sábado, 5 de dezembro de 2009

JUNIORES A: O regresso à normalidade


SC Beira-Mar, 5 - FC Infesta, 0
(2-0, ao intervalo)

A equipa de juniores do SC Beira-Mar aliou uma boa exibição ao excelente resultado alcançado esta tarde no Estádio Mário Duarte, onde defrontou o FC Infesta em jogo da 13ª jornada do campeonato nacional da 2ª divisão. Depois da vitória alcançada na passada 3ª feira na Guarda, espera-se que os auri-negros, com mais este triunfo por 5-0 e, sobretudo, após o bom futebol que produziram, dêem por encerrado o percurso irregular que vinham fazendo ultimamente e embalem, de novo, para a sequência brilhante com que nos brindaram no início da época.
O jogo foi de domínio total dos aveirenses, com uma tímida reacção da equipa de S. Mamede de Infesta apenas no início da 2ª parte. A vitória não oferece contestação e, apesar do mau estado do relvado, assistiu-se, ainda assim, a momentos de futebol bem jogado por parte dos donos da casa.
Os auri-negros apresentaram-se com:
Ricardo (gr); Berna, Beato, Marcelo e Bryan; Granja, Filipe Vieira, André Vaz (cap) (Ibraihma, 68') e Seixas; Mathieu (Nilson, 80') e Igor (Nelson, 73').
Suplentes não utilizados: Cirineu (gr), Abreu, Francisco Griné e Ricardo Melo.
A primeira parte foi de domínio absoluto por parte do Beira-Mar e o jogo, disputado num relvado em precárias condições, desenrolou-se quase sempre no meio campo do Infesta, que nunca incomodou o último reduto aveirense. Ainda assim, e depois de logo aos 5' de jogo André Vaz, num pontapé de ressaca de fora da área, ter suscitado o primeiro momento de perigo, os dois golos obtidos na etapa inicial por Mathieu contaram com alguma colaboração forasteira.

1-0 surgiu aos 12' de jogo e tem início num cruzamento largo da direita de Berna, em balão, que o recém-entrado guarda-redes suplente do Infesta (2 minutos antes o titular saíra lesionado) larga para uma finalização fácil do nº 9 aveirense, que se limitou a empurrar para dentro da baliza. O segundo golo acontece aos 21' e tem origem num pontapé do guarda-redes Ricardo, com a bola, após um ressalto, a ficar à mercê novamente de Mathieu que, no duelo com o guarda-redes, levou a melhor e fez com um remate certeiro o 2-0. Apesar do domínio total dos auri-negros, o terreno dificultava a missão de quem atacava e, até ao intervalo, apenas Filipe Vieira, aos 37', teve ensejo para dilatar o marcador quando, dentro da área, não encontrou posição para o remate.
O 2º tempo começa com a ténue reacção dos visitantes, que saíram dos balneários com o claro propósito de reduzir distâncias. E, aos 2', criam o primeiro momento de perigo de toda a partida, junto da baliza de Ricardo. O lance culmina num cabeceamento a rasar o poste esquerdo, dando sequência a um bom cruzamento do lado direito. No minuto seguinte, nova oportunidade para o Infesta. Beato atrapalha-se com a bola no meio da lama, deixa-se antecipar, valendo a providencial defesa com o pé de Ricardo, que se opôs ao remate do atacante contrário, que lhe apareceu pela frente. Ainda antes de se esgotar o quarto de hora inicial da 2ª parte, período por onde se ficou a oposição forasteira, registo para uma oportunidade para cada lado. Igor, aos 11', para o Beira-Mar e, no minuto seguinte, o Infesta também criou perigo através de um remate perigoso desferido do lado direito, com a bola a passar por cima da barra.

Após uma entrada titubeante na etapa complementar, a partir daqui o Beira-Mar volta a tomar conta do jogo, surgindo, numa sequência fértil, as oportunidades e os golos. Aos 14', numa arrancada de Mathieu pela esquerda, deixando todos os adversários para atrás, o avançado aveirense dá atrasado, de bandeja, para uma finalização fácil que a cerimónia de três companheiros fez perder. Mas, aos 16', surge mesmo o golo e acabavam-se, definitivamente, as dúvidas sobre o vencedor da partida. Seixas faz uma abertura a rasgar na direita, entrando isolado Igor que, na face do guarda-redes, remata para o 3-0. O mesmo Igor tem, aos 25', oportunidade para bisar, mas desperdiça, sozinho, uma bola que ressalta da barra, após extraordinário remate de fora da área de Filipe Vieira. Estava muito perdulário o nº 66 auri-negro que, aos 27', após cruzamento da direita de Mathieu, atira à figura do guardião contrário.
Tantas oportunidades tinham de dar mais golos. O 4-0 acontece aos 38', já depois de o guarda-redes do Infesta ter defendido, por instinto para canto, um remate de Nelson. Na marcação, Seixas, bate na esquerda e Beato, de cabeça, finaliza. O resultado final seria fixado, aos 40', por Seixas, numa exemplar execução de um pontapé livre directo, estabelecendo o 5-0 e dando um colorido ao placard condizente com a exibição alardeada pelos pupilos de António Luís.
Arbitragem sem problemas.

Sem comentários: