domingo, 9 de maio de 2010

INFANTIS B: Vitória alicerçada numa boa organização defensiva

CD Paços Brandão, 0 - SC Beira-Mar, 4
(0-2, ao intervalo)

Numa manhã chuvosa e com os atletas a tomarem conhecimento, antes do começo do jogo, da derrota do Feirense com a Casa do Benfica, a equipa não se deixou levar pela euforia e entrou em campo com a consciência de que só com muito trabalho e concentração poderia levar de vencida o Paços de Brandão.
Ricardo Pinheiro apresentou no início do jogo: Pouseiro (gr), Rafa, Bernardo (cap), Gil, Gonçalo, João Gonçalo e André.
Jogaram também: Terrinca, Miguel, Leonardo e Didi.
O Beira-Mar começou o jogo praticamente a ganhar, já que, logo aos 4’, numa excelente jogada de entendimento entre André e Gil, este último fica na cara do guarda-redes adversário e atira para o 0-1.
Se o Paços de Brandão tinha a ideia de defender, com todos os atletas, sempre atrás da linha da bola, a partir desse momento teria de alterar a sua estratégia. Mas os auri-negros não deixaram que isso acontecesse, continuando a pressionar muito à frente e as oportunidades foram-se sucedendo, ainda que a resistência contrária fosse aguentando a desvantagem mínima no marcador. O nosso corredor esquerdo, em termos atacantes, parecia uma avenida com passadeira vermelha, não por falta de oposição, mas pela qualidade técnica demonstrada pelo Gonçalo, pois toda a vez que a bola caía naquela zona criava imenso perigo, saindo remate ou cruzamento. Até que, aos 17’, a resistência pacense cedeu e o Beira-Mar chegou ao 0-2. Foi na sequência da marcação de um canto trabalhado pela equipa, com uma boa execução de João Gonçalo para o segundo poste, onde apareceu Leonardo a cabecear como mandam as regras, de cima para baixo e a fazer o golo da tranquilidade.
O nosso adversário chegou pela primeira vez à área auri-negra quando estavam decorridos 20’ de jogo, numa distracção da nossa zona defensiva, com o avançado da casa a rematar forte, já dentro da área, para uma soberba defesa do guardião Pouseiro, em voo, seguramente a defesa do jogo! A equipa aveirense continuou o seu domínio, a ter mais posse de bola, a jogar mais no meio campo contrário, mas sem lograr mais nenhum golo até ao intervalo.
A equipa de Ricardo Pinheiro iniciou a 2ª parte com:
Pouseiro (gr), Bernardo Leonardo, Gil, João Gonçalo, André e Gonçalo.
Entraram ainda: Terrinca, Miguel, Rafa, Didi e Henrique (gr).
O segundo período do jogo teve uma fase inicial de maior ascendente da equipa da casa, fazendo os auri-negros recuarem no terreno, mas os aveirenses foram-se sempre defendendo muito bem e não deixavam o adversário rematar à baliza. Mesmo nos vários cantos conquistados pelo nosso adversário, os lances aéreos foram sempre anulados, tendo a equipa estado muito bem neste capítulo do jogo, fosse com Bernardo e Leonardo a ganharem nas alturas, fosse com o guardião Pouseiro a imitar os seus colegas sempre que era necessário.
O momento do jogo aconteceu aos 17’ da segunda parte, com o “pensador” Gil, em iniciativa individual, a passar por 4 adversários desde o meio campo, onde ganhou a bola, progredindo em drible até ficar na cara do guarda-redes do Paços de Brandão e, quando se poderia pensar que já não teria forças para mais, num gesto técnico primoroso, faz passar a bola sob o corpo do guardião da casa e aponta o 0-3. A equipa do Beira-Mar galvanizou-se com este golo e as oportunidades para ampliar o marcador passaram a suceder-se. O Miguel teve três bons remates à baliza, defendidos muito bem pelo guarda-redes do Paços e Didi, a subir de forma, teve também a sua chance, mas o seu bom remate forte saiu ao lado da baliza.
Até final, a partida desenrolava-se apenas no meio campo da equipa da casa e esse domínio aveirense acabou por dar os seus frutos, aos 25’, num lance em que Gil, sempre ele, isolou Miguel, que chegou ao 0-4 com um remate em jeito ao canto inferior direito da baliza pacense. Já em período de descontos, Didi, na cara do guarda-redes, teve ocasião de dilatar a vantagem, mas o guarda-redes adivinha a intenção de “chapéu” do goleador auri-negro e defende para canto.
Pela exibição, pela vitória, pela organização defensiva, parabéns a todos! Nada está ganho, mas vamos lutar assim nas 6 finais que faltam.

1 comentário:

Unknown disse...

Parabéns Equipa dos Infantis B e tal como os Séniores do Beira-Mar vamos ser CAMPEÕES! J. Claro