sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Agenda do fim-de-semana: Termina a 1ª fase dos campeonatos nacionais de iniciados e juvenis

Tudo a mexer! Pela primeira vez nesta época, a agenda é composta por 14 jogos, o mesmo é dizer que todas as nossas equipas estarão em acção no próximo fim-de-semana, não havendo quaisquer folgas ou paragens.
Os iniciados e juvenis, já com os destinos traçados à partida para a última jornada da 1ª fase, só não cumprirão calendário porque os pontos amealhados agora transitam para a 2ª fase, onde os auri-negros disputarão a manutenção nos respectivos campeonatos nacionais. Por isso esperam-se vitórias e os 3 pontos correspondentes nas partidas a disputar na Guarda (sub-17) e em Frossos, onde os comandados de Pedro Teles recebem o Estação.
Partida de alto grau de dificuldade será aquela que oporá, no Mário Duarte, os juniores do Beira-Mar ao Sporting de Braga, actual 3º classificado da Zona Norte do campeonato nacional da 1ª divisão e a disputar palmo-a-palmo a qualificação para a série de apuramento do campeão. Com objectivos diferentes, os auri-negros vão procurar amealhar pontos que lhes faça subir o pecúlio com que transitarão para a fase de manutenção, daqui por 3 jornadas.
Nos campeonatos distritais da variante de 11, com duas jornadas para disputar na 1ª fase, os iniciados têm um jogo difícil e muito importante em Cesar. Difícil porque o Cesarense segue na 3ª posição da Zona Sul, e importante porque a luta pela qualificação para a série dos primeiros está ao rubro e engloba, para além dos emblemas em confronto neste jogo, a Oliveirense e o Gafanha. Quem sair derrotado desta jornada poderá comprometer os seus objectivos.
Os juvenis, por sua vez, recebem o Anadia, último classificado da prova, mas a matemática impede já os auri-negros do apuramento, mesmo que vençam os 2 jogos em falta. Contudo, o orgulho, a defesa do emblema e a necessidade de melhorar continuamente são motivações mais do que suficientes para encarar o jogo com seriedade.
No futebol de 7, a jornada aponta para dois jogos onde as nossas equipas poderão garantir desde logo o apuramento para a série dos primeiros. Para tanto, basta que infantis B (série F) e benjamins B (série G) alcancem um empate, no mínimo, nas recepções a Estarreja e Vaguense, que são precisamente as equipas que seguem no 2º lugar e que ainda poderão fazer alguma sombra aos auri-negros.
Os infantis A, no grupo 1, deslocam-se a Válega e tudo indica que irão alcançar, na 12ª jornada, a sua 12ª vitória. Jogo interessante no grupo 2, onde 4 equipas lutam pela liderança da série D, sendo que o Beira-Mar, actual 4º classificado a 1 ponto dos líderes Vista Alegre, Vaguense e Taboeira, recebe a formação de Ílhavo e terá uma magnífica oportunidade para melhorar a sua posição.
Saídos de vitórias na última jornada, os benjamins A, que se deslocam a Estarreja, e os traquinas A, que recebem o Bom-Sucesso, têm condições para repetir os êxitos e averbar mais 3 pontos nas respectivas classificações.
Finalmente, os traquinas B realizam o seu primeiro jogo em 2014, sendo o regresso do torneio de Inverno da AF Aveiro marcado pela recepção ao Estarreja, uma partida onde os meninos de Carla Santos são claramente favoritos.
Segue o quadro completo dos jogos a realizar nos próximos sábado e domingo:

Sem comentários: