sexta-feira, 12 de abril de 2013

Agenda do fim-de-semana: Época caminha para o final

Com os campeonatos nacionais na sua recta final (os iniciados já terminaram mesmo) e com as provas distritais na 2ª volta ou no início dela, o momento é, em termos desportivos e para a grande maioria das equipas, de alguma tranquilidade. As maiores emoções vivem-nas os juniores, que se deslocam a Chaves na jornada seguinte a terem assegurado o regresso à 1ª divisão nacional. Em terras transmontanas, diante dos flavienses, os nossos sub-19 procuram agora um lugar na final do campeonato nacional da 2ª divisão.
No futebol de 7, são os infantis B que colhem o maior protagonismo, tendo terminado a 1ª volta da série dos primeiros do campeonato distrital em lugares do pódio (2º lugar repartido com o Feirense). Nesta jornada recebem o Paços de Brandão, jogo onde procurarão devolver a derrota sofrida na partida da 1ª volta.
Com os traquinas B de folga, são 15 os jogos agendados, que poderá consultar no quadro que segue:

Análise prévia da jornada:
JUNIORES A: Depois de assegurada a promoção ao escalão primodivisionário, os nossos sub-19 estão agora empenhados em garantir o 1º lugar da série A para assim disputar a final do campeonato nacional da 2ª divisão no dia 4 de Maio. Recorde-se que o Beira-Mar é líder com 2 pontos de vantagem sobre Chaves e Vizela. Nesta jornada os auri-negros visitam os transmontanos, enquanto que o Vizela se desloca a Santa Maria da Feira. Uma vitória dos comandados de António Luís seria praticamente decisiva, mas um empate não será igualmente de desdenhar. De qualquer modo, em caso de desaire, nada será ainda definitivo.
JUNIORES B: Deslocação muito difícil à Mealhada, ao terreno do vice-comandante do campeonato distrital da 1ª divisão e sério candidato à vitória na prova. O resultado favorável do jogo da 1ª volta (6-0 para os auri-negros) é pouco relevante para a partida de agora, onde os bairradinos se apresentam com uma série de 4 jogos consecutivos sem perder, ao contrário da nossa equipa, que somou 3 derrotas nas últimos 3 jogos.
JUVENIS A: Depois de Braga, Coimbra! Duas deslocações consecutivas para a equipa orientada por Aguinaldo Melo no campeonato nacional, prova que entra nos últimos 3 jogos da 2ª fase. Tendo em conta as posições ocupadas na tabela classificativa, diríamos que os "estudantes" são claramente favoritos, mas em Braga os auri-negros deram boa réplica e também ainda não se esqueceram que no jogo da 1ª fase saíram da Academia Dolce Vita com um saboroso triunfo.
JUVENIS B: Saídos de 2 derrotas nos 2 últimos jogos do campeonato distrital da 1ª divisão, onde caíram para o 7º lugar da série dos primeiros, a equipa de Zé Maria Almeida receberá, na tarde do próximo sábado, a formação do Anadia, equipa com quem já ganhou, empatou e perdeu esta temporada. No 3º lugar da classificação, a equipa do "trevo" jogará, porventura neste jogo, uma cartada decisiva para a sua candidatura ao 1º lugar. Não se esperam facilidades para nemhum dos lados e o jogo é de tripla.
INICIADOS B: Está com o "pé-quente" a formação orientada pelos irmãos Teles! Com 3 vitórias consecutivas nas últimas 3 partidas, os auri-negros terminaram em beleza a 1ª volta da série dos primeiros do campeonato distrital da 1ª divisão. No arranque da 2ª volta, os aveirenses vão procurar prolongar o seu estado de graça e vencer o Gafanha, que nos visita no campo Dr. Santos Pato, em Bustos.
INFANTIS A: Mais um Beira-Mar-Taboeira, o enésimo da época nos diferentes escalões. Este jogo é mais importante para os auri-negros do que para o seu adversário, tendo em conta que os primeiros defendem a liderança da série G, dos últimos, onde o Gafanha é o seguidor mais próximo. Apesar da incerteza dos dérbis, o Beira-Mar parte como favorito para este jogo.
Na série H, pelo contrário, é o visitado e líder Fermentelos que arrecada a maior percentagem de favoritismo. A equipa da Pateira conta por vitórias todos os 10 jogos que disputou até agora.
INFANTIS B: Terminada a 1ª volta "ex-aequo" com o Feirense no 2º lugar da série dos primeiros, a formação orientada por Daniel Santos arranca esta 2ª volta com a recepção a outra das equipas da 1ª metade da tabela classificativa. O Paços de Brandão vem logo a seguir aos aveirenses, com 3 pontos de atraso e venceu o Beira-Mar no jogo da 1ª volta. Lugar agora para um "acerto de contas"?
No jogo da série E, dos últimos, visita difícil à Gafanha, onde se vão defrontar 2 equipas em igualdade pontual, ainda que a formação do concelho vizinho tenha manos um jogo disputado. Mesmo assim, espera-se algum equilíbrio.
BENJAMINS A: Estando a fazer 2 provas muito regulares, as nossas equipas seguem na liderança de ambas as séries e é na defesa desses lugares cimeiros que partem para esta jornada. O jogo mais emotivo é, sem dúvida, o da série G, onde o Beira-Mar recebe o Bom-Sucesso, precisamente as 2 formações que lideram a prova em igualdade pontual, não esquecendo que os auri-negros têm uma partida a menos disputada. Uma vitória para as nossas cores deixaria arrumada, praticamente, a questão do 1º lugar.
Na série F, com 3 pontos de vantagem para o 2º classificado (Gafanha), o também líder Beira-Mar desloca-se ao sempre complicado terreno do Avanca, mas, aconteça o que acontecer, o 1º lugar não será perdido desta vez.
BENJAMINS B: O início da 2ª volta da série dos primeiros leva a nossa equipa até Anadia, adversário que segue no 3º lugar da prova com 4 pontos de vantagem para os auri-negros, que são quintos.Teoricamente os bairradinos levam vantagem, até porque jogam no seu ambiente, mas não esquecer que, na partida da 1ª volta, os aveirenses brindaram o seu rival com 3 golos sem resposta. Tudo em aberto para este jogo.
Na partida da série E, dos últimos, a nossa equipa recebe o 2º classificado da prova, o Soutelo, que se apresentará para tentar repetir a vitória alcançada no jogo da 1ª volta, ainda que, estamos convencidos, o resultado deverá ser mais equilibrado do que os 4-0 de então.
TRAQUINAS A: Das 2 vitórias que a nossa equipa exibe na série dos primeiros, uma foi contra o Ribeira da Azenha, precisamente o adversário que nos visita nesta jornada. Oportunidade para um desejado regresso às vitórias por banda dos auri-negros, facto que já não acontece desde a 3ª jornada, mas atenção, o nosso adversário vem de 2 vitórias nos 2 últimos jogos!
Na outra partida do escalão, a nossa equipa desloca-se ao terreno do Mourisquense, que segue no 3º lugar da série E, dos últimos, com 8 pontos de vantagem sobre o Beira-Mar. A formação da Mourisca é, por isso, favorita, sendo o melhor argumento que os aveirenses podem apresentar o nulo do jogo da 1ª volta. Vamos acreditar!

Sem comentários: