domingo, 12 de setembro de 2010

JUVENIS: Derrota em Viseu não foi apenas mérito do Académico...

Académico Viseu FC, 2 - SC Beira-Mar, 1
(0-1, ao intervalo)

A equipa de juvenis do SC Beira-Mar não soube segurar a vantagem que o marcador lhe conferia ao intervalo e permitiu ao Académico de Viseu a reviravolta na segunda parte, conseguida através da obtenção de dois golos na parte inicial deste perodo. O segundo desaire da equipa de Aguinaldo Melo no campeonato nacional é resultado de uma exibição pouco conseguida pelo Beira-Mar, sobretudo na segunda parte, do mérito mostrado neste jogo pelo seu adversário que, em termos colectivos, esteve quase sempre melhor e ("last but not least") do precioso "empurrão" dado pela juíza internacional (!!!) do encontro, Berta Tavares, que viajou desde Vila Real. Quando os erros de arbitragem têm influência no resultado, na nossa opinião, nenhum dos contendores tem razões para ficar muito satisfeito. Para quem perde, naturalmente, porque a derrota tem sempre o sabor da injustiça ditada pelos juízos errados que inquinaram o desenrolar normal da partida; para quem ganha, porque vê parte do mérito que teve na vitória ofuscado pelo facto de ter tido a "ajuda" de terceiros.
Tudo isto a propósito do lance capital do jogo, no início do período complementar (44'), que ditou o empate para o Académico. Este foi conseguido na transformação de uma grande penalidade, assinalada pela Sra Berta Tavares, que conseguiu castigar um "derrube" a um jogador academista, quando este choca nas costas do nosso central Manel, que tinha ganho facilmente a posição e estava numa atitude de protecção da bola. E as nossas dúvidas relativamente à neutralidade da senhora juíza já vinham da primeira parte, quando, com o resultado ainda em branco, aos 16', castigou a equipa aveirense com um livre indirecto a um metro da pequena área, vendo num corte feito por um defesa auri-negro, completamente em esforço, tocando a bola numa direcção que para ele seria indefinida, um atraso intencional (!!!) ao guarda-redes. Só visto! Como não resultou, na primeira oportunidade que teve apitou um "penalty". Assim, não!
O jogo teve uma primeira parte em que os primeiros minutos foram de estudo mútuo, futebol mal jogado de parte a parte e sem lances dignos de registo junto das balizas. O primeiro remate perigoso registou-se aos 10', para a equipa da casa e na sequência de um pontapé de canto. Foi o sinal para um crescendo academista que, galvanizados depois pelo lance caricato do livre indirecto já referido e que foi bem resolvido por Samuel, passaram a jogar mais no nosso meio-campo e aproveitavam algumas bolas paradas ( nova boa defesa de Samuel aos 17') para levar o perigo ao último reduto aveirense.
Foi já num período de jogo em que a iniciativa deste pertencia mais aos academistas, contrapondo o Beira-Mar com tentativas de contra-ataque rápido, que os aveirenses chegaram ao golo. Precisamente numa transição rápida, muito bem urdida, Henrique foge pela esquerda ao seu marcador e cruza excelentemente para a área, onde Ricardo Tavares se antecipa ao guardião viseense e inaugura o marcador com uma entrada fulgurante de cabeça.
O Académico reagiu e, aos 22', o seu nº 10 aparece solto ao segundo poste, solicitado por um cruzamento longo da esquerda, mas cabeceia defeituosamente e perde a oportunidade de empatar. Contudo, logo aos 24', na sequência da marcação de um canto por João Meireles, é Miguel que tem na cabeça a hipótese do segundo golo, mas falha incrivelmente o cabeceamento, já com o guardião academista batido e fora dos postes. Até ao intervalo, a iniciativa continuou a pertencer sempre aos da casa, começando o Beira-Mar a denotar alguma dificuldade em sair da sua zona defensiva com a bola controlada. E foi Samuel, outra vez, que em cima do apito para o descanso, negou o empate aos academistas, no um contra um com o nº 11 da casa, que lhe surgiu pela frente após uma boa tabela com um companheiro.
A segunda parte ficou marcada pelo lance do empate, logo a abrir (44'), que deu um alento ainda maior aos donos da casa. Rafa, aos 47', ainda teve soberana oportunidade para dar de novo vantagem à sua equipa, rematando contra o guarda-redes, em posição frontal, uma bola atrasada da esquerda por Tiago Azevedo, mas era evidente que a equipa tinha acusado a injustiça na forma como sofrera o empate. E, aos 53', num lance que começa num lançamento com o pé do guarda-redes da casa, os viseenses aproveitam bem as facilidades dadas pela defensiva aveirense e chegam à vantagem. Samuel ainda detém o primeiro remate mas, na recarga e com a baliza deserta, o Académico chega ao 1-2. Seguiu-se um período de perturbação ainda maior, valendo Samuel, aos 55', para evitar o terceiro, fazendo a "mancha" e parando a hipótese de golo que estava nos pés de um jogador da casa que surgiu isolado.
O Académico, em vantagem, e já depois de Miguel, aos 62', ter feito a bola esbarrar estrondosamente na barra, num pontapé de ressalto após a marcação de um canto, passou a gerir o resultado, jogando excessivamente com o cronómetro, que a juíza do encontro "compensou" com os tradicionais 4 minutos. Os auri-negros, com as linhas academistas agora mais recuadas, também não tiveram engenho para nelas poder entrar e o jogo caminhou penosamente para o seu final sem que mais nada digno de registo acontecesse, em termos de situações de verdadeiro perigo junto das balizas.
Numa manhã de calor abrasador no parque do Fontelo (grande esforço de todos os atletas que importa salientar), a equipa do SC Beira-Mar apresentou-se com uma equipa bastante diferente da que havia ganho à Oliveirense na última jornada (Danny, castigado e Pité, lesionado, estavam indisponíveis), tendo entrado em campo com uma equipa muito jovem (6 atletas de 1º ano no "onze" inicial e 8 utilizados). Alinharam:
Samuel (gr); Rúben Marques, Miguel, Manel e João Meireles (Pedro Aparício, 59'); André Silva (cap), Rafa e Wilson; Ricardo Tavares, Marc (Tiago Azevedo, int) e Henrique (Tiago Gomes, 50').
Suplentes não utilizados: Hugo (gr), Balacó, Guilherme e Pité.
O campeonato prossegue já na próxima 4ª feira, dia 15, (inacreditável como a FPF marca uma jornada para um dia útil com as aulas já a decorrer!!!), com a nossa equipa a receber no Estádio Mário Duarte o GR Vigor Mocidade. O jogo terá início às 17h00.

Sem comentários: