segunda-feira, 19 de abril de 2010

INICIADOS B: Empate com sabor a injustiça

AD Sanjoanense, 1 - SC Beira-Mar, 1
(1-1, ao intervalo)

As equipas “B” de iniciados da Sanjoanense e do Beira-Mar repetiram ontem, em São João da Madeira, o mesmo resultado verificado na primeira volta da 2ª fase do campeonato distrital da 1ª divisão, tendo empatado 1-1 num jogo bem disputado e que proporcionou um bom espectáculo, entre formações com atletas que, no próximo ano, defenderão as suas cores no “nacional” da categoria.
Os aveirenses foram claramente superiores em todo o jogo, começando, desde cedo, a dominar as operações a meio campo, com boa circulação de bola, procurando os dois flancos e levando, sem surpresas, o perigo para junto da baliza contrária. O primeiro aviso foi deixado por João Miguel que, isolado sobre o lado direito, rematou torto, ao lado da baliza defendida pelo “gigante” Cláudio. Mais tarde seria Tiago Ramalho a tentar a sua sorte, através de um remate de fora da área, mas que saiu fraco e ao lado da baliza sanjoanense. A equipa da casa respondeu por Gil que, ao segundo poste, rematou de primeira por cima da baliza defendida por Canha. Mas o Beira-Mar estava mais perigoso e, à passagem dos 20’, Jorge faz um excelente trabalho dentro da área adversária e remata para uma espectacular defesa do guardião Cláudio para canto. Na sequência deste, num lance trabalhado pela equipa, o mesmo Jorge, após duas simulações, aparece na zona da meia-lua a rematar para o merecido golo, colocando em vantagem os auri-negros por 0-1.
Após a vantagem, o Beira-Mar continuou a exercer o seu domínio e poderia ter aumentado a vantagem num lance iniciado em Jorge, que faz um cruzamento, tendo a bola sobrado para Rui, ao segundo poste, que a coloca na área, onde Ramalho chegou atrasado para a emenda. Quase em cima do apito para o descanso e sem que nada o fizesse prever, a Sanjoanense chegaria ao empate. O lance começa num rápido contra-ataque dos da casa, após canto contra, com o condutor da bola a ser desarmado dentro da área, de uma forma limpa, por Sousa. Por indicação do árbitro auxiliar, que quis ser protagonista, o juiz da partida assinalou, incrivelmente, grande penalidade, mostrando, ainda, o cartão amarelo ao jogador aveirense. O “capitão” da equipa da Sanjoanense, Pedro Lisboa, encarregado da marcação do castigo máximo, não perdoou e aproveitou o “brinde” para estabelecer o 1-1 com que as equipas foram para o descanso. Este resultado era injusto para a equipa do Beira-Mar, pelo domínio que tinha exercido até então e ainda pela forma como o adversário tinha obtido o golo.
No segundo tempo o cariz do jogo manteve-se, tendo a equipa auri-negra voltado a criar alguns lances de muito perigo, contra “zero” do nosso adversário. João Miguel por duas vezes (isolado proporciona boa defesa a Cláudio e, noutro lance, remata ao lado do poste esquerdo), Jorge (remate por cima da barra num lance dentro da área) e Fábio (cabeceamento à figura do guarda-redes na sequência de um canto) tiveram oportunidades mais que suficientes para dar a vantagem à equipa aveirense. O golo ainda chegou a acontecer, por Aurélio, mas o lance foi invalidado por posição de fora-de-jogo.
O jogo chegaria ao fim com uma excelente exibição da nossa equipa, aliada a uma grande atitude e determinação dos nossos atletas, faltando apenas a vitória, que só não aconteceu porque falhámos na finalização e porque houve um árbitro auxiliar que quis ser a “estrela” da partida.
Uma nota para a estreia neste jogo do infantil Rafa, que fez o seu primeiro jogo oficial na variante de futebol de 11.
João Amaral fez alinhar os seguintes jogadores:
Canha (gr); Sousa, Fábio (cap), Samuel e Filipe; Nuno Abreu, Tiago Ramalho, Rui (Rafael, int) e Sérgio (Steven, 65’); João Miguel (Aurélio, 50’), Jorge.
Suplentes não utilizados: Leo (gr), Bruno Reis, Mário e Luís.

Sem comentários: