segunda-feira, 12 de setembro de 2011

JUVENIS: Discussão até ao fim

CD Feirense, 2 - SC Beira-Mar, 1
(1-1, ao intervalo)

O SC Beira-Mar averbou, na sua deslocação a Santa Maria da Feira, a terceira derrota no campeonato nacional de juvenis, tendo sido incapaz de guardar a vantagem adquirida sobre o Feirense, que operou uma reviravolta no marcador e acabou por vencer por um tangencial 2-1, que tem de se aceitar, sobretudo pela superioridade evidenciada pelos "fogaceiros" durante os primeiros 40 minutos. A formação de Aguinaldo Melo e Edmundo Ferreira bateu-se sempre pelo resultado, numa segunda parte equilibrada que manteve a incerteza até final, com os auri-negros a falharem uma flagrante oportunidade para empatar a partida já em período de compensação.
No complexo desportivo do CD Feirense, sob uma boa arbitragem do Sr. Pedro Oliveira, da AF Aveiro, o SC Beira-Mar apresentou-se com:
Hugo (gr); Diogo H. Carvalho (Sousa, 77'), Ricardo Pinto, João Rafael e Filipe Melo; André Silva (cap), Pedro Aparício (Miguel, int) e Diogo M. Carvalho (Hugo Custódio, 61'); Rúben Marques, Ricardo Tavares e Henrique.
Suplentes não utilizados: Canha (gr), Gui, Fábio e Bruno Filipe.
A equipa do Beira-Mar entrou muito bem no jogo, tendo-se superiorizado ao seu adversário na parte inicial da partida, empurrando o jogo para o meio campo do Feirense e guardando a posse de bola durante largos períodos de tempo. Diogo H. Carvalho, aos 4', na sequência de um canto na esquerda, assinou mesmo a primeira nota de perigo, cabeceando ligeiramente ao lado da baliza defendida pelo guardião Xavier.
O Feirense, passado este período inicial de supremacia aveirense, começou a tomar conta do jogo e, aos 13', Ratinho surge isolado na cara de Hugo, fazendo-lhe um "chapéu" que ia para golo, valendo a intervenção "in extremis" de Ricardo Pinto a sacudir a bola em cima da linha de baliza.
Este lance assinalou a mudança completa no sentido de jogo, com o Feirense a ficar claramente por cima e a criar sucessivas situações para chegar à vantagem. Aos 19' é Hugo que nega o golo aos da casa, detendo com segurança novo remate de Ratinho, que lhe surgiu outra vez pela frente após uma boa jogada de envolvimento da equipa da casa.
O golo do Feirense adivinhava-se e, aos 22', na sequência de mais uma bela jogada gizada pelos "azuis", Cláudio faz uma diagonal da esquerda para o meio, fica na cara do guardião aveirense e proporciona-lhe outra magnífica intervenção, que adiou a abertura do marcador. E foi contra a chamada corrente do jogo que, aos 25', André Silva, num pontapé de ressaca desferido de fora da área, surpreendeu o guardião Xavier, obtendo o 0-1 e dando vantagem à sua equipa.
A equipa da casa não se desuniu com este revés, sofrido numa altura em que estava claramente por cima, e continuou a manter a pressão sobre o último reduto auri-negro.Na marcação de um canto, aos 30', o central Joca remata mesmo à barra da baliza de Hugo, adiando para os 34' aquilo que há muito se esperava - o golo do Feirense. O empate foi resultado de mais uma excelente combinação de ataque da equipa santamariana, com Bruno a ficar na cara de Hugo e a fazer, desta vez, o 1-1.
A segunda parte foi de maior equilíbrio, quer em termos de posse de bola, quer em função das oportunidades de golo criadas. O jogo acabaria por ser decidido a favor da equipa que revelou um melhor aproveitamento das ocasiões criadas. A primeira delas surgiu, aos 55', para o lado dos aveirenses, com Ricardo Tavares, primeiro, e Diogo H. Carvalho, depois, a desperdiçarem uma grande oportunidade para desempatar a partida, não dando o melhor seguimento a um cruzamento da esquerda feito por Henrique. Neste capítulo os feirenses foram mais "matadores" e, aos 59', após uma transição que resultou de uma perda de bola em zona recuada, Ricardo aproveitou um corte feito para a zona central da área e rematou para o 2-1, um golo sem hipóteses de defesa para o guardião Hugo.
Agora era o Beira-Mar que corria atrás do prejuízo, mas denotava muitas dificuldades em importunar o guarda-redes da casa. Apenas aos 68', na sequência de um livre lateral apontado por Ricardo Tavares do lado esquerdo, Henrique surgiu ao segundo poste com muito perigo e possibilidades para chegar à igualdade. O tempo corria a favor dos feirenses, que, aos 79', aproveitando o adiantamento da equipa auri-negra em busca do empate, tiveram possibilidades de "matar" o jogo, com Ratinho a aparecer na cara de Hugo, mas a pecar na finalização.
E foi já no último minuto de compensação, dos 3 dados pelo juiz da partida, que Ricardo Tavares, numa magnífica iniciativa individual pela esquerda, "oferece" o golo do empate a Henrique, que foi infeliz no desvio e fez a bola passar a rasar o poste direito da baliza de Xavier. Foi o último suspiro de uma equipa do Beira-Mar que mostrou grande atitude, lutando sempre pelo resultado até final.

Sem comentários: