domingo, 20 de dezembro de 2009

INICIADOS B: Vitória moralizadora!


Oliveira do Bairro SC, 1 - SC Beira-Mar, 3
(0-2, ao intervalo)

Com a 1ª fase do campeonato distrital de iniciados da 1ª divisão a aproximar-se do seu final (faltam, agora, 5 jogos) começa a chegar a hora das grandes decisões e, a cada jornada que passa, a margem de manobra torna-se, cada vez, mais pequena. Com uma luta acérrima pelos 5 primeiros lugares, havendo 7 candidatos para 4 vagas (Anadia tem garantido o apuramento para a série dos primeiros, enquanto Alba e Taboeira estão condenados à série dos últimos), uma vitória arrancada no terreno de um concorrente directo (Oliveira do Bairro é o actual 3º classificado), para além de valer os 3 pontos preciosos, veio trazer uma lufada de ar fresco à equipa de João Amaral, que vai encarar os próximos jogos com a moral mais levantada.
A vitória é inteiramente justa, ainda que se tivesse de sofrer um pouco no último quarto de hora do jogo, quando os bairradinos reduziram para a margem mínima e os auri-negros se viram reduzidos a 10 unidades por expulsão de Duílio. Mas o golo tranquilizador de Renato fez acalmar os corações mais agitados e esvaziou o balão do entusiasmo gerado na equipa da casa.
João Amaral, que neste jogo teve a companhia no banco de Alberto Raínho, apresentou a seguinte equipa no Campo de São Sebastião:
Hugo (gr); Zazu, Gui, Fábio (cap) e Filipe; João António, Diogo M. Carvalho e Pedro Aparício (Tiaguinho, 66'); Sousa (Joel, int), Duílio e Renato (Tiago Ramalho, 60').
Suplentes não utilizados: Leo (gr), Samuel, Nuno Abreu e Luís.
O jogo começou com o 0-1 para o Beira-Mar. Ainda não se tinha esgotado o primeiro minuto de jogo quando Duílio foge pela direita e cruza para a grande área dos bairradinos, a bola ressalta e fica à mercê do pé esquerdo de Diogo M. Carvalho que, num remate em jeito e cheio de intenção, coloca a bola junto ao poste esquerdo do guardião da casa.
Este golo animou os aveirenses que passaram a controlar o jogo e poderiam ter ampliado a vantagem, aos 10', quando Renato ganhou em corrida ao seu opositor, isolou-se, mas atirou para fora. Era o prenúncio do que viria a acontecer aos 15', estando Renato, lançado pelo pontapé de Hugo, outra vez na jogada. Desta vez, o esquerdino avançado auri-negro evita um adversário e isola, com uma assistência plena de oportunidade, Duílio que, sozinho, desvia do guarda-redes para o 0-2.
O primeiro lance de algum "frisson" junto da baliza de Hugo aconteceu aos 22', na sequência de uma jogada perigosa pela esquerda de Rosa, que termina num cruzamento para a cabeça de Leo, antecipado pela defesa auri-negra. Esta jogada marcou o início de uma reacção do Oliveira do Bairro à desvantagem de dois golos. Mas a verdade é que, aos 25', Renato, sobre a direita, poderia ter "matado" o jogo, mas falha o golo frente ao guarda-redes, após uma grande abertura de Duílio, desde o lado contrário. Antes do intervalo, registo para mais um lance de perigo junto da baliza aveirense. Na marcação de um pontapé livre a castigar derrube de Gui a Leo que valeu o cartão aamrelo ao primeiro, a bola pinga na área e é cabeceada com muito perigo por cima da baliza à guarda de Hugo.
Na 2ª parte o Beira-Mar voltou a entrar melhor no jogo e, outra vez no 1º minuto de jogo, criou perigo junto da baliza da equipa da casa. O cabeceamento solicitado na marcação de um canto saiu, no entanto, à figura do guarda-redes. Aos 6', mais uma grande oportunidade de golo para o Beira-Mar e novamente para Renato que, isolado por Duílio, remata muito fraco. Se esta foi flagrante, que dizer da seguinte, ocorrida aos 8' desta 2ª parte, quando Pedro Aparício faz um passe rasgado na direita, a isolar (quem havia de ser?) Renato que, novamente isolado, atira para uma primeira defesa do guardião do Oliveira do Bairro e, depois, na recarga, atira para a baliza deserta, mas permitindo a intervenção de um defesa sobre a linha de golo. E lá vem à cabeça a velha máxima - "quem não marca sofre"! Poderia ter acontecido aos 11', após um livre marcado sobre a esquerda do ataque dos "falcões do Cértima", com a bola a sobrar para o pequeno Tiago que, frente a Hugo, atira a bola para uma segura defesa do nº 1 aveirense. Estávamos já num período de nova reacção bairradina que, aos 17', viria a beneficiar da marcação de uma grande penalidade a castigar derrube de Fábio (viu cartão amarelo) ao rápido Tiago (nº 17). Na marcação, Leo atira colocado, Hugo adivinha o lado, mas não consegue evitar o 1-2.

As coisas podiam complicar-se e ainda mais quando, aos 21', Duílio vê o 2º cartão amarelo (dois cartões mostrados em situações de jogo parado) e sai do terreno de jogo. Mas não houve tempo para grandes entusiasmos. Aos 23', finalmente, Renato chegou ao 1-3. Mais uma excelente abertura de Pedro Aparício (grande distribuidor de jogo) a isolar o nº 7 auri-negro que, desta vez, rematou cruzado, fora do alcance do guardião contrário.
Até final, apesar das tentativas do Oliveira do Bairro, os aveirenses defenderam-se bem, não permitiram mais situações de perigo junto das suas balizas e souberam gerir a posse de bola até ao apito final do árbitro que, apesar do jogo se ter tornado difícil, soube levar as coisas a bom porto.

Sem comentários: