domingo, 25 de abril de 2010

JUNIORES B: Vitória ao cair do pano!

SC Beira-Mar, 2 - GD Mealhada, 1
(1-1, ao intervalo)

Foi em cima do minuto 90 que um golo de Daniel deu a vitória à equipa de juniores do SC Beira-Mar, que disputa o campeonato distrital da 1ª divisão, dando a ideia de muitas dificuldades encontradas durante o jogo disputado com o Mealhada, mas que só aconteceram porque os auri-negros foram, mais uma vez, imensamente perdulários, estando desastrados na hora da finalização, com Marc e Danny a falharem golos absolutamente inacreditáveis.
Aguinaldo Melo apresentou: Cirineu (gr); Nito, Rui Santos, Lobo e Iuri (cap); Tito, Lucas (Ricardo Castro, 55') e Cassamá; Marc (Pedro, 55'), Daniel e Tiago Azevedo (Leandro, 75').
Suplentes não utilizados: Diogo Lopes (gr), Pité, Balacó e Wilson Rubio.
Ainda as equipas nada tinham feito que justificasse, para qualquer dos lados, o funcionamento do marcador, quando, aos 6', no primeiro remate efectuado, o Mealhada chegou ao 0-1. O lance do golo bairradino resulta de uma abertura larga, na esquerda, onde surgiu solto de marcação Rui Simões, a dominar bem a bola e a rematar de pronto, cruzado, com a bola ainda a bater no poste mais distante e a anichar-se nas redes defendidas por Cirineu. A desvantagem teve o condão de espevitar as hostes auri-negras que, passado pouco tempo, aos 10', poderiam ter chegado ao empate, através de Lobo, que cabeceou, ao segundo poste, uma bola vinda de canto de Marc, na esquerda, com um defesa contrário a safar sobre a linha de golo. Aos 16', uma excelente iniciativa de Cassamá cria algum desequilíbrio nas linhas recuadas do Mealhada, com a abertura na direita, em Tiago Azevedo, a permitir uma assistência, ao segundo poste, para finalização fácil de Marc que, sozinho, falha o "impossível" (a bola saiu ao lado...)!
O Beira-Mar, nesta fase da partida, tinha claro ascendente e o golo voltou a rondar as balizas visitantes, aos 22', na sequência de um pontapé de canto marcado na direita por Tito, com Rui Santos a entrar fulgurantemente de cabeça, mas a enviar a bola por cima da barra. Após tanto porfiar, a equipa aveirense haveria de chegar ao mais que merecido 1-1, aos 35', numa jogada de insistência de Nito, na direita, com o cruzamento atrasado a permitir um remate de Tiago Azevedo, sem preparação e sem que a bola caísse no chão, que só parou no fundo das redes, consumando o empate e fazendo um bonito golo.
Adormecidos pelo empate, os auri-negros permitiram ainda, antes do apito para o intervalo, que a equipa do Mealhada, pouco mais que inofensiva até aí, tivesse duas oportunidades para se adiantar de novo no marcador. Aos 43', na sequência de um pontapé de canto da esquerda, marcado ao segundo poste, Cirineu falha a intervenção e permite a um contrário o cabeceamento às malhas laterais, gorando-se excelente ocasião de fazer golo. Já em período de compensação e após uma reposição de bola em jogo pelo guarda-redes, Rui Simões, o autor do golo da equipa forasteira, fica em posição isolada mas opta pelo remate, ainda de longe, à figura de Cirineu.
O Mealhada, sem contudo criar grande perigo, foi a equipa que apareceu melhor logo após o recomeço, situação que ocorreu durante cerca de 10 minutos. As entradas de Pedro e, sobretudo, de Castro, vieram alterar profundamente a organização de jogo do Beira-Mar, que melhorou bastante a qualidade do futebol praticado. Logo aos 12', uma diagonal da esquerda de Pedro, permite ao avançado auri-negro um remate forte para defesa a dois tempos do guardião contrário. Aos 16', foi a vez de Ricardo Castro tentar a sua sorte, num remate em arco da esquerda, muito perigoso e que fez a bola sair um tudo nada por cima. O tempo passava e a igualdade mantinha-se teimosamente no marcador. Só já dentro do último quarto de hora de jogo o perigo criado pelos visitados andou perto do golo. Aos 35', uma transição rápida conduzida por Castro cria superioridade numérica que não é aproveitada, nem por Daniel, nem por Nito. Insistia o Beira-Mar, consciente da importância de ganhar a um adversário directo, e Cassamá entra em acção. Aos 37', com um cruzamento do lado direito, oferece de bandeja o golo a Daniel que, sozinho ao segundo poste, imita Marc na primeira parte, e falha incrivelmente o golo, enviando para fora. Aos 39', é ele mesmo que se isola e que deixa desarmar no momento em que ia rematar para a baliza. Aos 40', nova oportunidade para desfazer a igualdade, com Pedro a atrasar em Tito, que remata para uma defesa do guarda-redes do Mealhada para a frente, aparecendo Daniel a fazer a recarga para fora. Com tanto desperdício já se pensava que o resultado no marcador se iria manter, tanto mais que, aos 43', um cruzamento de Nito, na direita, apanha Cassamá sozinho, ao segundo poste, mas o jogador auri-negro cabeceia por cima. Foi já em cima do nonagésimo minuto que a equipa da casa chegou ao ansiado tento da vitória, numa transição rápida que permitiu a Nito servir Daniel, dentro da área, que teve tempo para tudo e para rematar para o 2-1. Em período de compensação, o Beira-Mar poderia ter confirmado a vitória, em dois lances desperdiçados por Pedro, o primeiro servido por Cassamá, que cruzou da direita, e o segundo em que é isolado por Daniel.
Vitória sofrida dos aveirenses, num jogo em que a sua vantagem acabou por ser escassa face a tantas oportunidades de golo desperdiçadas.

Sem comentários: