domingo, 20 de março de 2011

INICIADOS B: Vitória do colectivo

SC Beira-Mar, 1 - AA Avanca, 0
(0-0, ao intervalo)

Ao fim de 5 jogos sem ganhar, com derrotas imerecidas nalguns deles, a equipa de Edmundo Ferreira regressou às vitórias no campeonato distrital da 1ª divisão e conseguiu um triunfo frente ao Avanca, por 1-0, que o bom futebol que tem praticado nesta 2ª fase há muito já justificava.
O técnico aveirense apresentou para este jogo, disputado no campo de treinos do estádio Mário Duarte, os seguintes elementos:
João Pedro (gr); Nuno Aparício, Nuno Silva, Ricardo Mango e Bruno; João Neves (cap), Nuno Regêncio e Rafa (André, int); Gi (Rui Ladeiro, int), Manú (Lâne, 60') e Marcos (Luís Miguel, 68').
Suplentes não utilizados: Pedro Rafael (gr), Gonçalo Ladeiro e João Gonçalves.
Assistiu-se a um jogo de contrastes, entre duas equipas que assentaram o seu futebol em pressupostos completamente diferentes. O Beira-Mar recorrendo a uma maior posse e circulação de bola, saindo a jogar desde trás, com trocas sucessivas que a iam fazendo avançar no terreno. O Avanca, mais forte fisicamente, baseava o seu jogo num futebol mais directo e individualista, onde se destacava a força (e também alguma técnica) do seu "capitão" e nº 9, João Almeida, que colocou imensas vezes a defensiva auri-negra em sobressalto. Como o futebol é um jogo de equipa, acabou por prevalecer, muito justamente, a força do colectivo aveirense, ainda que os primeiros sinais de perigo tivessem ocorrido junto da baliza defendida por João Pedro. Sempre com João Almeida nas jogadas (apetece quase dizer que a equipa do Avanca foi o seu "capitão" e mais 10), aos 3', 9' e 12', os forasteiros ameaçaram o golo. No primeiro lance o remate saiu às malhas laterais (foi desferido de ângulo muito difícil, do lado esquerdo), depois valeu a escorregadela do nº 9 avancanense que o fez perder a oportunidade de disparar e, por último, a bola atirada para a baliza abandonada por uma saída em falso de João Pedro saiu rente ao poste esquerdo.
Com esta descrição, não se pense que o jogo era de sentido único, pelo contrário, o Beira-Mar tinha mais posse de bola, mas não produzia tanto perigo quanto aquele que a capacidade individual de João Almeida permitia ao Avanca no último terço do terreno. Só aos 14', os aveirenses deram a primeira sensação de golo para a sua equipa, após uma boa jogada de envolvimento, com a bola a chegar a Manú, que penetra pelo meio e, da zona da meia-lua, executa um remate em arco que faz a bola rasar o travessão. Até ao intervalo, mais um lance de perigo para cada uma das balizas. Aos 24', e sempre pelo seu "capitão", foi a vez do Avanca voltar a ameaçar, após uma jogada de insistência, que terminou com um remate à entrada da área que faz a bola rasar o poste esquerdo, tendo ainda sofrido um ligeiro desvio na sua trajectória. No minuto seguinte, e também em jogada individual (a excepção à regra na equipa do Beira-Mar), Marcos ganha em esforço a dois adversários, entra na área e remata cruzado, porém, fraco e ao lado.
A segunda parte não poderia ter começado melhor para a equipa da casa que, logo aos 37', se adiantou no marcador. O autor do 1-0 foi Manú, que aproveitou um corte incompleto da defensiva do Avanca para receber a bola e rematar fora do alcance do guardião João Leites. Com vantagem no marcador, os auri-negros passaram a controlar completamente o jogo, com largos períodos de posse de bola, que faziam o adversário andar quase sempre atrás dela.
Foi, pois, de uma forma completamente inesperada, aos 54', num período de controlo total do jogo por parte da equipa de Edmundo Ferreira, que o Avanca dispôs de uma soberana ocasião para empatar a partida. O autor do lance foi, claro, João Almeida, que, após uma perda de bola a meio campo, correu para a área aveirense, onde acabou derrubado por Nuno Silva. A grande penalidade, pronta e justificadamente assinalada pelo árbitro, foi, contudo, desperdiçada pelo nº 31, Armando, que acusou a responsabilidade e disparou por cima da barra.
Seguiu-se um período de maior insistência do Avanca, na procura do golo do empate, que acabou por não acontecer, mas que o incansável João Almeida tudo fez para alcançar. Aos 59', na sequência de um canto, proporcionou mais uma defesa apertada ao guardião João Pedro, que volta a entrar em acção no minuto seguinte, defendendo com o pé outro remate perigoso de João Almeida, que começou e acabou a jogada.
O Beira-Mar sacudiu esta pressão final da equipa do Avanca (melhor, do seu "capitão") e, aos 61', poderia mesmo ter "sentenciado" a partida. Marcos, em jogada individual pela esquerda, ganha a vários adversários, evita também o guarda-redes e oferece o golo a Lâne, que, à boca da baliza, se deixa antecipar por um adversário, que alivia para canto. Respondeu ainda o inenarrável João Almeida, aos 64', num lance em que se mostrou mais forte no 1x1 com Nuno Silva, valendo a boa estirada de João Pedro, que defendeu o remate e evitou o golo do empate. Antes do final, aos 69', Rui Ladeiro também faz brilhar João Leites, na recarga a um livre marcado por Regêncio e que a barreira devolveu. O remate partiu forte, mas o guardião da equipa "azul" efectuou a defesa da manhã.
Boa vitória para os comandados de Edmundo Ferreira e, sobretudo, um jogo em que mostraram, mais uma vez, ser uma equipa que sabe jogar futebol. No final, o poder do colectivo auri-negro levou a melhor sobre o valor individual de um bom jogador do Avanca. Foi justa a vitória do Beira-Mar, mas o "capitão" da equipa adversária, por si só, não merecia sair derrotado.

1 comentário:

Anónimo disse...

nao gosto da descricao do jogo em certas partes da narrativa , a equipa nao so funciona muito bem com o capito joao almeida , mas sim com os outros 10 jogadores que por sua vez constroem jogadas de perigo e dao esses lances ao capitao porque este sim é um valor futuro do futebol. pelas oportunidades de golo o avanca nao merecia perder, mas pela qualidade de jogo sim . alertar que alguns jogadores do avanca estavam a dormir durante a partida o que sentenciou alguns lances do beira mar. ass: Joao leites (gr avanca )