sábado, 26 de fevereiro de 2011

INICIADOS B: Vitória da maior experiência

SC Beira-Mar, 0 - CD Estarreja, 2
(0-1, ao intervalo)

Com um golo em cada parte, o Estarreja bateu esta manhã, no relvado secundário do estádio Mário Duarte, a equipa sub-14 do SC Beira-Mar, em jogo da 5ª jornada do campeonato distrital de iniciados da 1ª divisão. O triunfo visitante acaba por se aceitar, fruto de uma maior maturidade evidenciada pela maior parte dos seus jogadores, em contraponto a uma formação auri-negra que troca muito bem a bola, mas que falhou mais uma vez no capítulo da finalização (3 jogos consecutivos sem marcar) e que mostrou ainda alguma falta de agressividade.
Sob uma arbitragem sem problemas, Edmundo Ferreira apresentou:
Diogo (gr) (João Pedro, int); Bruno (Gi, 57'), João Neves (cap), Nuno Silva e Ricardo Mango; Nuno Regêncio (Nuno Aparício, int) Rui Ladeiro, Marcos e André (Rafa, 48'); Manu e João Gonçalves (Luís Miguel, int).
Suplentes não utilizados: Marcos Dias e Gonçalo Ladeiro.
O jogo teve um início equilibrado com o Beira-Mar a opor o seu típico futebol apoiado a um jogo mais directo e atlético dos forasteiros, podendo, qualquer uma das equipas, ter chegado ao golo logo nos minutos iniciais. Aos 3', na sequência da marcação de um canto a favor do Estarreja, valeu Nuno Silva a tirar a bola da zona de perigo, para, no minuto seguinte, ser João Gonçalves, no coração da área, a não dar a melhor direcção a um excelente cruzamento do lado esquerdo feito por Marcos, fazendo a bola rasar o travessão.
O Estarreja, que apresentava uma linha defensiva de grande porte atlético (guarda-redes incluído) e jogadores rápidos na frente, começou a aparecer com mais frequência na zona de finalização, sobretudo em jogadas pelo corredor esquerdo. Aos 13', Ricardo Mango anulou um cruzamento muito perigoso, enviando, oportunamente, a bola pela linha de fundo, mas, aos 16', novamente através de um cruzamento largo da esquerda, os estarrejenses voltaram a criar perigo e, desta feita, chegaram mesmo ao golo, com o jogador nº29, Juanito, a cabecear ao segundo poste para o 0-1.
Era o melhor período da equipa visitante, que logo a seguir poderia ter chegado ao segundo golo, valendo uma boa intervenção de Diogo, a desviar um cabeceamento perigoso na área, efectuado na sequência de um livre cobrado na direita. E, aos 20', foi a barra da baliza auri-negra a devolver a bola rematada do lado esquerdo, na cobrança de mais um livre assinalado a favor dos visitantes, que justificavam a vantagem adquirida.
O Beira-Mar só voltaria a criar perigo, aos 24', numa boa combinação de ataque, que terminou com um remate cruzado de Gonçalves, que fez passar a bola rente ao poste direito da baliza do Estarreja. Mas os forasteiros, aos 27', voltaram a ameaçar, gizando uma boa jogada pela direita, com o cruzamento para o coração da área aveirense a apanhar um jogador solto, que, no entanto, falhou a tentativa de pontapé acrobático. A última oportunidade antes do descanso pertenceria ao Beira-Mar, novamente com João Gonçalves na finalização, mas o seu remate, efectuado no meio da área, aproveitando uma sobra após livre de André, saiu à figura do seguro guardião do Estarreja.
A vantagem do Estarreja era justa ao intervalo, mas a segunda parte começou com o Beira-Mar a procurar inverter o rumo dos acontecimentos, com João Neves em plano de destaque. Aos 41', o "capitão" aveirense, agora em missão mais adiantada no terreno, dispara forte de fora da área, mas o guardião estarrejense, com uma magnífica estirada, evita o golo do empate. Aos 46', nova iniciativa de Neves, com uma excelente penetração pelo meio e uma ainda melhor abertura na esquerda em Marcos, que ficou isolado, mas, incompreensivelmente, adiantou a bola e perdeu magnífico ensejo para restabelecer a igualdade no marcador.
Esta boa entrada do Beira-Mar nos segundos 35 minutos voltou a mostrar uma equipa que constrói, com alguma facilidade, situações para marcar, mas que tem algumas lacunas no capítulo da finalização. O Estarreja reagiu e, aos 52' e 53', poderia ter ampliado a vantagem. No primeiro lance, o pequeno mas rápido jogador nº 34 remata ao poste esquerdo e, no segundo, uma falha defensiva não é bem aproveitada e a bola passa muito perto do poste direito. Era o aviso para o 0-2, que chegou, ainda que de uma forma surpreendente, aos 54'. Num livre à saída do círculo central, o jogador do Estarreja remata em balão para a baliza, com a bola a sobrevoar João Pedro, a bater na barra e a anichar-se nas redes auri-negras perante a surpresa geral.
As coisas tornaram-se mais difíceis para os aveirenses, sobretudo no plano anímico e a equipa do Estarreja começou a jogar com o relógio a partir daqui. Ainda assim, os auri-negros tiveram uma boa ponta final e, por 3 ocasiões, estiveram perto de chegar ao tento de honra, que até mereceram. Aos 66', Nuno Aparício, no seguimento de um canto, atira perto do poste; aos 68', Marcos isola-se e remata, na passada, também ao lado; finalmente, já em período de compensação, Rafa coloca na área, para uma entrada de cabeça de Marcos, que coloca a bola nas mãos do guardião visitante.
Vitória justa do Estarreja, perante um Beira-Mar que terá de melhorar a finalização e colocar mais intensidade na disputa dos lances. A diferença mínima, no entanto, espelharia melhor o que se passou em campo.

Sem comentários: