domingo, 10 de abril de 2011

INICIADOS A: De um Ribeiro cheio foram golos (2) que brotaram!

SC Beira-Mar, 2 - Vitória SC (Guimarães), 1
(1-1, ao intervalo)

A 2ª fase do campeonato nacional de iniciados não poderia ter terminado de melhor maneira, com as equipas do Beira-Mar e do Vitória de Guimarães a proporcionarem, no relvado principal do estádio Mário Duarte, um magnífico espectáculo de futebol, com uma entrega total de todos os atletas e que terminaria com uma vitória ajustada dos auri-negros, por tangencial 2-1. Bruno Ribeiro foi o homem do jogo, ao apontar 2 estupendos golos que permitiram à equipa aveirense dar a volta ao marcador e conquistar os 3 pontos em disputa.
A equipa aveirense, que se viu privada durante o aquecimento do seu pendular defesa central Ricardo Pinto, por motivo de lesão, apresentou-se com:
Rafa; Yusuf (Bruno Reis, 65’), Ricardo Esteves, Fábio (cap) e Filipe Melo; Miguel (Hugo Custódio, int), Lucas e Tiago Ramalho; Aurélio, Tiago Marques (João Miguel, 53’) e Bruno Ribeiro.
Suplentes não utilizados: Canha (gr), Samuel, Rui e Sérgio.
Entrou melhor o Beira-Mar na partida, tomando conta do jogo e procurando circular a bola pelos dois corredores e, assim, chegar com perigo á baliza do Vitória.
O primeiro sinal de perigo veio de Bruno Ribeiro, que, após receber a bola na esquerda, flecte para dentro e dispara forte para defesa apertada do “gigante” guardião vitoriano. Mais tarde, na sequência de um canto, Aurélio cabeceia para nova defesa do número 1 visitante. A superioridade auri-negra na parte inicial do jogo permitiria ainda, aos 13’, que Bruno Ribeiro, novamente, na execução de um livre em posição frontal, fizesse passar a bola muito perto do alvo.
A partir daqui, fruto também do potencial qualitativo da equipa do Vitória, o Guimarães começou a equilibrar as contas e a chegar mais perto da baliza de Rafael. E, ao segundo remate que faz à baliza da casa (o primeiro foi em fora de jogo) consegue chegar ao golo. Estavam decorridos 20’, quando o extremo direito recebe a bola na sua ala, entra na grande área e desfere um pontapé forte para uma boa defesa de Rafa, que vê, no entanto, a bola sobrar para o nº. 10 vitoriano que não teve dificuldade em fazer o 0-1 na baliza deserta.
A nossa equipa, apesar da injustiça do golo sofrido, não o sentiu muito e voltou a tomar conta das rédeas do jogo, e Lucas, aos 23’, em posição frontal, atirou para uma nova defesa do guarda-redes forasteiro. Até que, aos 26’, Ribeiro, que já tinha ameaçado várias vezes e depois de um bom entendimento com Lucas e Aurélio, recebe a bola em posição frontal e dispara um “míssil” a 30 metros da baliza, que deixa estático o guardião visitante. Foi um golo monumental, que colocou alguma justiça no marcador.
O Vitória de Guimarães foi a equipa que entrou melhor na segunda parte, mas a nossa linha defensiva e o guarda-redes foram sempre controlando as situações, sem permitir ocasiões de muito perigo. O Beira-Mar apostava em saídas em contra-araque, que se revelavam muito perigosas, sendo num lance deste tipo que, aos 50’, Ribeiro se isola pelo flanco esquerdo e, vendo o adiantamento do guardião vitoriano, faz-lhe um “chapéu”, ainda de fora da área, que se traduziu, no 2-1, em mais um golo de compêndio para o talentoso extremo auri-negro e na vitória da equipa da casa. Foi um golo espectacular, que não poderia ter sido mais bonito para terminar todo um campeonato magnífico.

Em desvantagem no marcador, o Vitória arriscou tudo e começou a assumir o jogo, contudo, sem perigo real. Isto até aos últimos 5 minutos do jogo, que foram absolutamente loucos e em que o golo poderia ter caído para qualquer dos lados. Primeiro foram os vimaranenses que, com um remate desferido já dentro da grande área, poderiam ter marcado, mas o que fizeram foi proporcionar a Rafa uma defesa segura. Depois, numa jogada de transição, os aveirenses não aproveitam uma situação de superioridade numérica (3X1) e desperdiçam incrível situação de chegar à vantagem. Já em período de compensação, respondeu o Vitória com uma jogada pela direita, com um excelente cruzamento para a área, onde surge o avançado do Guimarães a rematar de cabeça, fazendo a bola rasar o poste. Finalmente, o último lance de golo pertenceria ao Beira-Mar e é esse que mais ficou na retina, pois daria o 2º lugar na série à equipa do Beira-Mar. Aurélio rompe pela direita, sofre penalty, mas aguentou a carga e continuou a jogada, procurando, de seguida, fazer uma assistência para Hugo Custódio encostar para o golo. Só que o “gigante” guardião vitoriano adivinhou-lhe as intenções, esticou-se todo e tirou o “pão da boca” ao médio ofensivo auri-negro. Estes minutos finais, impróprios para cardíacos, chegariam ao fim pouco depois com o derradeiro apito do árbitro da partida.
Excelente vitória do Beira-Mar, justa e bem conseguida, apesar de uma semana atípica onde, por motivos escolares, vários atletas não cumpriram os 3 treinos semanais.
A todos, os nossos parabéns pela excelente época realizada.

Sem comentários: