segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

INICIADOS A: 20 jogos sem perder!

Académico Viseu FC, 0 - SC Beira-Mar, 3
(0-3, ao intervalo)

A equipa de iniciados do SC Beira-Mar está a 2 jogos de fazer história no clube, que seria terminar a 1ª fase de um campeonato nacional sem conhecer o sabor da derrota. O jogo de hoje, contra o Académico de Viseu, era, em teoria, o obstáculo mais difícil que a equipa de Alberto Raínho tinha pela frente nas 3 últimas jornadas da prova, tendo-se saldado por uma clara vitória aveirense, por 0-3, esta deslocação ao Estádio do Fontelo, o que perfaz um total de 20 jogos sem conhecer o sabor da derrota (19 vitórias e 1 empate). A vitória auri-negra foi inteiramente merecida, tendo o resultado sido construído durante os primeiros 35', período que foi dominado pelos aveirenses, que mostraram ser mais equipa. Na 2ª parte os academistas estiveram melhor, valendo duas ou três boas intervenções de Hugo para manter intactas as redes beiramarenses.
Num bem tratado relvado do Estádio do Fontelo, o Beira-Mar apresentou-se com:
Hugo (gr); Ruben Marques (Diogo H. Carvalho, int), João Rafael (Gui, int), Pedro Salgado e Bruno Filipe; André Silva, Diogo M. Carvalho (João António, int) e Rafa (cap) (Pedro Aparício, 52'); Ricardo Tavares (Renato, 60'), Henrique e Tiago Gomes.
Suplentes não utilizados: André Fernandes (gr) e Zazu.
O Beira-Mar foi a equipa que tomou conta das operações, empurrando o adversário para o seu meio-campo, zona do terreno onde se jogava na maior parte do tempo. Ricardo Tavares abriu as hostilidades logo aos 5', rematando da zona do vértice esquerdo da grande área viseense, fazendo a bola passar, perigosamente, rente ao poste mais distante. Aos 7', foi Rafa que protagonizou uma boa jogada pela esquerda, ganhando a linha de fundo, donde deu atrasado para Henrique falhar a finalização. Era o aviso para o que chegaria aos 8', momento em que João Rafael, na sequência de um livre marcado do lado esquerdo, por Tiago Gomes, inaugurou o marcador. A bola foi batida, de muito perto da linha lateral, no enfiamento da grande área academista, para o 2º poste, tendo ressaltado para a zona frontal, onde surgiu o 37 aveirense a cabecear para o fundo das redes, fazendo o 0-1.
A este golo, já merecido pela melhor entrada da equipa auri-negra, reagiu bem o Académico de Viseu, que respondeu, aos 10', fazendo o seu primeiro remate à baliza de Hugo, que resolveu bem. Os academistas, aos 12', na sequência da marcação de pontapé de canto, voltam a criar perigo, mas o remate de cabeça passa por cima da barra. A melhor equipa, contudo, continuava a ser o Beira-Mar e a prova disso mesmo foi a excelente jogada, aos 18', que deu origem ao 0-2. Foi uma excelente combinação de Diogo M. Carvalho com Rafa, que tabelou com Henrique, para ficar na cara do guardião da casa e rematar fora do seu alcance para o fundo das redes. Galvanizado pelo magnífico golo obtido, o "capitão" auri-negro, aos 23', numa jogada pela esquerda em que deixou pregado ao chão o seu marcador directo, tamanha foi a velocidade que imprimiu, entra na área e oferece, "de bandeja", o 0-3 a Ricardo Tavares que, sempre oportuno, estava no sítio certo para encostar para o golo. Foi um período de futebol excelente da equipa aveirense, que puxou dos seus "galões" de líder e arrumou com as já ténues esperanças de qualificação dos academistas para a 2ª fase da prova. Até ao apito para o descanso, destaque para uma intervenção de Hugo, aos 31', que evitou o golo dos viseenses com uma boa defesa a um pontapé de ressaca efectuado dentro da grande área, na sequência da marcação de um pontapé livre do lado direito.
A 2ª parte do jogo foi completamente distinta, com os academistas a subirem de produção e os aveirenses a gerirem o resultado, praticando um futebol muito abaixo daquilo que tinham mostrado na etapa inicial. Logo no primeiro minuto após o reatamento, os visitados têm uma soberba oportunidade para encurtarem distâncias no marcador. Valeu a extraordinária intervenção de Hugo, que evitou o golo, desviando para canto o remate do seu opositor, que lhe surgiu isolado, após ganhar em velocidade, pelo meio, num ataque rápido dos academistas. Ainda respondeu o Beira-Mar, aos 5', numa boa jogada pela esquerda, com Bruno a combinar com Henrique, que vai à linha de fundo e tira um magnífico cruzamento, para uma entrada de rompante, de cabeça, de André Silva, que faz passar a bola ao lado do poste direito, gorando-se excelente oportunidade para ampliar o marcador. Aos 6', na marcação de um livre directo, de muito longe, a bola é metida na área, ao 2º poste, num lance que quase traía Hugo, que desviou para canto no último instante (lance parecido com o golo sofrido contra o Taboeira). Ao maior domínio academista nesta 2ª parte, respondia, ainda assim, o Beira-Mar, criando outro lance, aos 12', em que Henrique falha, na cara do guarda-redes, a hipótese do quarto golo. Mérito também para o guardião do Académico, que saiu corajosamente ao encontro do nº 9 aveirense, isolado por uma excelente abertura de Ricardo Tavares. Os academistas ainda tentaram, em mais duas ocasiões, aos 30' (cabeça ao 2º poste, após livre na esquerda) e 31' (jogada individual de Rui Sérgio), chegar ao tento de honra, que até mereciam, mas no primeiro lance é Hugo, com mais uma valente intervenção, que evita o golo e, no segundo, foi Gui que desarmou, em último recurso, o nº 7 academista. Foi do Beira-Mar, contudo, o último lance de perigo do encontro, aos 33', num passe magistral de Tiago Gomes que isolou Pedro Aparício, mas as veleidades do pequeno médio ofensivo aveirense foram goradas pela saída do guardião do Académico, que chegou à bola primeiro.
A arbitragem do Sr. Hugo Geraldes, da AF Guarda, mostrou uma flagrante dualidade de critérios no julgamento das faltas cometidas, com claro prejuízo para o Beira-Mar, deixando uma grande penalidade por marcar, aos 23' do primeiro tempo, quando Ricardo Tavares é agarrado dentro da área do Académico de Viseu. Esteve bem no capítulo disciplinar.

5 comentários:

Anónimo disse...

Mas nao falam da falta que o Rui Sergio sofreu dentro da area e o arbitro marcou falta fora da area -.-
Diogo

Anónimo disse...

Mas falta de que? O nº 7 do académico de Viseu depois de perceber que não conseguiria dar continuidade ao lance mandou-se para o chão, não havendo qualquer toque de nenhum jogador do beira mar.

Anónimo disse...

Ahahahaha! Ele ficava isolado, tinha a bola no pé como ele gosta,e ia-se mandar para o chao?
É bem é bem! Nao devemos ter visto o mesmo jogo, so se foi isso x)
Diogo (eu assino)

Anónimo disse...

oh dioguito ja estava 3-0

Anónimo disse...

Muito provavelmente o Beira-mar ganhava, sim é verdade mas so fiz aquele comentario porque na cronica do jogo esta la assim: "com claro prejuízo para o Beira-Mar, deixando uma grande penalidade por marcar, aos 23' do primeiro tempo, quando Ricardo Tavares é agarrado dentro da área do Académico de Viseu". Mas so falam desse, e o do Rui Sergio? Pois, era contra voces era melhor nao dizer nada se nao ja nao vos prejudicava a voces claramente, secalhar ja nos prejudicava a nos claramente tendo em conta aos amarelos que devia ter dado por faltas que os jogadores do Beira-mar fizeram!
Dioguito (como tu/voce diz/es mas tenho coragem para assinar)