quinta-feira, 14 de abril de 2011

Agenda fim-de-semana: Auri-negros com algumas viagens de risco

Com a maior parte dos 12 jogos que compõem a agenda do próximo fim-de-semana a serem disputadas em ambiente hostil aos interesses auri-negros (7 em 12), algumas das deslocações das nossas equipas revestem-se de elevado grau de dificuldade e importância, seja pelo valor intrínseco dos nossos adversários, seja pelo que está em causa nessas partidas. Infantis A e benjamins B procurarão, em Paços de Brandão e Santa Maria de Lamas, fazer valer o seu estatuto de líder e vice-líder dos respectivos campeonatos distritais, na certeza de que não encontrarão nenhuma espécie de facilidades e só com actuações ao seu melhor nível poderão sair incólumes destas difíceis viagens.  Iniciados B e infantis B têm um destino comum - Santa Maria da Feira - sinónimo de grande dificuldade para os seus jogos, mas onde as nossas equipas apenas terão de lutar pela dignificação do nosso emblema.
Dos jogos disputados em casa, destaque para a recepção ao Pampilhosa, no campeonato distrital de juniores da 1ª divisão, jogo que poderá ser bastante clarificador quanto à manutenção no escalão principal da AF Aveiro.
É o seguinte o quadro completo de jogos marcados para os próximos sábado e domingo:

Análise prévia da jornada:

JUNIORES A: Com o Cinfães já despromovido aos campeonatos distritais e o Beira-Mar com a garantia da permanência há muito assegurada no nacional da 2ª divisão, a deslocação dos auri-negros ao norte do distrito de Viseu, do ponto de vista estritamente desportivo, tem como único aliciante a procura de uma melhoria, ainda possível, do 3º lugar ocupado pelos aveirenses nesta série B da prova.
JUNIORES B: A recepção ao FC Pampilhosa é um dos jogos mais importantes desta jornada, com os aveirenses a quererem aproveitar o bom momento que atravessam (7 pontos conquistados nos últimos 3 jogos) para consolidarem uma posição na tabela classificativa que os ponha a salvo de uma eventual despromoção. O nosso adversário está com uma desvantagem de 3 pontos, pelo que uma vitória auri-negra "cavaria" um fosso muito importante para um rival directo, quando se entra numa fase crucial da prova (ficarão a faltar 7 jogos para o seu final).
INICIADOS B: Bom confronto em perspectiva no jogo entre Feirense e Beira-Mar agendado para o Complexo Desportivo da Feira. Frente a frente duas equipas sub-14, que normalmente medem forças neste campeonato com atletas mais "velhos", mas que nesta partida, do ponto de vista etário, apresentarão os mesmos argumentos. Já o jogo da 1ª volta, vencido pelos jovens "fogaceiros", foi um bom espectáculo, com futebol de boa qualidade, pelo que se aguarda mais uma boa prestação de ambas as equipas, se possível, agora, com uma vitória dos beiramarenses.
INFANTIS A: Se dúvidas houvesse quanto às dificuldades que a equipa de Ricardo Pinheiro vai encontrar na deslocação a Paços de Brandão, bastaria lembrar o jogo da 1ª volta e a vitória tangencial então conseguida. Mas, nesse jogo, ficou também patente a grande diferença de qualidade entre as duas equipas, com os auri-negros a revelarem ser bastante melhores que o seu adversário, pelo que a abordagem ao jogo do próximo sábado deverá ser feita simultaneamente com a confiança ditada pelo valor da equipa do Beira-Mar e com o respeito que a equipa do Paços de Brandão merece, tendo em conta alguns resultados que já conseguiu nesta prova (vitória em Taboeira, por exemplo).
Na série dos últimos, a equipa do Beira-Mar não vai querer perder terreno para o Gafanha, adversário que segue no 1º lugar com os mesmos pontos dos auri-negros, pelo que uma vitória no terreno do Taboeira é necessária. Não vai ser tarefa fácil, mas estes são os jogos que os nossos atletas mais gostam de jogar.
INFANTIS B: Após o regresso às vitórias na última jornada, a equipa sub-12 do SC Beira-Mar volta a deparar-se com um  jogo onde, sejamos claros, o favoritismo está todo do lado do nosso adversário. O Feirense é líder do campeonato distrital e joga no seu terreno um jogo onde não irá querer ceder terreno para os seus mais próximos perseguidores. À equipa dos irmãos Teles caberá aceitar o favoritismo do seu adversário e disputar a partida numa perspectiva de que pouco haverá a perder. Não esquecer, no entanto, que às vezes há surpresas. E por que não?
BENJAMINS A: Depois de o último fim-de-semana ter reservado às nossas equipas compromissos muito difíceis, a próxima jornada, do ponto de vista estritamente teórico, apresenta-se com jogos aparentemente mais acessíveis. Estrela Azul, na série F, em visita ao campo do Seminário e ADREP, na série G, que recebe os aveirenses na Palhaça, são adversários que, com maior ou menor dificuldade, deverão ser ultrapassados pelas formações de João Paulo, que têm como objectivo manter a liderança de ambas as classificações.
BENJAMINS B: É de crucial importância o jogo a disputar em Santa Maria de Lamas pela equipa do Beira-Mar, do ponto de vista da luta pelos lugares da frente. Aliás, as próximas 3 jornadas serão mesmo decisivas nesse aspecto. Feirense (28 pontos), Beira-Mar (26 pontos), Fermentelos (24 pontos) e União de Lamas (21 pontos), são os 4 candidatos à luta pelo 1º lugar do campeonato distrital. Pois os auri-negros defrontarão, nos próximos 3 jogos, os seus 3 adversários mais directos (Lamas, Fermentelos e Feirense). Esperemos que esta fase "louca" da prova comece da melhor maneira para a turma de Paulo Martins.
Numa série D, dos últimos, muito equilibrada, com 5 (em 7) equipas separadas por apenas 2 pontos, os aveirenses recebem um dos dois adversários (Bom-Sucesso) que se destaca pela negativa neste grupo, encontrando-se no penúltimo lugar da classificação. Favoritismo para a equipa do Beira-Mar, que quer regressar às vitórias após a derrota em Eixo, que a afastou do 1º lugar.
TRAQUINAS A: Depois da derrota na última jornada em Arouca, que colocou a equipa de Daniel Esteves mais longe do 1º lugar, os auri-negros recebem, no campo do Seminário, o último classificado do campeonato distrital, com apenas uma vitória obtida até agora. Seria um jogo ideal para o regresso aos resultados positivos, não fosse o adversário chamar-se Feirense e os únicos 3 pontos obtidos pela equipa santamariana não o tivessem sido à custa dos aveirenses. Ainda assim, acreditamos que desta vez não haverá surpresas e o Beira-Mar somará mais uma vitória.
TRAQUINAS B: A 3 jornadas do final do torneio distrital, a equipa do Beira-Mar regressa aos jogos em casa, onde ainda só perdeu uma vez. Desta vez o adversário é o Cucujães, equipa que poderemos apanhar na classificação em caso de vitória. Basta, para isso, que se mantenha a tendência predominante dos jogos realizados em casa pela equipa de Sérgio Ferreira.

Sem comentários: