', os bustuenses alcançam o empate, após uma boa jogada individual pela esquerda do "carrasco" aveirense (quem havia de ser?), que termina com um remate sesgado que só pára nas malhas da baliza à guarda de Canha. Os aveirenses reagiram de imediato ao 1-1 e, aos 3', Henrique recebe de costas para a baliza, rodopia, progride e remata forte de pé esquerdo, mas torto e por alto. No minuto seguinte, mais André Dias! Estavam decorridos 4' da 2ª parte, quando o nº 7 dos visitantes só é parado dentro da área por um derrube de Gui, que o árbitro castiga com a marcação de uma indiscutível grande penalidade. Chamado à marcação, o quebra-cabeças dos aveirenses vê, no entanto, os seus intentos irem momentaneamente por água abaixo, com Canha a adiar o segundo golo com uma excelente defesa.
A seguir ao lance do penalty o Beira-Mar passou a tomar conta do jogo e foi contra a corrente deste que, aos 9', André Dias consuma a reviravolta no marcador e faz o 1-2. A bola é metida entre os centrais aveirenses, onde se intromete o talentoso jogador visitante para rematar a contar.
O Beira-Mar volta a reagir a esta desvantagem e Jorge, aos 10' e 20', tenta a sua sorte, com o primeiro remate a sair por cima da barra e o segundo a ser defendido, com aperto, pelo guardião de Bustos.
O tempo ia-se escoando, o discernimento faltando e, pese embora o domínio territorial dos aveirenses, só já em período de compensação, a cruzamento de Jorge na esquerda, Tiaguinho chega atrasado ao 2º poste e perde aquela que seria a última oportunidade para chegar ao empate.
Referência para o anti-jogo sistemático dos bustuenses após a vantagem, com redução significativa no tempo útil de jogo, não compensado pelo árbitro no final da partida.

Sem comentários: