domingo, 25 de novembro de 2012

JUNIORES B: Resultado exagerado

SC Beira-Mar, 0 - CD Estarreja, 4
(0-2, ao intervalo)

 A equipa de juniores do SC Beira-Mar averbou, na manhã do passado sábado, uma pesada derrota, por 0-4, frente ao líder da Zona Sul do campeonato distrital da 1ª divisão. A equipa do Estarreja, que tem dominado esta 1ª fase da prova, apenas justificou a vitória no segundo tempo, tendo contado com alguma ajuda da formação aurinegra no primeiro tempo, período em que esteve muito perdulária e facilitou bastante no golo inaugural, tornando o caminho mais fácil para quem se apresentava, à partida, como favorito. Em qualquer caso, se não está em causa a vitória dos estarrejenses, os números do resultado são por demais exagerados.
No campo Dr. Manuel Santos Pato, em Bustos, sob uma arbitragem não isenta de erros mas sem influência no resultado, a equipa aurinegra apresentou-se com:
João Paulo (gr); Rúben Marques, João Rui, Ricardo Esteves e Bruno Filipe; Nuno Abreu, Carlos (Rui Santana, int) e Pedro Aparício (cap); Francisco (Yousuf, 76'), Júnior Bangura (Henrique, int) e Tiago Azevedo.
Suplente não utilizado: José Vítor (gr).
Após um início pautado pelo equilíbrio e numa fase do jogo em que não se tinha ainda registado qualquer lance de perigo para ambas as partes, a defensiva aurinegra dá autênticamente um "tiro" no pé e coloca, aos 11', o seu adversário a vencer por 0-1, resultado de uma falha de comunicação entre João Rui e o guardião João Paulo de que resultou num auto-golo caricato, situação que se agravaria pouco depois, aos 15', com a obtenção do 0-2 por Tiago Timóteo, numa jogada de bom recorte técnico e que terminou com um remate desferido ainda de fora da área.
Os aveirenses ainda reagiram a este infortúnio, podendo Francisco, aos 20', ter reduzido a desvantagem, num lance em que falhou o golo de baliza aberta após centro da esquerda de Tiago Azevedo. O mesmo jogador, aos 25', volta a enjeitar nova ocasião, não aproveitando um ressalto perto da pequena área e Tiago Azevedo, no minuto seguinte, isolado por Pedro Aparício, permite a defesa ao ex-guardião aurinegro André. O jogo poderia ter sido novamente relançado em período de compensação da primeira parte, se Tiago Azevedo, novamente isolado por Pedro Aparício, não tivesse falhado de novo na cara de André.
Se o resultado ao intervalo era um castigo demasiado severo para a equipa orientada por João Paulo e não traduzia o que se tinha passado em campo, no segundo tempo o Beira-Mar apenas se viu na parte inicial, tendo realizado uns bons primeiros 15 minutos, e o Estarreja acabaria por justificar a conquista dos 3 pontos. Nito, outro ex-aurinegro que esteve em destaque no jogo, aos 51', aproveita uma perda de bola para dar início a uma transição rápida pela esquerda que terminou com um remate perigoso a que João Paulo pôs cobro com uma defesa incompleta, que não foi depois aproveitada.
A este lance ainda respondeu o "capitão" Aparício, aos 53', após uma boa jogada em que surge isolado, permitindo, contudo, a intercepção no momento do remate. Voltaria o Estarreja a criar muito perigo, aos 57', aproveitando mais uma perda de bola em fase de construção para lançar novo contra-ataque, detido pelo guardião João Paulo que evitou o terceiro. Henrique, também em contra-ataque, aos 60' ainda criou algum perigo, mas o seu remate saiu sem direcção. Este lance foi como que o canto do cisne da formação aurinegra, que nunca mais voltou a incomodar verdadeiramente o guarda-redes André.
Foi o Estarreja, aos 72', quem voltou a estar perto do golo, quando um seu jogador, aproveitando um ressalto numa segunda bola após marcação de um canto, ficou isolado e proporcionou mais uma boa intervenção a João Paulo, que defendeu para canto. Com os atletas aurinegros em perda, à medida que o tempo passava e se davam conta da dificuldade para anular a desvantagem, pouco depois, aos 74', os visitantes chegaram mesmo ao 0-3, num contra-ataque em que surgiram em superioridade numérica, bem aproveitada por Kanito (outro-ex-aurinegro) para ampliar a vantagem. O mesmo jogador bisaria, aos 82', numa recarga oportuna após a bola ter sido devolvida pela barra e colocaria o resultado final num expressivo 0-4.
O Beira-Mar acabou neste momento e, até final, foi o Estarreja quem controlou, acabando por justificar o triunfo que o mantém na liderança do campeonato.

Sem comentários: