segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

INICIADOS B: Valeu o resultado e o apuramento!


SC Beira-Mar, 4 - AD Taboeira, 1
(1-1, ao intervalo)

A equipa B de iniciados do SC Beira-Mar, a disputar o campeonato distrital da 1ª divisão, garantiu, a 2 jornadas do fim da 1ª fase, a qualificação para disputar  a série dos primeiros, assegurando, deste modo, a continuidade na próxima época no escalão máximo da AFA. Com uma boa série de resultados alcançados nos últimos jogos, a vitória dos auri-negros sobre o Taboeira foi a 4ª consecutiva e deixou os pupilos de João Amaral a salvo de qualquer percalço nas 2 últimas jornadas. Os 4-1 do resultado, foi o que de melhor teve o jogo, muito fraco na 1ª parte por parte do Beira-Mar, de mau futebol praticado, tendo o do Taboeira, neste período, sido o menos mau. Os auri-negros justificaram a vitória com as melhorias evidenciadas na 2ª parte, em que foram, realmente, superiores ao seu adversário. Destaque para a estreia pelo Beira-Mar do João Miguel, que jogou toda a 2ª parte, tendo realizado uma boa exibição, à qual só faltou o golo, que tanto procurou e que tanto merecia.
João Amaral apresentou a seguinte equipa:
Canha (gr); Yusuf (Luís, int), Gui, Bruno Reis (Tiago Ramalho, int) e Filipe; Fábio (cap), Diogo H. Carvalho e Tiaguinho (Nuno Abreu, 59'); Jorge, Henrique (João Miguel, int) e Renato (Joel, 50').
Suplentes não utilizados: Leo (gr) e Sousa.

A entrada no jogo foi morna, tendo o primeiro remate a uma das balizas acontecido apenas aos 8', por parte do Taboeira e para uma defesa fácil de Canha. À toada morna juntou-se o futebol mal jogado, sobretudo pelos donos da casa e era mesmo o Taboeira que começava a jogar mais perto da nossa baliza, ainda que sem criar qualquer perigo. Estava o jogo a começar a tornar-se num daqueles "xaropes" aos quais as crianças fazem caras muito feias, quando, sem que nada tivesse ainda feito para o justificar, o Beira-Mar chega ao 1-0, através de um pontapé em balão, do "meio da rua", de Tiaguinho, parecendo-nos que o guardião do Taboeira foi mal batido. Com a vantagem alcançada, poderia acontecer que os espíritos se tranquilizassem e surgisse o bom futebol, por parte dos rapazes de amarelo e preto vestidos. Puro engano! Os auri-negros continuavam a não conseguir ligar o seu jogo e era o Taboeira, sem deslumbrar, que estava menos mal nesse capítulo. Foi, pois, com alguma justiça e já depois de uma tentativa efectuada, aos 16', através de um remate de fora da área do nº 10 visitante, defendido facilmente por Canha, que o Taboeira chegou ao empate. Estavam decorridos 20' da 1ª parte e o 1-1 surgiu numa recarga, pelo nº 18, a uma bola rematada da esquerda e defendida, num primeiro mas insuficiente recurso, por Canha.  O Beira-Mar não se pode dizer que tenha reagido ao golo, porque as coisas continuavam a sair muito mal, mas acabou por criar os dois lances de mais perigo que ocorreram antes do apito para o descanso. Aos 28', Henrique faz uma boa abertura em Jorge, na direita, que cruza tenso para a boca da baliza, onde Renato chega ligeiramente atrasado. Aos 31', e novamente com Jorge na jogada, o nº 75 aveirense escapa-se pela esquerda, enquadra-se bem com a baliza, mas remata para fora. Podia ter feito melhor!

O intervalo chegou e os primeiros 35' não devem ter deixado saudades a ninguém, funcionando como um alívio para a maioria dos espectadores. O início da 2ª parte parecia indiciar mais do mesmo, mas passados alguns minutos começaram a verificar-se melhorias no colectivo auri-negro, que viriam a dar os seus frutos e a justificar a vitória alcançada. Para isso, é justo destacar o papel evidenciado por 2 atletas (João Miguel e Tiago Ramalho) entrados ao intervalo e que mexeram grandemente com o ritmo e a qualidade do jogo. Aos 9' do período complementar surge a primeira grande oportunidade de golo do jogo e para o Beira-Mar. O cruzamento é da esquerda, efectuado por Jorge, para a entrada em esforço de João Miguel, que remata por cima da barra com o guarda-redes completamente fora do lance. Passados 2 minutos, o mesmo João Miguel ganha em corrida ao seu opositor e cruza, da direita, para o 2º poste, onde aparece Jorge a falhar clamorosamente o golo. A sucessão de lances de perigo fazia adivinhar o golo, que aconteceu aos 13', através de um remate de muito longa distância de Jorge, com a bola a sobrevoar o guardião de Taboeira e a anichar-se nas redes, estabelecendo o 2-1 no marcador. Animados pelo vistoso golo, os beiramarenses apertavam o cerco e, aos 15', mais uma boa jogada do colectivo auri-negro, terminando numa abertura de Tiago Ramalho na direita, em João Miguel que, livre de adversários, se decide pelo remate cruzado, fazendo a bola passar junto ao poste. A vantagem já era perfeitamente justificada e viria a ampliar-se, aos 21', mais uma vez com João Miguel na jogada. O novo 31 do Beira-Mar protagoniza mais uma arrancada em velocidade, desta vez pelo lado esquerdo e remata para uma defesa de recurso do guardião contrário, aparecendo Tiaguinho a fazer a recarga, de pé direito (!) e a estabelecer o 3-1 no placard. Este resultado poderia ter sofrido de novo alteração no minuto seguinte, mas Tiaguinho quis dominar, à boca da baliza, e não rematou de primeira uma bola cruzada, da direita, por João Miguel (sempre ele!).

O Taboeira, nesta 2ª parte, só criou perigo, aos 28', e foi na sequência da marcação de um canto, do lado esquerdo, que quase dava golo directo. Se alguém pensava que a questão (vitória) não estava definitivamente arrumada, Joel, aos 30', dissipou eventuais dúvidas existentes, com a obtenção do 4-1, numa recarga efectuada no meio de uma confusão gerada pelo ressalto de uma bola, após várias tentativas de remate para golo, o último dos quais de Tiago Ramalho. Nesta ponta final do jogo, os atletas auri-negros estavam insaciáveis e, por mais 2 vezes, o marcador poderia ter funcionado para os da casa. Aos 32', Tiago Ramalho efectua uma excelente abertura em Joel, na direita, que evita o seu opositor directo e oferece um golo feito a João Miguel, mas o novo jogador aveirense desperdiça a oportunidade à boca da baliza, traído por um ressalto da bola no terreno de jogo. Finalmente, aos 35' é a vez de Tiago Ramalho falhar na boca do golo, não aproveitando um bom cruzamento, do lado esquerdo, de Jorge, com a bola a sobrevoar o guardião contrário e a cair no 2º poste, para uma finalização aparentemente fácil.
A arbitragem situou-se em bom plano.

3 comentários:

Anónimo disse...

Grande vitória. Parabéns a todos.
Conforme prometido, está na hora de começarem a jogar os atletas menos utilizados. Espero que k seja assim.

Anónimo disse...

AINDA ACREDITAS NO PAI NATAL

Anónimo disse...

Éu ainda tenho idade para acreditar no pai natal, mas tb tenho para acreditar nas pessoas.