domingo, 12 de setembro de 2010

INICIADOS A: Venham mais cinco...

SC Covilhã, 1 - SC Beira-Mar, 5
(1-1, ao intervalo)

A equipa de iniciados do SC Beira-Mar, que disputa a série C do campeonato nacional da categoria, parece ter gostado do “score” dos seus jogos anteriores e, na sua deslocação à Covilhã, bateu o Sporting local por 1-5, conseguindo a sua terceira vitória consecutiva, em três jornadas até agora disputadas e nas quais obteve sempre uma mão-cheia de golos. Como diz a canção do saudoso aveirense Zeca Afonso (já na perspectiva da próxima partida), que... "venham mais cinco"!

O jogo teve duas partes distintas, sendo que na primeira o Beira-Mar entrou mal no jogo e não conseguiu explanar o seu futebol. A viagem de duas horas e meia, o calor abrasador e um campo em altitude podem ser atenuantes, mas não deverão servir de desculpa para tanta apatia verificada. Disso se aproveitou o Sporting da Covilhã, fazendo cedo o 1-0, que fez sonhar os seus adeptos com um resultado positivo. O lance do golo serrano começa num remate desferido de fora da área, que Canha não consegue segurar, sobrando a bola para a sua frente, onde surgiu, na recarga, um homem da casa a inaugurar o marcador, para gáudio dos muitos adeptos covilhanenses.
A equipa do Beira-Mar sentiu o toque e, pouco depois, poderia ter sofrido o segundo golo, mas Canha vê o poste da sua baliza devolver a bola rematada de longe.
A partir daqui, os aveirenses, feridos no seu orgulho, reabilitaram-se e partiram em busca do empate. Este viria a surgir já na parte final da primeira parte, num lance iniciado em Sousa, pela direita, continuado por João Miguel, que, servido pelo colega, rematou contra um defensor contrário e finalizado por Hugo Custódio, que apareceu na zona da meia-lua a fazer a recarga que daria o 1-1.
Na segunda parte, com a mudança de atitude, garra, determinação e até da concentração por parte da equipa aveirense, tudo foi diferente e o jogo passou a ser completamente dominado pelos auri-negros. As oportunidades foram-se sucedendo e, na sequência de um livre apontado por Hugo Custódio, o “capitão” Fábio, de cabeça, faz o 1-2 e coloca a sua equipa, pela primeira vez, na frente do marcador. Este golo veio tranquilizar a equipa, que passou a mostrar muito mais personalidade, que lhe permitia ir mantendo a posse de bola, para desespero da equipa contrária.
O Sporting da Covilhã, sem nunca ter posto em perigo a baliza defendida por Canha, tentava buscar o empate, mas essa ambição desguarnecia as suas linhas mais atrasadas, deixando muito espaço que poderia ser aproveitado em jogadas de contra-ataque. E a entrada de Steven adequou-se perfeitamente a este sistema de jogo e o avançado aveirense, numa jogada em que correu meio-campo a toda a velocidade, chegou ao 1-3, quando ficou na cara do guardião da Serra.
A equipa do Beira-Mar, muito mais madura e tranquila, viria a aproveitar os três minutos de compensação dados pela juíza da AF Guarda, Ana Catarina Araújo, para fazer ainda mais dois golos. O 1-4 volta a ter a autoria de Steven, que mais uma vez se serviu da sua velocidade para ficar na cara do guarda-redes e, já perto do apito final, este mesmo jogador arranca pela esquerda e assiste Aurélio, na pequena área, para o 1-5 definitivo.
A nota negativa vai para a expulsão de Aurélio, que viu o segundo amarelo na sequência da comemoração do seu golo. Convém referir que este foi o sexto golo obtido por Aurélio na prova e, em todos eles, utilizou sempre a mesma forma de festejar - cobre a cabeça com a camisola (sem a tirar) e corre de braços abertos. Nos cinco golos anteriores, obtidos em dois jogos diferentes, os árbitros não o puniram. Terá havido excesso de zelo da juíza do jogo da Covilhã ou foram os seus colegas anteriores que não cumpriram a lei? A esclarecer. De qualquer modo é muito triste ver sair do campo um miúdo de 14 anos a chorar pelo facto de ter festejado um golo como sempre o tinha feito. Bom senso, precisa-se!
Uma palavra ainda para o muito público presente no velhinho Estádio José Santos Pinto, quer da parte da equipa da Covilhã, quer dos muitos adeptos que se deslocaram desde Aveiro, mostrando-se todos muito interventivos no apoio às suas equipas.
O SC Beira-Mar apresentou-se com:
Canha (gr); Sousa, Fábio (cap), Ricardo Pinto e Filipe Melo; Miguel Campos (Lucas Oliveira, 55’), Tiago Ramalho e Rui Santana (Hugo Custódio, 25’); Aurélio, João Miguel (Steven, 50’) e Bruno Ribeiro (Bruno Reis, 25’).
Suplentes não utilizados: Pedro Rafael (gr), Ricardo Esteves e Nuno Abreu.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabens a toda a equipa pelo excelente resultado.
Uma primeira parte má do nosso beira, mas que foi rectificado com uma grande segunda parte.
Parabens ao treinador presente que leu bem o jogo(mexeu bem na equipa), e ao que esteve ausente pelo trabalho desembolvido neste semana e nas anteriores desde o inicio dos treinos.
Parabens miudos.

Anónimo disse...

Parabéns ao Beira-Mar pelo grande jogo que fez e pela equipa que tem. Dizer que houve um "clique" que mudou o jogo. A meio da 1parte entra no jogo um jogador que faz a diferença (Hugo Custódio). O beira-Mar conseguiu aproveitar quando faz o empate e na 2parte aí sim houve uma equipa do beira-mar, coisa que não houve na 1parte, diga-se também que por mérito do Covilhã. Em relação à arbitragem e sobre o lance da "polémica", infelizmente a juiza da partida esteve bem pois aplicou as leis de jogo. O Aurélio terá de mudar a forma como festeja. Não está em causa travar a felicidade do miudo, está sim que existem regras e todos temos de saber cumprir, o Aurélio também não irá a baixo e isto só o fará trabalhar mais e marcar mais golos. ;) Um abraço e parabéns a todos pelo excelente comportamento quer dentro quer fora do campo, o futebol é isto, é festa.