quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Agenda do fim-de-semana: A confirmação dos juniores na viragem do campeonato?

Na próxima jornada, tem lugar o início da 2ª volta do campeonato nacional de juniores da 2ª divisão e, neste momento de viragem do calendário da prova, espera-se que a nossa equipa confirme, na recepção ao Padroense, o bom momento que vem vivendo e que a faz estar sem perder há 5 jogos consecutivos. O jogo assume particular importância porque se defrontam 2 das 4 equipas que estão igualadas na 3ª posição da série B, com o mesmo número de pontos, e quem vencer, para além dos 3 pontos em disputa, contabilizará ainda uma elevada dose de moral para os jogos que vêm a seguir.
Também os juvenis jogam em casa, frente ao Núcleo da Guarda, após o polémico jogo no terreno do poderoso FC Porto que perderam de uma forma injusta e já por todos conhecida. Mas há derrotas que nos dão ainda mais força, e achamos que esta foi uma delas, pelo que, frente aos egitanienses, os pupilos de Aguinaldo Melo e Edmundo Ferreira quererão "vingar" a injustiça do passado domingo. Assim actuem com a mesma determinação com que o fizeram frente aos azuis-e-brancos.
Nos iniciados há jogo "grande", um clássico Beira-Mar-Sanjoanense, que será disputado em "casa" emprestada, no sintético de São João de Loure. A equipa de São João da Madeira impôs aos auri-negros, na primeira volta, a primeira derrota na prova, umas das 2 que a formação de João Amaral averbou até ao momento, pelo que esta será uma boa ocasião para acertar contas e devolver ao adversário o mesmo resultado, até porque os 8 pontos que o Beira-Mar exibe de vantagem na tabela classificativa, à 13ª jornada, lhe conferem algum favoritismo.
Os compromissos das equipas "B", nos campeonatos distritais, são todos de grande grau de dificuldade, ainda que de importâncias distintas. Os juvenis não têm margem de erro face aos objectivos que perseguem, pelo que só a vitória interessa na recepção ao Mourisquense, com quem repartem, em igualdade pontual, o 2ª lugar da série E do distrital da 2ª divisão. Os iniciados também têm em discussão o 2º lugar na Zona Sul do distrital da 1ª divisão, que lhes pertence, mas o Cesarense, anfitrião dos auri-negros, segue a 3 pontos de distância e, em caso de vitória caseira, haveria troca de posições. Na memória de todo o grupo ainda está a injusta derrota (2-5) que sofreram na 1ª volta, pelo que a vontade de corrigir esse resultado será mais um factor de motivação para encarar esta difícil deslocação. No distrital de juniores da 1ª divisão os extremos tocam-se, com o líder Oliveira do Bairro a receber a equipa auri-negra, que segue no último lugar da Zona Sul, pelo que serão de esperar imensas dificuldades para os aveirenses, que procurarão, sempre, provocar uma pequena surpresa.
No futebol de 7, como curiosidade, há a registar um triplo embate entre equipas do Beira-Mar e do Mourisquense, com os auri-negros a apresentarem-se como favoritos nos jogos de infantis B e benjamins A, e a equipa da Mourisca a ter alguma teórica vantagem nos traquinas A.
Nos infantis A, em que agora o Beira-Mar só depende apenas de si próprio na série G, da qual é líder isolado, a equipa orientada pelos irmãos Teles recebe o Estarreja no jogo mais importante deste escalão, para o qual parte como claro favorito, não se esperando também qualquer surpresa na deslocação ao terreno do NEGE, no outro jogo da série H.
Nos infantis B, para além do confronto já referido com o Mourisquense, que terá lugar no Seminário e onde só a vitória interessa, no jogo da série G os auri-negros deslocam-se ao terreno do Vaguense, último classificado, e espera-se aí idêntico resultado.
Líderes em ambas as séries (G e H), os benjamins A vão à Mourisca e recebem o Vista Alegre, jogos que dão início à 2ª volta do campeonato distrital e em que qualquer resultado diferente de uma vitória para os aveirenses constituiria surpresa.
Nos benjamins B, apenas a equipa da série F estará em competição, precisamente contra o 2º classificado, o Valonguense, a quem já venceu tangencialmente no jogo da 1ª volta, disputado na Arrancada do Vouga. Uma vitória da formação orientada por Luís Malta aumentaria de 5 para 8 pontos a vantagem auri-negra e deixaria o apuramento para a série dos primeiros praticamente garantido.
Também nos traquinas A uma só equipa estará em acção, a da série G, que soma por derrotas todos os 5 jogos disputados, sendo a recepção ao Mourisquense uma oportunidade para arrecadar os primeiros pontos, tarefa que não se adivinha, no entanto, muito fácil.
Com 15 jogos agendados e com o factor casa a ser predominante (apenas 5 partidas serão jogadas fora de portas), confira agora o quadro completo da jornada do fim-de-semana:

Sem comentários: