sábado, 17 de setembro de 2011

JUVENIS B: Entrar a ganhar

SC Beira-Mar, 3 - AD Taboeira, 1
(1-0, ao intervalo)

A equipa de juvenis B do SC Beira-Mar entrou da melhor forma na jornada inaugural do campeonato distrital da 2ª divisão, ao bater, esta manhã, no relvado secundário do estádio Mário Duarte, a equipa da AD Taboeira, por 3-1. Um golo madrugador abriu caminho a uma vitória justa, que poderia ter sido mais folgada, mas que viria a revelar-se difícil, mais por culpa própria do que por mérito do adversário.O técnico Zé Maria Almeida dispôs apenas dos seguintes 13 atletas para esta partida:
Canha (gr); Sousa, Fábio, Ricardo Esteves e Yusuf (Rui Santana, 73'); Nuno Abreu, Bruno Reis e Tiago Ramalho; João Miguel, Steven (Sérgio, 80') e Hugo Custódio.
A formação auri-negra teve um entrada fulgurante no jogo, exercendo uma pressão alta sobre o adversário, obrigando-o a remeter-se a posições recuadas. Para dar maior brilho a esta entrada, logo aos 2', na sequência do segundo pontapé de canto conquistado, Tiago Ramalho coloca a bola na área, onde Fábio, nas alturas, cabeceia à vontade para o 1-0 inaugural.
Melhor entrada não poderia pedir-se e, entusiasmados com a obtenção da vantagem, os nossos atletas partiram à procura de mais golos, durante uma primeira parte de completo domínio caseiro, perante um Taboeira que apenas deu sinal de si nos últimos 5 minutos antes do descanso. Ainda não se tinha esgotado o primeiro quarto de hora de jogo e a quantidade de oportunidades de golo criadas seriam suficientes para que se tivesse constituído  um resultado bem robusto e definitivo quanto ao desfecho final da partida. O protagonista (Steven) foi sempre o mesmo, tendo-se contabilizado 3 ocasiões flagrantes de golo (na cara do guarda-redes) desperdiçadas, aos 4', 5' e 14'.
Depois desta entrada asfixiante, a intensidade do jogo baixou, ainda assim, o pendor mais era do Beira-Mar, que voltaria a poder ter marcado, aos 21', por João Miguel, que rematou, sem deixar cair, às malhas laterais, uma bola endossada da esquerda por Hugo Custódio e, aos 26', quando Steven, depois de ganhar na insistência, fica mais uma vez isolado, rematando, de novo, defeituosamente.
A AD Taboeira faria o seu primeiro remate à baliza do tranquilo Canha, aos 35', dando origem a um período de algum desnorte da formação auri-negra, aproveitado pelo nosso adversário para conseguir chegar à área do Beira-Mar, coisa que até aí não se tinha visto. Mesmo assim, seria da equipa da casa e outra vez por Steven, a última e mais flagrante oportunidade de golo antes do árbitro mandar recolher os atletas às cabinas. O perdulário e veloz avançado auri-negro isolou-se, ladeou e ultrapassou o guarda-redes, acabando por rematar, de ângulo um pouco fechado mas com a baliza escancarada, às malhas laterais.
O período complementar não foi tão bem jogado e a formação orientada por Zé Maria continuou a dar mostras, na sua parte inicial, da insegurança mostrada nos instantes finais da primeira parte. Mas foi numa jogada de contra-ataque do Beira-Mar, bem gizada pela direita, aos 45', que aconteceu o primeiro lance de verdadeiro perigo, com Sousa, lançado em profundidade, a cruzar para a área, onde Steven, ao segundo poste, volta a errar na finalização.
É dos livros do futebol (não sei se mesmo da primeira página), quem não marca, sofre! E, efectivamente, aos 49', na sequência de uma bola parada,  a AD Taboeira chega à igualdade, com Ruben, entrado ao intervalo, a cabecear para o 1-1, após canto na direita.
A equipa da casa abanou um pouco e, aos 52', um remate cruzado da esquerda leva de novo o perigo à baliza defendida por Canha, mas a bola sai ao lado do poste mais distante.
O Beira-Mar responderia, aos 55', no seguimento de um canto de Sousa, na direita, com um cabeceamento perigoso de Hugo Custódio, que saiu ligeiramente ao lado do poste. Steven, aos 61', voltou a escapar-se pela direita, mas a sua decisão não foi a melhor e o lance, potencialmente perigoso, perdeu-se de novo.
Com o jogo a aproximar-se do seu final, apareceu em plano de evidência Hugo Custódio, decisivo no resultado final. Aos 76', na marcação de um livre directo, perto da linha limite da grande área, descaído sobre a esquerda, chega ao 2-1 com um remate poderoso que furou a barreira e, no minuto seguinte, protagoniza excelente iniciativa individual pela esquerda e oferece o 3-1 a Steven, que quebrou o enguiço com um remate à boca da baliza.
Ainda haveria tempo de assistir, aos 79', a mais uma perdida de Steven, que, isolado por Hugo Custódio, atirou contra o guarda-redes contrário. O jogo, bem arbitrado, terminaria com uma vitória do Beira-Mar, que foi, sem sombra de dúvidas, a melhor equipa sobre o terreno.

Sem comentários: