sexta-feira, 30 de abril de 2010

Agenda fim-de-semana: Pré-Escolas "A" na Mourisca para jogo decisivo!

Com os juniores a viajarem até à Trofa com a esperança ainda na bagagem, a equipa "A" das pré-escolas 2002 disputa, na Mourisca do Vouga, um jogo que tem também carácter praticamente decisivo no que toca à atribuição do primeiro lugar na série C do torneio distrital da categoria. Todavia, enquanto que, nos juniores, a vitória necessária para manter viva a chama da subida à primeira divisão nacional poderá ser insuficiente, nos sub-8, um triunfo sobre o Mourisquense deixaria os meninos do técnico Jó em posição privilegiada para ser campeão de série.
Com o campeonato nacional de iniciados parado no próximo fim-de-semana, a agenda completa é composta pelos seguintes 10 jogos:


Análise prévia da jornada

JUNIORES A: Costuma dizer-se que, "até ao lavar dos cestos é vindima" ou "enquanto há vida há esperança", sempre que estamos perante uma "empreitada" de grande porte com possibilidades escassas de levar a "nau" a bom porto. O jogo que a equipa de António Luís vai disputar na Trofa deve ser encarado nesta perspectiva, pois que, sabendo das parcas possibilidades que têm de chegar ao 1º lugar, também sabem que só a vitória sobre o Trofense poderá abrir alguma porta (ou mesmo janela) que mantenha viva a esperança. É que a Sanjoanense joga nos mesmos pressupostos e pode, perfeitamente, ganhar ao Freamunde, deixando tudo em aberto para a última jornada. Difícil? Sim, mas não impossível...
JUNIORES B: Deslocação muito difícil a São João de Ver, prevendo-se um jogo muito equilibrado entre duas equipas que estão, neste momento, a salvo da despromoção à 2ª divisão distrital (São João Ver é 4º e Beira-Mar 2º), mas com pontos ainda insuficientes para se considerarem a salvo. A luta vai ser renhida, mas enquanto a equipa da casa vem de 2 jogos seguidos sem vencer (ED), o Beira-Mar soma cinco jogos consecutivos sem perder (EVVVV), dados que poderão fazer pender a balança para o lado auri-negro.
INICIADOS B: Em Avanca vão encontrar-se os dois últimos classificados da série dos primeiros do campeonato distrital da 1ª divisão, sendo que o equilíbrio tem sido a nota dominante deste campeonato, não se registando, com frequência, resultados muito desnivelados. Em caso de derrota, a equipa de João Amaral receberia, do seu adversário, o testemunho da "lanterna vermelha", herança que, por certo, a equipa dispensará. Uma quase garantia é que o jogo vai ser de muito equilíbrio, como são quase todos os jogos desta competição e os empates dos auri-negros, nas duas últimas jornadas, atestam.
INFANTIS A: A equipa de Edmundo Ferreira fará papel de anfitrião, num jogo que poderá ser muito interessante, já que se defrontam o Beira-Mar, líder destacado da série F, e o Avanca, que ocupa a 3ª posição e protagonizou, no jogo da primeira volta, uma das mais fortes oposições aos aveirenses, que só venceram por tangenciais 4-5.
INFANTIS B: O líder do campeonato distrital, moralizado pelo empate obtido na Feira na última jornada, joga agora em casa, frente ao Lusitânia de Lourosa, na defesa da sua liderança. No entanto, quase todas as equipas nesta prova têm o seu valor, pelo que os comandados de Ricardo Pinheiro não se poderão distrair, frente a um adversário a quem bateram dificilmente (1-2) na primeira volta, se quiserem continuar no topo da classificação.
ESCOLAS A: Vitória com muitos golos é o que se pede à equipa de João e Pedro Teles, no jogo que disputarão contra o frágil Macinhatense (último lugar, 0 pontos), na jornada seguinte a terem ascendido ao 1º lugar, em igualdade pontual com o Eixense, mas com vantagem na diferença de golos marcados e sofridos (4 golos de vantagem).
ESCOLAS B: A equipa de João Paulo desloca-se a Águeda, onde jogará a sua liderança na série E contra o segundo classificado. Com apenas 2 pontos de vantagem, os aveirenses têm consciência que, se perderem, haverá uma troca de posições, mas, se ganharem, garantirão, praticamente em definitivo, o lugar que ocupam actualmente. O empate a 3 golos no jogo da 1ª volta deixa antever mais um jogo equilibrado.
ESCOLAS C: Início da 2ª volta do campeonato distrital com o Beira-Mar, 4º classificado da prova, a receber o Mourisquense (penúltimo), num jogo em que é claramente favorito, seja pela posição na tabela, seja pelo desnível verificado no resultado do jogo da primeira volta, na Mourisca, que os aveirenses venceram por 1-10.
PRÉ-ESCOLAS "A": Mourisquense e Beira-Mar disputarão na Mourisca, a 4 jornadas do final da prova, aquele que poderá ser o jogo que decidirá quem vai ser o vencedor da série C do 2º Torneio Distrital de pré-escolas da AF Aveiro. Numa luta a dois desde há muito, e separados por apenas 1 ponto, com vantagem para os da casa, a equipa que vencer ficará com a conquista da prova quase garantida, enquanto que um empate deixará ainda algum "suspense" para as 3 jornadas finais, onde, de qualquer dos modos, a equipa auri-negra ficaria dependente de terceiros para poder ainda ascender à liderança.
PRÉ-ESCOLAS "B": Também a equipa "B" jogará na Mourisca, mas neste jogo, pese embora o empenho que os auri-negros colocarão em campo, o favoritismo vai para o Mourisquense "B", que é o 2º classificado da série D.

Sem comentários: