terça-feira, 29 de novembro de 2011

Balanço da jornada: Iniciados e juvenis obtêm excelentes resultados

Os 15 jogos disputados no último fim-de-semana pelas equipas da Academia de Futebol saldaram-se por um balanço francamente positivo, tendo-se registado 12 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota.
Dos triunfos alcançados, destaque para os escalões de iniciados e juvenis, que tinham compromissos que se poderiam classificar entre o importante e o complicado. No campeonato nacional de iniciados, importante vitória, por 3-0, no clássico regional com a Sanjoanense, que deixou os auri-negros mais sólidos no 2º lugar, com 8 pontos de avanço sobre os seus mais directos perseguidores (Gafanha e Oliveirense) e com um pé na 2ª fase da prova. Os mais novos (sub-14) não param de surpreender, e desta vez foram a Cesar arrancar uma vitória, por 1-2, contra um adversário que os tinha batido, no jogo da 1ª volta, por 2-5. A vice-liderança da Zona Sul do campeonato distrital da 1ª divisão saiu reforçada e apenas matematicamente não se pode ainda afirmar que o apuramento para a série dos primeiros esteja garantido (há 18 pontos ainda em disputa e o avanço para o 6º classificado é "apenas" de 11 pontos).
Dupla vitória também dos juvenis, pela mesma marca (3-0), ainda que em ambos os casos se possa dizer que o resultado foi melhor do que as exibições. No campeonato nacional, a formação de Aguinaldo Melo era favorita na recepção ao Núcleo da Guarda, antepenúltimo classificado da série B, mas só em período de compensação foi possível confirmar uma vitória justa e que abriu um fosso de 6 pontos para o Gondomar, que ocupa a 8ª posição, destinada à disputa do "play-off" de manutenção. A descida directa ficou já a 11 pontos, pelo que se pode começar, a partir de agora, a olhar mais para a parte de cima da classificação. No campeonato distrital da 2ª divisão defrontavam-se, em Aveiro, Beira-Mar e Mourisquense, equipas que repartiam, em igualdade pontual, o 2º lugar da série E e que lutam pelo apuramento para a série dos primeiros. Num jogo também mais complicado do que o resultado poderá ditar, a formação de Zé Maria Almeida, proibida de perder mais pontos, cumpriu com a sua obrigação e isolou-se agora na vice-liderança da prova, lugar que não é certo que dê para atingir os objectivos propostos.
No escalão de juniores os resultados foram menos bons, mas também é verdade que o grau de dificuldade previsto para os encontros agendados era bastante elevado. No campeonato nacional, a recepção ao Padroense colocava em confronto 2 das 4 equipas que seguiam em igualdade pontual no 3º lugar e que são candidatas ao apuramento para a fase de subida. Os auri-negros fizeram uma grande primeira parte, onde conseguiram uma vantagem escassa de um golo, mas, a jogar toda a segunda parte reduzidos a 10 unidades, viram-se obrigados a ceder na parte final e perderam 2 pontos, resultantes do empate (1-1) verificado. No distrital da 1ª divisão havia uma saída ao terreno do líder, Oliveira do Bairro, que puxou dos seus galões para impor uma clara vitória, por 3-0.
No futebol de 7, não fosse o empate (1-1) cedido em casa pelos infantis B (série F), diante do Mourisquense, penúltimo classificado, e poder-se-ia dizer que tudo tinha corrido de acordo com o previsto. Valeram os empates dos outros candidatos (Gafanha e Taboeira) para que os males não tivessem sido maiores e a liderança tivesse sido mantida
As 8 vitórias obtidas nos restantes jogos (excluindo a alcançada pelos traquinas A por falta de comparência do Mourisquense), foram expressivamente claras e traduziram o favoritismo que era atribuído às nossas equipas. Destaque para os benjamins A, que chegam à 8ª jornada do campeonato sem terem ainda conhecido o sabor da derrota (1 empate apenas nos 15 jogos já disputados pelas 2 equipas). No último sábado, Mourisquense (1-9), na série G e Vista Alegre (10-4), na série H, foram mais dois adversários incapazes de contrariar a supremacia auri-negra.
Os infantis A também obtiveram 2 vitórias folgadas e que não oferecem dúvidas sobre a diferença entre as equipas em confronto, vencendo no sábado na recepção ao Estarreja, por 8-0, e goleando o NEGE, no seu terreno, por 1-14, em partida disputada no domingo.
As vitórias dos infantis B na série G, por 4-9, no terreno do Vaguense, dos benjamins B na série F, por 6-2, na recepção ao Valonguense e dos traquinas B, por 9-1, contra o Bom-Sucesso, igualmente no campo do Seminário, completam a série de resultados positivos das nossas equipas.
Consulte agora o quadro completa de resultados:

Sem comentários: