domingo, 28 de fevereiro de 2010

Balanço da jornada: Uma tristeza nunca vem só...

Poderia ter corrido melhor o fim-de-semana futebolístico da Academia de Futebol do SC Beira-Mar que fica marcado pelo afastamento da 2ª fase da equipa de juvenis (apesar da vitória sobre o Sporting da Covilhã) e pela primeira derrota sofrida pelos iniciados, à 21ª jornada do campeonato nacional. São dois marcos tristes para duas equipas que, durante esta época, têm pautado as suas actuações, quase sempre, com registos dignos dos maiores elogios. Numa jornada onde o Eixense se revelou, ainda, o "carrasco" das nossas equipas de escolas A e B, ambas derrotadas nas deslocações à vila vizinha, valha-nos as 6 vitórias alcançadas, merecendo destaque as escolas C e infantis B, que comandam as suas provas.
Consulte o quadro completo dos resultados e classificações:


COMENTÁRIO:

JUNIORES: Bem aproveitada a paragem do campeonato nacional para marcar presença forte no distrital da categoria e levar de vencida o São João de Ver, anterior líder da prova, por uma margem (6-1) que não deixa qualquer lugar a dúvidas. Com este resultado, que deve ter proporcionado um bom treino de preparação para a equipa que vai disputar a 2ª fase do campeonato nacional, o Beira-Mar subiu ao 5º lugar da classificação,  fora da zona de descida à 2ª divisão.
JUVENIS: A tarefa que competia à equipa de Aguinaldo Melo foi alcançada, com a vitória por 1-0 na recepção ao Sporting da Covilhã, mas já se sabia, à partida para esta última jornada, que esse resultado seria insuficiente para a qualificação para a 2ª fase do campeonato nacional, se o Boavista não fosse roubar pontos na visita que fazia à Académica de Coimbra. Uma vitória dos "estudantes" deitaria tudo a perder e foi isso mesmo que aconteceu. Foi pena, mas fica a boa época de uma equipa que subiu dos "distritais" no ano passado e que lutou até à última jornada por uma possibilidade que só procurou em função dos bons resultados que foi alcançando, garantida que estava, há muito, a manutenção, que era, efectivamente, o seu grande objectivo.
INICIADOS: Jornada de frustração para a equipa de Alberto Raínho, que perde pela primeira vez no campeonato nacional, ao fim de 21 jornadas. Alcançado que estava, desde há muito, o objectivo da qualificação e, também, o 1º lugar na série C, restava lutar por terminar sem derrotas a 1ª fase. Gorado este propósito, desfeito pela derrota caseira (0-1), imposta pelo Marialvas, resta agora preparar bem a 2ª fase, que já não está muito longe.
Para o campeonato distrital, a equipa de João Amaral voltou a fazer um bom jogo, insuficiente, porém, para evitar uma derrota por 4-2, no terreno do Espinho.
INFANTIS: Houve Beira-Mar-Taboeira (equipa B) em infantis A, nesta jornada, que os auri-negros aproveitaram para bater o seu adversário (1-0) e isolar-se no comando da série, cuja liderança era repartida pelos dois clubes vizinhos.
Os infantis B também jogaram no Campo do Seminário e a vitória clara, por 4-0, sobre o Paços de Brandão, permitiu à equipa de Ricardo Pinheiro isolar-se no comando do campeonato distrital, decorridas que estão 3 jornadas, nesta 2ª fase. 
ESCOLAS: As escolas A e B não se deram bem com os ares de Eixo, onde ambas se deslocaram nesta jornada e onde ambas foram batidas. Os mais velhos com uma pesada derrota (5-1) e a equipa de João Paulo por tangencial 3-2.
Alheias a estes infortúnios estiveram as escolas C, que somaram a sua 2ª vitória (5-2) na recepção ao Paços de Brandão, liderando, à 2ª jornada, o campeonato distrital da categoria.
PRÉ-ESCOLAS: Sem dramas, voltaram a ter sortes distintas as nossas equipas sub-8, que jogavam, ambas, fora de portas. A equipa "A", na sua deslocação a Válega infligiu pesada derrota (1-9) à equipa local, ao passo que a "B", no duelo com o Oiã, sofria a terceira derrota na prova, desta feita por 5-0. Para estes meninos é importante que vejam em cada passe certo que façam, em cada roubo de bola que consigam, em cada lance que disputem, uma vitória alcançada. É deste percurso que se fazem os campeões

Sem comentários: