quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Agenda fim-de-semana: Novos testes importantes para juniores e juvenis

Numa jornada aparentemente tranquila para as equipas dos escalões de futebol de 7, é nos jogos da variante de 11 que se concentram as principais atenções do próximo fim-de-semana, em especial nos compromissos que juniores e juvenis vão cumprir nas respectivas provas nacionais que disputam. Quer a deslocação dos sub-19 a Espinho, quer a recepção dos comandados de Aguinaldo Melo ao Académico de Viseu, correspondem a partidas onde se joga muito do futuro de ambas as equipas em termos da prossecução dos seus objectivos. Também nas provas distritais, juniores e iniciados, curiosamente defrontando o mesmo adversário (Recreio de Águeda), disputam jogos onde estará em causa muito daquilo que poderá ser a sua participação na 2ª fase da prova - série dos primeiros ou série dos últimos.
Segue o quadro completo de jogos onde, para além dos encontros a disputar nos próximos sábado e domingo, constam também as partidas que juniores e juvenis têm marcadas para o feriado da próxima quarta-feira, dia 1 de Dezembro, jogos igualmente de extrema importância, tendo em conta a fase crucial que os respectivos campeonatos nacionais estão a atravessar.


Análise prévia da jornada

JUNIORES A: A equipa do Beira-Mar, que não perde há 7 jornadas consecutivas, inicia a 2ª volta do campeonato com uma deslocação a Espinho, adversário que perdeu tangencialmente (1-0) na primeira volta, na visita ao "Mário Duarte". É muito importante que esta série invicta dos auri-negros se prolongue e, se possível, que isso aconteça com uma vitória, mas o desafio será muito mais difícil do que a posição classificativa (antepenúltimo lugar) dos "tigres" da Costa Verde deixa transparecer. Será necessária uma actuação dos auri-negros ao seu melhor nível para que o regresso a Aveiro seja feito com os 3 pontos na bagagem.
Aparentemente mais fácil será o jogo do feriado de 1 de Dezembro, quarta-feira, dia em que também se realizará uma jornada do nacional da 2ª divisão. Mas convém ter presente que o Cinfães, penúltimo classificado da prova, impôs-nos um empate no jogo da primeira volta e poderá querer repetir a "graça" na visita a Aveiro.
JUNIORES B: Afundada num tristonho 9º lugar da classificação e a 6 pontos da chamada "linha de água", não tem tarefa fácil a equipa de juniores do SC Beira-Mar na próxima jornada do campeonato distrital, com uma deslocação ao sempre complicado terreno do Recreio de Águeda, equipa que segue actualmente no 4º lugar da prova, mas que não está ainda a salvo de um qualquer percalço. Que até poderia acontecer no jogo de sábado, já que uma vitória dos aveirenses, difícil mas não impossível, encurtaria a distância entre as duas equipas para apenas 3 pontos e voltaria a deixar tudo em aberto.
JUVENIS: Também os sub-17 têm uma jornada dupla marcada para domingo e quarta-feira. Numa altura em que o campeonato nacional entrou numa fase decisiva (faltam 8 jogos para o final da 1ª fase), a equipa do Beira-Mar enfrenta 2 adversários que se encontram atrás de si na classificação, pelo que deverá aproveitar estas oportunidades para somar mais alguns pontos, o mesmo é dizer, somar vitórias. Académico de Viseu, em Aveiro, e Vigor Mocidade, em Coimbra, são, no entanto, rivais que espreitam ainda uma oportunidade para se chegar aos lugares de fuga à despromoção, pelo que os jogos serão de grau de dificuldade elevado e o êxito só acontecerá se todos estiverem unidos em torno do mesmo objectivo - ganhar.
INICIADOS A: A equipa de Alberto Raínho tem, no Estádio Mário Duarte, um jogo em que se apresenta claramente como favorita, defrontando um adversário a quem bateu, no jogo da 1ª volta, na Covilhã, por claros 1-5 e que está em posições de luta pela fuga à despromoção às provas distritais. Mas atenção, o Sporting serrano, depois de 8 derrotas consecutivas nos primeiros 8 jogos do campeonato, não perde há 5 jornadas consecutivas, tendo obtido todos os 13 pontos que amealhou até agora precisamente nestes jogos. É, pois, de desconfiar deste adversário, que deverá estar muito diferente daquele que os aveirenses encontraram na 1ª volta. Como costuma dizer-se, cuidados e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém...
INICIADOS B: O embate entre Beira-Mar e Águeda, marcado para o relvado secundário do Estádio Mário Duarte, é um jogo de muita importância para as duas equipas, que se encontram separadas na classificação por apenas 2 pontos e que lutam, ombro a ombro, por um 5º lugar que dá acesso à série dos primeiros na 2ª fase da prova. De momento, são os bairradinos que dispõem dessa vantagem, mas os comandados de Edmundo Ferreira terão, neste jogo, soberana oportunidade para inverterem as posições, pelo que se pede uma vitória auri-negra.
INFANTIS A: Dizer que as equipas sub-13 do SC Beira-Mar têm realizado um passeio nesta fase da prova é, sem dúvida, uma expressão exagerada, mas que a sua superioridade, traduzida em 100 por cento de vitórias, tem sido incontestada, isso já é uma realidade. E assim deve continuar na próxima jornada, com Valonguense, de visita ao Campo do Seminário, e Oiã, anfitrião dos auri-negros, a nos parecerem incapazes de contrariar o favoritismo das equipas aveirenses.
INFANTIS B: Um jogo tranquilo é o que espera a equipa de Pedro e João Teles no próximo sábado, antes dos embates que se afiguram como decisivos nesta série, no que ao apuramento para a série dos primeiros diz respeito. Mas, para já, o jogo com o N.E.G.E., último classificado sem qualquer ponto conquistado e já com 122 golos sofridos (média superior a 15 golos por jogo), funcionará como um treino activo e irá traduzir-se, restam poucas dúvidas, em mais uma goleada para os aveirenses.
BENJAMINS A: Só uma das equipas deste escalão competirá (série G) neste início de 2ª volta e este facto, porventura, reforçará ainda mais o favoritismo do Beira-Mar na recepção ao Eixense, adversário a quem já batemos, na primeira volta, por folgados 0-6. Espera-se mais uma vitória auri-negra, com maior ou menor dificuldade.
BENJAMINS B: Também nos sub-10, uma das equipas folgará nesta jornada, pelo que só na série F os auri-negros estarão em acção. E o que se disse para o jogo dos benjamins A, aplica-se ao jogo dos benjamins B, que recebem o Mourisquense e deverão fazer valer o seu estatuto de líderes para repetirem a vitória alcançada na 1ª volta, na Mourisca, ainda que os números (1-12) possam ser difíceis de igualar.
TRAQUINAS A: A equipa de Daniel Esteves e Luís Malta estará de folga nesta jornada, mas os 5 pontos de avanço que tem para o segundo classificado vai permitir-lhe, mesmo não jogando, manter o estatuto de comandante no final do próximo fim-de-semana.

1 comentário:

Anónimo disse...

Vi a equipa do Covilhã jogar à bem pouco tempo e tinha visto na 1ª volta. O que posso dizer é que os iniciados do covilhã têm os mesmos jogadores que tinha em setembro e outubro mas é uma equipa que está completamente diferente. Joga muito bem futebol. Deverá ser um bom jogo.