segunda-feira, 12 de setembro de 2011

INICIADOS A: Quando uma goleada não chega para deslumbrar...

SC Beira-Mar, 5 - NDS Guarda, 1
(2-1, ao intervalo)

Assegurando os serviços mínimos, a equipa de iniciados do SC Beira-Mar garantiu a segunda vitória, à 2ª jornada do campeonato nacional da categoria, ao bater, no relvado principal do estádio Mário Duarte, a equipa do Núcleo da Guarda. A equipa de João Amaral, pese embora os números expressivos do resultado, realizou uma exibição algo pálida, sobretudo nos primeiros 35 minutos. Perante um adversário francamente inferior e recordando a qualidade de jogo já demonstrada por estes atletas, nomeadamente em muitos jogos da 2ª fase do campeonato distrital da época passada, era exigível à formação auri-negra mais do que aquilo que nesta partida proporcionaram. Valeu o resultado, os 3 pontos e algumas melhorias evidenciadas no segundo meio tempo.
Sob uma arbitragem sem problemas do árbitro conimbricense, Sr. Pedro Nascimento, o SC Beira-Mar alinhou com:
Diogo (gr), Miguel (Bruno, 56'), Ramon, Nuno Silva e Ricardo Mango; Nuno Regêncio (cap), Rafa (João Neves, int) e André; Manú (Gi, int), Lâne (João Gonçalves, 61') e Jorge.
Suplentes não utilizados: João Pedro (gr), Rui Ladeiro e Ivan Ribeiro.
A primeira parte do jogo revelou uma exibição da equipa auri-negra bem abaixo daquilo que pode e sabe fazer. Mais do que a ineficácia revelada na finalização, sobressaiu a falta de um fio condutor do jogo, com os jogadores a mostrarem excessos de individualismo e uma atitude competitiva pouco condizente com a disputa de uma prova nacional. Mesmo assim, o intervalo poderia ter chegado com um resultado robusto favorável aos auri-negros, o que abona pouco a favor da equipa da Guarda. No entanto, apenas aos 26' o Beira-Mar chegou à vantagem, depois de ter desperdiçado uma mão cheia de flagrantes oportunidades. Regêncio (9') com um remate à barra, Lâne, por duas vezes (15' e 25') e André (24'), foram os protagonistas da falta de acerto no momento da finalização. O 1-0 resultou de uma boa iniciativa individual de Jorge, que se mostrou o elemento mais esclarecido da equipa, acabando por oferecer a finalização a Lâne, que, à boca da baliza e após alguma hesitação, à terceira não perdoou (o mais difícil era mesmo falhar).
O futebol continua a ser uma caixinha de surpresas e é esse sortilégio, também, que o faz ter tantos adeptos. Aos 31', a equipa do Núcleo, que até aí se tinha mostrado inofensiva, chega pela primeira vez à área dos aveirenses, conquista um canto e, na sequência deste, aproveitando uma bola perdida, chega incrivelmente ao empate.
Era um castigo para o cinzentismo da actuação auri-negra, que só não foi suportado por muito tempo porque, no minuto seguinte, Jorge faria o 2-1 através de mais uma iniciativa pela esquerda que culminou num centro/remate que só parou dentro da baliza adversária.
A actuação do Beira-Mar melhorou ligeiramente no segundo tempo, tendo a parte inicial sido um autêntico sufoco para a baliza dos egitanienses. Até aos 41', Jorge, por 3 vezes, André e Regêncio poderiam ter dado mais tranquilidade à sua equipa, mas o guardião contrário e a falta de pontaria adiaram o terceiro golo. Este aconteceria, aos 44', pelo inevitável Jorge, num golpe de cabeça, após canto na direita apontado por André.
Sem deslumbrar, o Beira-Mar ia construindo a sua goleada, tendo o 4-1 surgido, aos 53', com Jorge mais uma vez em evidência. A jogada tem início em mais uma sua iniciativa, desta vez pelo corredor direito, tendo feito a bola cruzada passar em frente da baliza e chegar a Gi, que, na esquerda, a rematou para o desvio de Lâne, que confirmou o golo à boca das redes. O resultado final seria fixado, aos 58', desta feita por André, que emendou à boca da baliza, um cruzamento de Regêncio efectuado na cobrança de um livre.
Com algum tempo ainda para jogar, o resultado manter-se-ia, consequência da desinspiração que a equipa auri-negra continuou a patentear e de mais 3 oportunidades de golo perdidas, por Jorge (27' e 35'+1) e por Regêncio (35+2).
Valeu a vitória, os 3 pontos e a certeza de que esta equipa é capaz de fazer muito melhor.

Sem comentários: